G20 – Grupo dos 20
O G20 (Grupo dos 20) é um grupo de países desenvolvidos e emergentes que possuem grande protagonismo em termos econômicos no mundo. A criação do G20 tem como objetivo central a promoção da estabilidade econômica do planeta. Esse agrupamento foi criado em um contexto histórico de sucessivas crises econômicas mundiais. Atualmente, o G20 discute questões econômicas e financeiras, mas também políticas e ambientais. As reuniões e as lideranças do G20 são realizadas e escolhidas de modo anual. A próxima reunião do G20 está prevista para ser sediada na cidade do Rio de Janeiro (Brasil).
Leia também: G7 — um agrupamento de países muito desenvolvidos e industrializados
Resumo sobre o G20
-
O Grupo dos Vinte (G20) é um agrupamento de países desenvolvidos e emergentes fundado em 1999 em Colônia (Alemanha).
-
Esse agrupamento conta com 19 países-membros e duas organizações-membros mundiais (União Europeia e União Africana).
-
O G20, historicamente, conta com a participação ativa de ministros e chefes de organizações financeiras dos países-membros.
-
O principal objetivo do G20 é promover a estabilidade econômica mundial por meio da realização de discussões em nível internacional.
-
Tradicionalmente, as reuniões do G20 são capitaneadas e sediadas pelo país que exerce a liderança atual desse agrupamento.
-
O Brasil vai assumir a liderança do G20 em 2024, e a próxima reunião desse agrupamento está prevista para ser realizada na cidade do Rio de Janeiro (Brasil).
O que é o G20?
O Grupo dos Vinte (G20) é um agrupamento de países desenvolvidos e emergentes fundado em 1999 que busca promover a estabilidade econômica mundial. Esse grupo de países faz parte dos principais atores econômicos mundiais, reunindo importantes economias globais, além de grande parte da população e dos recursos mundiais. O G20 promove cúpulas anuais para discutir as principais questões globais, com destaque para assuntos econômicos, políticos, sociais e, mais recentemente, ambientais.
Criação e história do G20
O G20 foi criado em 1999 na cidade de Colônia (Alemanha), como uma resposta às crises econômicas vivenciadas pelo planeta no final do século XX, visto que tem como principal objetivo a promoção da estabilidade econômica mundial. O contexto histórico de criação desse agrupamento leva em conta a atuação de importantes atores econômicos mundiais, como os países desenvolvidos e os países emergentes, que buscam um cenário promissor em nível internacional para a realização de trocas comerciais.
Historicamente, o G20 conta com a participação ativa de ministros e chefes de organizações financeiras nacionais dos países-membros. Atualmente, esse grupo reúne as principais economias do planeta, assim como a maior parte da população absoluta e do produto interno bruto mundial.
Países participantes do G20
O G20 é composto por 19 países mais a União Europeia (bloco econômico europeu formado por 27 países-membros) e a União Africana (agrupamento de países africanos com 55 países-membros). A entrada desse último ente, a União Africana, ocorreu em 2023, quando foi aceito como membro permanente do G20. A lista dos países e blocos que fazem parte do G20 é apresentada abaixo:
Argentina |
Índia |
Arábia Saudita |
Austrália |
Indonésia |
África do Sul |
Brasil |
Itália |
Turquia |
Canadá |
Japão |
Reino Unido |
China |
México |
Estados Unidos |
França |
Coreia do Sul |
União Europeia |
Alemanha |
Rússia |
União Africana |
Objetivos do G20
O principal objetivo do G20 é promover a estabilidade econômica mundial. Nesse sentido, o grupo tem adotado uma visão bastante neoliberal em relação aos princípios econômicos, como defesa da propriedade privada, da política de privatização, da livre concorrência, entre outros.
Além disso, o G20 tem ampliado sua esfera de atuação em termos políticos, sociais e econômicos. São temas atuais recorrentes dentro dos debates do G20, que estão contextualizados com a sua objetivação em manter a estabilidade econômica do planeta: as mudanças climáticas globais, o envelhecimento da população e a produção de matérias-primas.
Veja também: Brics — um agrupamento de países emergentes formado por países da América, da Europa, da África e da Ásia
Líder do G20
A liderança do G20 é exercida por determinado país-membro por um período de um ano. Assim, o líder do G20 é escolhido de forma rotatória para o mandato. Os últimos países que exerceram a liderança do bloco foram Indonésia (2022) e Índia (2023). O Brasil vai assumir a liderança do G20 no ano de 2024.
Brasil no G20
O Brasil, importante nação emergente do Sul Global, mas especificamente da América do Sul, é membro do G20 desde a sua criação, em 1999.
O país ocupa um lugar de destaque nas discussões do G20, especialmente no que concerne assuntos da esfera econômica e ambiental, como a produção de matérias-primas e a preservação da cobertura florestal. O Brasil vai assumir a liderança do G20 em 2024. A próxima reunião desse agrupamento, no ano de 2024, está prevista para ser realizada na cidade do Rio de Janeiro (Brasil).
Reuniões do G20
Chamadas de Cúpulas do G20, as reuniões do G20 ocorrem de forma anual desde a sua fundação, em 1999, e reúnem importantes líderes globais, com destaque para ministros e chefes das áreas financeiras dos países-membros. Tradicionalmente, as reuniões do G20 são capitaneadas e sediadas pelo país que exerce a liderança atual desse agrupamento, sempre em um formato anual. Em 2023, a reunião do G20 foi sediada na cidade de Nova Déli (Índia).
Crédito de imagem
Fontes
G1. União Africana se torna membro permanente do G20. G1, 2023. Disponível em: https://g1.globo.com/mundo/noticia/2023/09/09/uniao-africana-se-torna-membro-permanente-do-g20.ghtml.
G20. Sobre o G20. G20, c2023. Disponível em: https://www.g20.org/pt/about-g20/.
GOVERNO DO BRASIL. Cúpula do G20 que dará presidência ao Brasil começa neste sábado. Governo do Brasil, 2023. Disponível em: https://www.gov.br/planalto/pt-br/acompanhe-o-planalto/noticias/2023/09/cupula-do-g20-que-dara-presidencia-ao-brasil-comeca-neste-sabado.
MOLITERNO, D. Cúpula do G20 começa neste sábado (9) com expectativa por adesão da União Africana. CNN, 2023. Disponível em: https://www.cnnbrasil.com.br/economia/cupula-do-g20-comeca-neste-sabado-9-com-expectativa-por-adesao-da-uniao-africana/.