Whatsapp icon Whatsapp

Energia nuclear

A energia nuclear é uma fonte não renovável de energia que usa principalmente o urânio como recurso. Ela é considerada uma fonte alternativa aos combustíveis fósseis.
Vista de usina nuclear em frente a corpo d’água.
A energia nuclear é classificada como uma fonte não renovável e alternativa.

A energia nuclear é uma fonte produzida especialmente por meio do uso do urânio. A produção dessa fonte energética se dá mediante o processo de fissão nuclear, que gera grandes quantidades de energia. A quebra dos átomos que acontece ao longo desse processo é justamente a origem da energia utilizada para a produção energética.

A principal vantagem da fonte nuclear de energia é a sua baixa emissão de poluentes e a sua elevada produtividade. Essa fonte de energia produz lixo radioativo e ainda tem grande potencial de causar acidentes.

Leia também: Armas nucleares — dispositivos altamente destrutivos produzidos por meio de fissão e/ou fusão nuclear

Resumo sobre energia nuclear

  • A energia nuclear é uma fonte não renovável de energia produzida principalmente por meio do urânio.

  • O principal tipo de energia nuclear é o produzido por meio de um processo chamado de fissão nuclear.

  • A fissão nuclear marca a liberação de energia por meio da quebra de estruturas dos átomos envolvidos na reação atômica.

  • A energia nuclear possui vantagens econômicas e ambientais importantes quando comparada às fontes fósseis.

  • São desvantagens significativas da energia nuclear a produção de rejeitos e o grave risco de acidentes.

  • Foram graves acidentes nucleares os ocorridos na Usina de Chernobyl (Ucrânia) e na Usina de Fukushima (Japão).

O que é energia nuclear?

A energia nuclear é uma fonte energética não renovável produzida por meio de reações químicas diversas que acontecem especialmente no núcleo dos átomos. Essas reações são responsáveis por liberar grande quantidade de energia, que por sua vez é transformada em eletricidade. O principal elemento utilizado para a produção de reações em fontes nucleares é o urânio.

Como a energia nuclear funciona?

O funcionamento da energia nuclear se dá mediante a utilização de elementos químicos, especialmente o urânio, como fornecedores de energia para a produção de eletricidade. A reação química envolvida nesse processo ocorre no núcleo dos átomos por meio de um processo chamado fissão nuclear. Assim, esse processo de fissão nuclear, excessivamente controlado, marca a liberação de energia por intermédio da quebra das estruturas dos átomos envolvidos na reação atômica, especialmente do elemento urânio. Logo, a fissão nuclear gera a energia necessária para que haja a produção de eletricidade.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Quais são os tipos de energia nuclear?

A energia nuclear é comumente classificada em dois tipos, conforme, principalmente, o processo utilizado na sua produção. São eles:

  • Fissão nuclear: é um processo atômico, controlado em instalações nucleares, no qual há a quebra da estrutura dos átomos de elementos químicos, especialmente o urânio. Esse processo, o mais utilizado pela fonte de energia nuclear, libera grande quantidade de energia, que é utilizada para a produção de eletricidade.

  • Fusão nuclear: é um processo caracterizado pela junção de um ou mais núcleos atômicos. Esse processo ocorre no meio físico de forma natural, como em corpos celestes como as estrelas, resultando em grandes quantidades de energia. Porém, sua aplicação na produção de eletricidade ainda não é uma realidade.

Quais são as vantagens da energia nuclear?

A energia nuclear possui vantagens importantes, especialmente atreladas às questões ambientais e econômicas, que sustentam essa fonte de energia como uma alternativa ao uso de combustíveis fósseis diversos. São vantagens da energia nuclear:

  • ínfima emissão de poluentes diversos na atmosfera;

  • facilidade de instalação em áreas geográficas isoladas;

  • baixo custo de operação das unidades de produção;

  • elevado índice de produtividade de geração de energia.

Leia também: Petróleo — um dos recursos mais utilizados como fonte de energia

Quais são as desvantagens da energia nuclear?

