Whatsapp icon Whatsapp

G20 – Grupo dos 20

O G20 (Grupo dos 20) é um grupo de países desenvolvidos e emergentes que possuem grande protagonismo em termos mundiais.
Bandeira dos participantes do G20 (Grupo dos 20) até o ano de 2023.
Participantes do G20 até o ano de 2023. Na 18ª Cúpula do G20, em 2023, a União Africana se tornou um membro permanente.

O G20 (Grupo dos 20) é um grupo de países desenvolvidos e emergentes que possuem grande protagonismo em termos econômicos no mundo. A criação do G20 tem como objetivo central a promoção da estabilidade econômica do planeta. Esse agrupamento foi criado em um contexto histórico de sucessivas crises econômicas mundiais. Atualmente, o G20 discute questões econômicas e financeiras, mas também políticas e ambientais. As reuniões e as lideranças do G20 são realizadas e escolhidas de modo anual. A próxima reunião do G20 está prevista para ser sediada na cidade do Rio de Janeiro (Brasil).

Leia também: G7 — um agrupamento de países muito desenvolvidos e industrializados

Resumo sobre o G20

  • O Grupo dos Vinte (G20) é um agrupamento de países desenvolvidos e emergentes fundado em 1999 em Colônia (Alemanha).

  • Esse agrupamento conta com 19 países-membros e duas organizações-membros mundiais (União Europeia e União Africana).

  • O G20, historicamente, conta com a participação ativa de ministros e chefes de organizações financeiras dos países-membros.

  • O principal objetivo do G20 é promover a estabilidade econômica mundial por meio da realização de discussões em nível internacional.

  • Tradicionalmente, as reuniões do G20 são capitaneadas e sediadas pelo país que exerce a liderança atual desse agrupamento.

  • O Brasil vai assumir a liderança do G20 em 2024, e a próxima reunião desse agrupamento está prevista para ser realizada na cidade do Rio de Janeiro (Brasil).

O que é o G20?

O Grupo dos Vinte (G20) é um agrupamento de países desenvolvidos e emergentes fundado em 1999 que busca promover a estabilidade econômica mundial. Esse grupo de países faz parte dos principais atores econômicos mundiais, reunindo importantes economias globais, além de grande parte da população e dos recursos mundiais. O G20 promove cúpulas anuais para discutir as principais questões globais, com destaque para assuntos econômicos, políticos, sociais e, mais recentemente, ambientais.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Criação e história do G20

O G20 foi criado em 1999 na cidade de Colônia (Alemanha), como uma resposta às crises econômicas vivenciadas pelo planeta no final do século XX, visto que tem como principal objetivo a promoção da estabilidade econômica mundial. O contexto histórico de criação desse agrupamento leva em conta a atuação de importantes atores econômicos mundiais, como os países desenvolvidos e os países emergentes, que buscam um cenário promissor em nível internacional para a realização de trocas comerciais.

Historicamente, o G20 conta com a participação ativa de ministros e chefes de organizações financeiras nacionais dos países-membros. Atualmente, esse grupo reúne as principais economias do planeta, assim como a maior parte da população absoluta e do produto interno bruto mundial.

Países participantes do G20

O G20 é composto por 19 países mais a União Europeia (bloco econômico europeu formado por 27 países-membros) e a União Africana (agrupamento de países africanos com 55 países-membros). A entrada desse último ente, a União Africana, ocorreu em 2023, quando foi aceito como membro permanente do G20. A lista dos países e blocos que fazem parte do G20 é apresentada abaixo:

Argentina

Índia

Arábia Saudita

Austrália

Indonésia

África do Sul

Brasil

Itália

Turquia

Canadá

Japão

Reino Unido

China

México

Estados Unidos

França

Coreia do Sul

União Europeia

Alemanha

Rússia

União Africana

Objetivos do G20

O principal objetivo do G20 é promover a estabilidade econômica mundial. Nesse sentido, o grupo tem adotado uma visão bastante neoliberal em relação aos princípios econômicos, como defesa da propriedade privada, da política de privatização, da livre concorrência, entre outros.

Além disso, o G20 tem ampliado sua esfera de atuação em termos políticos, sociais e econômicos. São temas atuais recorrentes dentro dos debates do G20, que estão contextualizados com a sua objetivação em manter a estabilidade econômica do planeta: as mudanças climáticas globais, o envelhecimento da população e a produção de matérias-primas.

