Planeta Mercúrio

O planeta Mercúrio é o menor planeta do Sistema Solar e também aquele que está posicionado mais próximo do Sol. A distância entre esse planeta e a estrela é de 58 milhões de quilômetros. Mercúrio é um planeta rochoso que possui um núcleo bastante amplo e denso formado por uma grande quantidade de ferro. Sua superfície parece com a superfície da Lua terrestre: acinzentada e formada por várias crateras de impacto.
Os gases que circundam esse planeta não formam, exatamente, uma atmosfera, mas sim uma exosfera instável que não consegue reter o calor. Por essa razão, as temperaturas nesse planeta vão de 450 ºC durante o dia para -180 ºC à noite. Aliás, um dia em Mercúrio tem duração de 59 dias na Terra. Esse planeta demora somente 88 dias para dar uma volta em torno do Sol e, devido à velocidade com que faz isso, recebeu o mesmo nome do deus romano Mercúrio.
Leia também: Planeta Netuno — detalhes sobre o planeta do Sistema Solar mais distante do Sol
Resumo sobre o planeta Mercúrio
- Mercúrio é o planeta do Sistema Solar mais próximo do Sol e também o menor deles.
- É um planeta rochoso, o que significa que possui uma superfície sólida. Essa superfície é repleta de crateras de impacto, escarpas e vales profundos.
- Possui um núcleo com alta densidade de ferro e cujo raio de 2.074 quilômetros representa 85% do raio total do planeta.
- Não possui nenhuma lua e nenhum anel.
- A atmosfera também é ausente. Existe uma fina camada de gás que circunda esse planeta (exosfera), composta por hidrogênio, hélio, oxigênio, sódio e potássio.
- As temperaturas na superfície de Mercúrio chegam a 450 ºC durante o dia e podem cair para até -180º C durante a noite. A variação acontece pela falta de atmosfera.
- Um dia em Mercúrio tem a duração de 59 dias terrestres. Um ano naquele planeta tem a duração de 88 dias terrestres.
- É o planeta que desempenha órbita com a mais alta velocidade em todo o Sistema Solar (47 km/s). Esse é o motivo pelo qual foi comparado ao deus Mercúrio, do panteão romano.
Dados gerais do planeta Mercúrio
- Diâmetro equatorial: 4.880 km.
- Área da superfície: 74.800.000 km².
- Massa: 3.301 x 1023 kg.
- Distância da Terra: 77.000.000 km.
- Distância do Sol: 58.000.000 km.
- Satélite natural: não possui.
- Período de rotação: 59 dias terrestres.
- Período de translação: 88 dias terrestres.
- Temperatura: 450 ºC (máxima) a -180 ºC (mínima).
- Composição atmosférica: hidrogênio, hélio, oxigênio, sódio e potássio.
Principais características do planeta Mercúrio

Mercúrio é o planeta do Sistema Solar mais próximo do Sol. É, também, o menor dentre os oito planetas que fazem parte desse sistema. Ao nos depararmos com uma imagem de Mercúrio, podemos confundi-lo facilmente com a Lua da Terra. Assim como o satélite natural terrestre, o planeta Mercúrio tem uma série de crateras em sua superfície, que foram formadas pelo impacto de outros corpos celestes, como meteoroides, asteroides e cometas. A coloração com a que aparece é, também, semelhante com a da Lua: acinzentada com tons de marrom. No entanto, o planeta possui um brilho que não é encontrado no satélite da Terra.
O planeta Mercúrio é classificado como um planeta rochoso devido à sua superfície sólida. Não obstante existem superfícies relativamente planas sem distorções, é comum a presença de vales profundos, escarpas e penhascos que se formaram com o encolhimento dos materiais que a constituem. Esse encolhimento aconteceu devido à queda de temperaturas naquele planeta. Entre os elementos químicos encontrados na superfície de Mercúrio estão silício, magnésio, alumínio e cálcio. É provável que exista água na forma de gelo em algumas de suas crateras, mas somente naquelas que se encontram em áreas de sombra permanente.