As usinas nucleares, apesar dos pontos positivos, possuem algumas desvantagens, notadamente atreladas à produção de rejeitos e ao grave risco de acidentes. São desvantagens dessa fonte de energia:

  • produção de lixo nuclear radioativo;

  • utilização de recursos não renováveis;

  • grande utilização de água nas unidades;

  • elevado risco de acidentes nucleares;

  • grande custo de construção das usinas.

Barris de lixo radioativo empilhados.
A produção de lixo radioativo é uma das principais desvantagens das usinas nucleares.

Perigos da energia nuclear

A energia nuclear, apesar do elevado desenvolvimento tecnológico e do aprimoramento da segurança energética, possui um elevado risco de acontecimento de acidentes nucleares. No geral, esse tipo de energia é produzido por materiais atômicos e radioativos diversos, que são muito nocivos ao meio natural e à saúde humana. Um acidente nuclear, por exemplo, tem o potencial de contaminar longas extensões de terra e ainda gerar grandes perdas em termos de meio ambiente e vidas humanas. Ademais, há o grande prejuízo econômico e político, que pode perpetuar-se por décadas, assim como áreas atingidas. Portanto, o principal perigo da energia nuclear é a ocorrência de acidentes nucleares, que têm o potencial de resultar nos graves danos citados. São exemplos de acidentes em larga escala que aconteceram em usinas nucleares o da Usina de Chernobyl (Ucrânia), em 1986, e o da Usina de Fukushima (Japão), no ano de 2011.

  • Videoaula sobre o acidente de Chernobyl

Publicado por Mateus Campos
Assista às nossas videoaulas

Artigos Relacionados

Acidente de Chernobyl
Entenda o que foi o acidente de Chernobyl, o maior acidente nuclear da história. Saiba como ocorreu e suas consequências.
Armas nucleares
Clique aqui, descubra o que são as armas nucleares, entenda seu mecanismo e seu poder de destruição e saiba sobre suas consequências.
Energia Nuclear evita efeito estufa
Descubra por que esta energia é considerada ecologicamente correta.
Energia eólica
Saiba mais sobre as características da fonte eólica de energia. Veja as principais vantagens e desvantagens dessa fonte energética produzida pelo vento.
Energia hidrelétrica
Saiba mais sobre a energia hidrelétrica. Conheça as principais vantagens e desvantagens da instalação e do funcionamento das hidrelétricas.
Energia nuclear brasileira
Uma forma diferente de urânio radioativo.
Energia solar
Saiba como funciona a produção de energia solar. Aprenda sobre as vantagens e desvantagens dessa fonte de energia que cresce de forma ampla no mundo.
Fissão nuclear
Neste texto você saberá mais sobre fissão nuclear, seu conceito, origem, aplicações e exercícios sobre o tema.
Fontes de energia não renováveis
Clique aqui, saiba quais são as principais fontes de energia não renováveis e conheça suas principais vantagens e desvantagens.
Fusão Nuclear
Aprenda o que caracteriza uma reação como sendo uma fusão nuclear, e veja como essa reação ocorre no Sol e na bomba de hidrogênio.
Uso da Energia Nuclear
Mudanças da constituição do núcleo de um átomo, átomo de urânio, fissão nuclear, central nuclear, energia nuclear, materiais radioativos, reator nuclear, energia elétrica, ciclo termodinâmico.
Vantagens e desvantagens do uso da energia nuclear
Veja as principais vantagens e desvantagens do uso da energia nuclear e passe a se posicionar melhor a respeito dessa importante questão mundial.
video icon
Professora ao lado do texto"Verbos irregulares".
Português
Verbos irregulares
Sabendo que o estudo de verbos não é uma tarefa fácil, nesta videoaula esclareceremos as formas de flexão dos verbos irregulares, ou seja, aqueles que, ao serem conjugados, apresentam alteração em seu radical ou em sua terminação. Não deixe de assistir!