Whatsapp icon Whatsapp

Inflação no Brasil

A inflação no Brasil é caracterizada por um cenário histórico bastante desigual ao longo das últimas décadas, com picos especialmente nos anos de 1980.
Ilustração de um carrinho de compras cheio sobre um gráfico vermelho ao lado do escrito “inflação no Brasil”.
A inflação é o aumento generalizado dos preços dos produtos e serviços.

A inflação no Brasil é caracterizada por um cenário histórico bastante desigual ao longo das últimas décadas, com picos nos anos 1980, principalmente. Hoje, a inflação está controlada no Brasil, apesar da pressão do aumento dos preços no cotidiano da população. O aumento dos preços é provocado por diferentes questões políticas, econômicas, sociais e ambientais. As taxas de inflação no Brasil atual estão próximas das metas estabelecidas pelos principais agentes econômicos do país.

Leia também: Plano Real — o conjunto de reformas econômicas implementadas na década de 1990 com o objetivo de combater a hiperinflação no país

Resumo sobre inflação no Brasil

  • A taxa de inflação é um importante indicador para a economia de um país, uma vez que indica a taxa de aumento generalizado dos preços de produtos e serviços.

  • A inflação no Brasil é caracterizada por um cenário histórico bastante desigual ao longo das últimas décadas, com picos nos anos de 1980, principalmente.

  • O Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) e o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) são dois dos principais indicadores da inflação do Brasil.

  • O cálculo da inflação tem como base a média aritmética ponderada da variação de preços de produtos e serviços por um certo período de tempo.

  • Os custos de infraestrutura, energia e matéria-prima são variáveis importantes na elevação e/ou diminuição da inflação de uma localidade.

  • Conforme os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de julho de 2023, a inflação acumulada do Brasil nos últimos 12 meses foi de cerca de 3,99%.

O que é inflação?

A inflação é o processo econômico caracterizado pelo aumento dos preços dos bens e serviços ofertados para a população. A taxa de inflação é um importante indicador para a economia de um país. A inflação geralmente provoca efeitos danosos para a sociedade, como o aumento generalizado dos preços das mercadorias e serviços.

Histórico da inflação no Brasil

A inflação no Brasil apresenta um cenário histórico bastante desigual ao longo das últimas décadas. O país sempre foi bastante suscetível à variação dos preços, especialmente a população com menores rendimentos, que lidou com diferentes valores de inflação ao longo dos anos. Historicamente, a inflação no Brasil foi bastante elevada em décadas como dos anos de 1960 e 1980, em razão de políticas econômicas equivocadas e condicionantes econômicos externos.

Nas últimas duas décadas o Brasil passou por um certo controle da inflação, mesmo com o registro de cenários políticos e econômicos adversos. O controle da inflação no Brasil é muito importante para além de questões econômicas, visto que impacta de forma direta o cotidiano principalmente da parcela mais pobre da população do país.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Índices de inflação no Brasil

Os índices de inflação são variáveis matemáticas e econômicas que buscam avaliar o cenário inflacionário local. No Brasil, há três principais índices de inflação, sendo eles:

  • Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA): calculado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), é resultado do levantamento dos preços de produtos selecionados comumente adquiridos pelo consumidor brasileiro. O IPCA é o indicador oficial de preços do Brasil, usado para as políticas monetárias do Banco Central (BC).

  • Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC): assim como o IPCA, busca realizar o levantamento dos preços médios dos produtos e serviços ofertados no Brasil, por meio de pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Porém, o INPC é voltado para a parcela da população que possui menores rendimentos salariais.

  • Índice Geral de Preços (IGP): é calculado pelo Instituto Brasileiro de Economia, da Fundação Getúlio Vargas (FGV Ibre), a partir de levantamento da oferta e do preço de produtos e serviços selecionados em regiões preestabelecidas do Brasil. Esse índice procura obter um cenário amplo do preço dos bens e serviços praticados em diferentes regiões brasileiras.

Como é calculada a inflação no Brasil?

No geral, o cálculo da inflação leva em consideração o preço de produtos e serviços por um certo período de tempo, portanto mede a variação de preços para o consumidor final. Sendo assim, a inflação leva em consideração uma complexa medida econométrica que tem como base a média aritmética ponderada dessa variação de preços por um tempo preestabelecido.

O cálculo da inflação no Brasil é realizado oficialmente pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) a partir da utilização, especialmente, de dois índices inflacionários brasileiros: o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) e o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC). Esse cálculo serve como base de diferentes medidas econômicas.

