Whatsapp icon Whatsapp

Economia de Mercado

Na economia de mercado, o sistema financeiro é guiado pela iniciativa privada
Na economia de mercado, o sistema financeiro é guiado pela iniciativa privada

Entende-se por economia de mercado um sistema econômico marcado pelo predomínio da iniciativa privada na economia. Nesse modelo, admite-se a existência de empresas públicas ou estatais na economia, porém essas devem estar em menor número e não devem ditar o ritmo do comércio.

Sabe-se que, no capitalismo, o principal objetivo das atividades é a geração de lucro e do acúmulo de riquezas. Para propiciar esse objetivo, a atividade comercial foi dinamizada com a realização de trocas monetárias, prática iniciada e difundida a partir do século XVI. Dessa forma, a economia de mercado é uma estratégia econômica elaborada com o intuito de intensificar essa lógica.

Esse modelo esteve acompanhado, primeiramente, pelo liberalismo econômico, que preconizava a mínima intervenção do Estado na economia. Posteriormente, após a década de 1970, esse modelo foi retomado em associação ao neoliberalismo, que novamente pregava a mínima intervenção do Estado na economia, salvo em tempos de crise e de instabilidades social e econômica. Atualmente, praticamente todos os países do mundo adotam esse modelo.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Portanto, percebe-se que na economia de mercado toda a economia está centrada no setor terciário da economia, ou seja, no comércio. Além disso, é comum nesse modelo a difusão do processo de terceirização da economia, que consiste na ampliação do setor de prestação de serviços. Funciona assim: as empresas não necessariamente cuidam de todo o processo produtivo, sendo parte dele contratado para ser realizado por outra empresa especializada (terceirizada), tais serviços podem incluir a limpeza, a segurança e até a fabricação de peças e produtos.

Esse modelo econômico recebe muitas críticas de setores e militantes de esquerda. Eles argumentam que a predominância do livre comércio proporciona a precarização do trabalho e o aumento das desigualdades sociais e econômicas, pois o objetivo da iniciativa privada é apenas o lucro e não há preocupação com os valores humanos e sociais.

Publicado por Rodolfo F. Alves Pena

Artigos Relacionados

A robotização na produção industrial
As causas e consequências da mecanização nas indústrias.
Agricultura Orgânica
Clique aqui e conheça as características e o objetivo da agricultura orgânica!
Consenso de Washington
Descubra o que foi o Consenso de Washington e quais suas implicações para a economia mundial.
Economia planificada
Saiba quais são as principais características e os aspectos estruturais da economia planificada. Veja a diferença entre economia planificada e de mercado.
Industrialização
Entenda o conceito de industrialização. Veja quais foram as três fases da Revolução Industrial. Leia mais sobre o processo de industrialização do Brasil e do mundo.
Reestruturação Produtiva
O conceito de reestruturação produtiva e sua relação com o Neoliberalismo e a Terceira Revolução Industrial.
video icon
"Patricia Hill Collins" escrito sobre fundo roxo e uma ilustração da socióloga Patricia Hill Collins
Sociologia
Patricia Hill Collins
Socióloga famosa pelas discussões sobre questões étnico-raciais e de gênero, Patricia Hill Collins é reconhecida como uma das grandes teóricas contemporâneas do feminismo. Se interessou? Não perca esta aula.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
videoaula brasil escola
Biologia
Transgênicos
Você sabe o que são alimentos transgênicos? Não se engane, eles estão mais presentes do que você imagina!
video icon
Videoaula Brasil Escola
Química
Alotropia
Não deixe de assistir nossa aula para fixar tudo o que você estudou sobre alotropia!
video icon
Videoaula Brasil Escola
Filosofia
Batman
Que tal assistir ao vídeo para uma análise ética sobre o herói?