Whatsapp icon Whatsapp

Planeta Mercúrio

O planeta Mercúrio possui três recordes: é o mais rápido, o mais próximo do sol e o menor planeta do sistema solar.
O planeta Mercúrio assemelha-se com a aparência da Lua
O planeta Mercúrio assemelha-se com a aparência da Lua

Mercúrio é o primeiro planeta do sistema solar, a contar a partir da proximidade com o Sol, distando-se em apenas 57,9 milhões de quilômetros da estrela em média. Com um diâmetro de 4878 km, é o menor entre os planetas do nosso sistema solar e também o que realiza mais rapidamente o seu movimento de translação, executado a uma velocidade de aproximadamente 47,87 km/s, levando, assim, 88 dias para completar sua volta ao redor do sol.

Quanto ao movimento de rotação, o planeta Mercúrio executa-o apenas três vezes durante duas órbitas de translação, o que faz com que o seu dia solar seja o equivalente a 173 dias terrestres. Além disso, esse movimento de rotação acontece com o seu eixo perpendicular ao plano da órbita, por isso, Mercúrio não apresenta estações do ano e alguns locais não recebem a luz do sol.

A atmosfera de Mercúrio é basicamente composta por átomos de árgon, néon e hélio e apresenta uma pressão muito baixa, cerca de um bilhão de vezes menor do que a da Terra ao nível do mar. As altas temperaturas, em razão da proximidade com o sol, fazem com que esses átomos se dispersem pelo espaço, o que tem como consequências: o pequeno índice de erosão hídrica e eólica; a baixa proteção da atmosfera frente a meteoritos e a incapacidade de se conservar as médias térmicas. Por conta desse último fator, as temperaturas no planeta Mercúrio variam entre 430ºC e -170ºC durante a noite.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A superfície de Mercúrio é relativamente semelhante à da Lua, com uma grande quantidade de crateras formadas pelo impacto dos meteoritos que atingiram o planeta. A ausência de agentes erosivos de transformação do relevo faz com que essas crateras permaneçam conservadas durante muito tempo. A maior delas é a Bacia Caloris, formada há milhares de anos e com um diâmetro de 1550 km de extensão.

O planeta Mercúrio recebe esse nome em virtude do seu acelerado movimento de translação, o que faz com que ele se mova mais rapidamente no céu do que os demais corpos celestes visíveis. Na mitologia romana, Mercúrio era o mensageiro dos deuses por ser o mais rápido entre todos os seres do mundo.

Graças à sua proximidade com o sol, é muito difícil observar Mercúrio, o que só é possível próximo ao nascer do sol e logo após o entardecer. A maioria das informações é proveniente da sonda Mariner 10, enviada em 1973, e da sonda Messenger, enviada pela Agência Espacial Americana (NASA) em 2008. Recentemente, foi lançada pela Agência Espacial Europeia (ESA) e pela Agência Japonesa de Exploração Aerospacial (JAXA) a sonda Bepicolombo, que concluirá o mapeamento da superfície do planeta e fornecerá novos dados e informações.

Publicado por Rodolfo F. Alves Pena

Artigos Relacionados

A composição do ar é fundamental para a manutenção da vida na Terra
A composição do ar
Clique e entenda os elementos que promovem a composição do ar na atmosfera terrestre.
Os solos possuem diferentes formas de classificação
Classificação dos solos
Conheça os principais tipos de classificação dos solos.
Os meteoros são fenômenos registrados aleatoriamente em diversas partes do globo.
Meteoro
Você sabe o que é um meteoro? Descubra quais são suas principais características, entenda sua classificação e aprenda aspectos das chuvas de meteoros.
O principal aspecto que se nota em Saturno é a formação dos anéis que o circundam
Planeta Saturno
Conheça o planeta Saturno e veja algumas das principais características de um dos mais curiosos planetas do sistema solar!
Os Planetas Rochosos do Sistema Solar são os menores, com as temperaturas mais altas e os mais próximos do Sol
Planetas rochosos do Sistema Solar
Clique aqui e saiba mais sobre os planetas rochosos do Sistema Solar, isto é, Mercúrio, Vênus, Terra e Marte.
Representação dos oito planetas que formam o Sistema Solar.
Sistema Solar
Clique aqui, saiba quais são as principais características constitutivas do Sistema Solar, e conheça cada um dos oito planetas que o compõem.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Sigmund Freud
Filosofia
Sigmund Freud
Nessa videoaula você conhecerá mais sobre a vida e estudos do "pai" da psicanálise.
video icon
Thumb Brasil Escola
Literatura
Realismo fantástico
Trazemos uma análise sobre realismo fantástico. Assista já!
video icon
Thumb Brasil Escola
Química
Funções orgânicas
Tire um tempo para entender melhor o que são as amidas