Causas do aumento e da diminuição da inflação no Brasil

O Brasil te, apresentado taxas de inflação bastante variáveis ao longo de diferentes períodos de tempo. Em termos gerais, a variação da inflação é fruto de alterações em termos de oferta e demanda de produtos e serviços, que impacta especialmente as famílias de menor renda, que possuem menores condições de arcar com itens que registram uma subida rápida dos preços. São exemplos de eventos que provocam a elevação e/ou a diminuição da inflação por terem o potencial de impactar de forma direta os preços de diferentes bens:

  • ocorrência de crises de saúde, como as pandemias e endemias;

  • registro de conflitos bélicos em nível regional e internacional;

  • existência de mudanças climáticas e desastres naturais.

A inflação tende a ser maior em economias menos desenvolvidas e emergentes, onde há relativa incerteza em relação ao cenário fiscal e monetário futuro. Isso ocorre comumente no Brasil, em especial pelo registro de indicadores econômicos instáveis, além de uma elevada taxa de juros. Os custos de produção elevados, como questões relacionadas a infraestrutura, energia e matéria-prima, também impactam diretamente na inflação do país.

Veja também: Pobreza no Brasil — uma realidade que vem crescendo de forma significativa

Qual foi a maior e a menor inflação no Brasil?

A taxa de inflação no Brasil foi bastante variável na história econômica do país. Em tempos recentes, os maiores valores de inflação registrados no país estiveram concentrados especialmente nos anos de 1980, quando houve registros de uma inflação de 1.900%, em 1989. Por outro lado, a partir dos anos 2000 a inflação esteve, de forma geral, controlada no país, como em 2017 e 2018, quando foi um pouco maior que 3% no total.

Inflação acumulada no Brasil

O Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), principal indicador de inflação do Brasil, registrou nos últimos 12 meses uma inflação acumulada de cerca de 3,99% no total, conforme dados atualizados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para o mês de julho de 2023. Esse cenário indica que a inflação brasileira, no último ano, encontra-se controlada, dentro das médias trabalhadas e esperadas pelos principais agentes econômicos do país.

Inflação no Brasil em 2023

Conforme estimativas de diferentes agentes econômicos, a inflação do Brasil deve girar em torno de 4,8% para o ano de 2023. Esse valor é próximo da variação para cima definida pela meta do Conselho Monetário Nacional (CMN), que definiu uma previsão de inflação de 3,25%, com tolerância de 1,5% para mais ou para menos.

Fontes

CARDIM, A. IPCA acumulado: o que é e qual o valor hoje? Atualizado 2023. Exame, 2023. Disponível em: https://exame.com/economia/ipca-acumulado-o-que-e-e-qual-o-valor-hoje-atualizado-2023/.

DADOS MUNDIAIS. Evolução das taxas de inflação no Brasil. Dados mundiais, [s.d.]. Disponível em: https://www.dadosmundiais.com/america/brasil/inflacao.php.

E-INVESTIDOR. Histórico da inflação no Brasil: o que foi feito nas últimas décadas. Estadão, 2022. Disponível em: https://einvestidor.estadao.com.br/educacao-financeira/historico-inflacao-brasil-ultimas-decadas/.

IBGE. Inflação. IBGE, [s.d.]. Disponível em: https://www.ibge.gov.br/explica/inflacao.php.

NUNES, D. Mercado mantém projeções para Selic e inflação em 2023, diz Boletim Focus. CNN Brasil, 2023. Disponível em: https://www.cnnbrasil.com.br/economia/mercado-mantem-projecoes-para-selic-e-inflacao-em-2023-diz-boletim-focus/.

ROSSI, P.; CARMO, H.; MARÇAL, E.; SILBER, D. S.; SCHWARTSMAN, A. G1 explica a inflação. G1, [s.d.]. Disponível em: https://g1.globo.com/economia/inflacao-o-que-e/platb/.

Publicado por Mateus Campos

Artigos Relacionados

Capitalismo Informacional
Entenda o que é o capitalismo informacional, seus principais aspectos e efeitos sobre a sociedade e seu espaço geográfico.
Capitalismo financeiro
Entenda o que é capitalismo financeiro, como ele surgiu e quais são as suas principais características. Veja como funciona o capitalismo financeiro no Brasil.
Desigualdade Social
Desigualdade social: o que é, como mede, dados
Plano Real
Entenda o contexto em que o Plano Real foi implementado no Brasil, suas principais consequências e algumas das principais medidas efetuadas pelo plano.
Sistemas de produção
Confira os aspectos dos principais sistemas de produção: taylorismo, fordismo e toyotismo, com as suas respectivas particularidades.
video icon
Escrito"O que são ventos alísios e contra-alísios?" sobre o mapa-múndi indicando os ventos alísios e contra-alísios.
Geografia
O que são ventos alísios e contra-alísios?
Assista à videoaula e entenda o mecanismo dos ventos alísios e contra-alísios. Saiba quais são os fatores que influenciam na ocorrência desses deslocamentos de ar e conheça seus efeitos.