Veja também: Brics — um agrupamento de países emergentes formado por países da América, da Europa, da África e da Ásia

Líder do G20

A liderança do G20 é exercida por determinado país-membro por um período de um ano. Assim, o líder do G20 é escolhido de forma rotatória para o mandato. Os últimos países que exerceram a liderança do bloco foram Indonésia (2022) e Índia (2023). O Brasil vai assumir a liderança do G20 no ano de 2024.

Brasil no G20

O Brasil, importante nação emergente do Sul Global, mas especificamente da América do Sul, é membro do G20 desde a sua criação, em 1999.

O país ocupa um lugar de destaque nas discussões do G20, especialmente no que concerne assuntos da esfera econômica e ambiental, como a produção de matérias-primas e a preservação da cobertura florestal. O Brasil vai assumir a liderança do G20 em 2024. A próxima reunião desse agrupamento, no ano de 2024, está prevista para ser realizada na cidade do Rio de Janeiro (Brasil).

Reuniões do G20

Logo da 18ª Cúpula do G20 (Grupo dos 20), realizada em Nova Déli, na Índia, em 2023.
A Índia exerceu a liderança do G20 em 2023. Por esse motivo, a 18ª Cúpula do G20 aconteceu na cidade de Nova Déli, na Índia. [1]

Chamadas de Cúpulas do G20, as reuniões do G20 ocorrem de forma anual desde a sua fundação, em 1999, e reúnem importantes líderes globais, com destaque para ministros e chefes das áreas financeiras dos países-membros. Tradicionalmente, as reuniões do G20 são capitaneadas e sediadas pelo país que exerce a liderança atual desse agrupamento, sempre em um formato anual. Em 2023, a reunião do G20 foi sediada na cidade de Nova Déli (Índia).

Crédito de imagem

[1] rafapress / Shutterstock

Fontes

G1. União Africana se torna membro permanente do G20. G1, 2023. Disponível em: https://g1.globo.com/mundo/noticia/2023/09/09/uniao-africana-se-torna-membro-permanente-do-g20.ghtml.

G20. Sobre o G20. G20, c2023. Disponível em: https://www.g20.org/pt/about-g20/.

GOVERNO DO BRASIL. Cúpula do G20 que dará presidência ao Brasil começa neste sábado. Governo do Brasil, 2023. Disponível em: https://www.gov.br/planalto/pt-br/acompanhe-o-planalto/noticias/2023/09/cupula-do-g20-que-dara-presidencia-ao-brasil-comeca-neste-sabado.

MOLITERNO, D. Cúpula do G20 começa neste sábado (9) com expectativa por adesão da União Africana. CNN, 2023. Disponível em: https://www.cnnbrasil.com.br/economia/cupula-do-g20-comeca-neste-sabado-9-com-expectativa-por-adesao-da-uniao-africana/.

Publicado por Mateus Campos
Assista às nossas videoaulas

Artigos Relacionados

Banco Mundial
Saiba quais são os principais objetivos do Banco Mundial. Entenda como é a estrutura e o funcionamento dessa organização e conheça seus países-membros.
Blocos econômicos
Entenda o que é um bloco econômico e conheça os principais blocos econômicos do mundo. Veja também as vantagens e desvantagens de participar desses agrupamentos.
Comunidade Andina
Bloco Econômico composto por Bolívia, Colômbia, Equador e Peru.
FMI: ajuda ou prejudica?
FMI: ajuda ou prejudica?, O que significa a sigla FMI, O que é o FMI, Quando foi fundado o FMI, Quais são os objetivos do FMI, Como atua o FMI nas economias internacionais, Quantos países integram o FMI.
Fundo Monetário Internacional (FMI)
Entenda quais são as funções e os objetivos do FMI. Veja a listagem dos seus países-membros e leia sobre a divisão estrutural dessa instituição.
G7
Clique aqui, saiba quais são os países que formam o G7 e conheça as características desse grupo de países de amplo protagonismo geopolítico.
G8
G8, Grupo dos oito, os oito países mais desenvolvidos economicamente e industrialmente, curiosidades sobre o G8.
ONU (Organização das Nações Unidas)
Clique aqui e entenda o que é a ONU (Organização das Nações Unidas). Conheça sua função e seus principais objetivos.
Organismos internacionais
Conheça os principais organismos internacionais da atualidade, bem como suas respectivas funções e características.
Organizações internacionais
Saiba o que são as organizações internacionais e veja as principais organizações do mundo. Confira também a participação do Brasil nessas instituições.
video icon
Professora ao lado do texto"Verbos dicendi".
Português
Verbos dicendi
Dizer, falar, gritar, responder são verbos dicendi, ou seja, palavras que apresentam a maneira pela qual uma pessoa se expressa. Assista a esta videoaula para aprender um pouco mais sobre essa classificação!