Mercúrio é o segundo planeta mais denso do Sistema Solar. A densidade de Mercúrio, que é de 5.429 kg/m³, é derivada principalmente de seu núcleo, que tem elevada concentração de ferro em sua composição. Além disso, a maior parte da estrutura de Mercúrio é composta por essa região: o núcleo do planeta tem 2.074 quilômetros de raio, o que representa 85% do raio total do planeta conforme a descrição feita pela Nasa.
Diferentemente de outros planetas do Sistema Solar, Mercúrio não possui uma atmosfera. Os gases que se distribuem ao seu redor são originários do Sol e formam uma exosfera bastante fina e instável. O oxigênio é o principal desses gases e representa aproximadamente 42% da camada mais externa de Mercúrio. Ela é formada também por sódio (29%), hidrogênio (22%), hélio (6%) e potássio (0,5%). É justamente a ausência de atmosfera que resulta nas temperaturas extremas e na alta amplitude térmica registradas em Mercúrio.
A temperatura diurna nesse planeta varia entre 430 ºC e 450 ºC. Entretanto, durante a noite, acontece a queda brusca de temperaturas devido à ausência de uma camada robusta de gases para reter o calor, fazendo com que a superfície atinja entre -170 ºC e -180 ºC . Essa alteração representa uma amplitude térmica de quase 600 ºC que é registrada diariamente no planeta. Aliás, o período de um dia em Mercúrio tem a duração de 59 dias terrestres, enquanto um ano tem a duração de 88 dias terrestres.
É possível viver no planeta Mercúrio?
Não, não é possível viver no planeta Mercúrio. A ausência de atmosfera e a proximidade do Sol resultam em temperaturas muito altas durante o dia e elevada amplitude térmica diária. Essas condições, aliadas com a baixíssima quantidade de água congelada no planeta, resultam em um ambiente inóspito com condições extremas que impossibilitam a manutenção de qualquer forma de vida.
Acesse também: Marte — detalhes sobre o quarto planeta do Sistema Solar
Planeta Mercúrio na mitologia

O nome do planeta Mercúrio foi dado em homenagem ao deus romano Mercúrio, filho de Zeus e da deusa da fertilidade Maia. Mercúrio era considerado a divindade do comércio, dos ganhos financeiros, dos viajantes, dos ladrões e também dos espertos que gostavam de tirar vantagem. Mercúrio era, ainda, um mensageiro dos deuses, e por isso considerado deus da comunicação. Ele tinha a capacidade de se deslocar com muita agilidade, motivo pelo qual é representado com asas sobre a cabeça e nos pés. Por esse aspecto é que ele foi comparado ao planeta, que gira rapidamente em torno do Sol.
Na mitologia grega, Mercúrio é conhecido como Hermes. Ele é associado, também, com o deus Lugus da mitologia celta, e esse sincretismo teria sido feito pelo imperador romano Júlio César.
Curiosidades sobre o planeta Mercúrio
- A velocidade de órbita é 47 km/s, sendo Mercúrio o planeta mais rápido do Sistema Solar.
- As crateras de Mercúrio recebem nomes de pessoas importantes que foram ligadas às artes e à cultura, como músicos e escritores famosos.
- A maior cratera de Mercúrio (Caloris) tem 1.550 quilômetros de diâmetro.
- O vale mais profundo de Mercúrio é maior do que o Grand Canyon, nos Estados Unidos, e possui cerca de 3.200 km de profundidade.
- Mariner 10 é o nome da primeira missão espacial enviada em direção a Mercúrio. A nave foi lançada em 1973 pela Nasa e teve como objetivo estudar tanto Mercúrio quanto Vênus.
- Foi a missão Mariner 10 que descobriu a magnetosfera de Mercúrio. O campo magnético desse planeta, entretanto, tem apenas 1% da força do campo magnético da Terra, segundo dados da Nasa.
- Apesar de ser próximo do Sol, Mercúrio não é o planeta mais quente do Sistema Solar, e sim Vênus. Isso acontece por causa da ausência de atmosfera em Mercúrio.
- Alguns dos primeiros registros astronômicos de Mercúrio nos céus remontam aos babilônios.
Fontes
CHOI, Charles Q.; DOBRIJEVIC, Daisy. Mercury: A complete guide to the closest planet to the sun. Space, 09 jun. 2023. Disponível em: https://www.space.com/36-mercury-the-suns-closest-planetary-neighbor.html.
NASA. Mariner 10. NASA Science, [s.d.]. Disponível em: https://science.nasa.gov/mission/mariner-10/.
NASA. Mercury. NASA Science, [s.d.]. Disponível em: https://science.nasa.gov/mercury/.
NINE PLANETS. Mercury Facts. Nine Planets, 04 jan. 2021. Disponível em: https://nineplanets.org/mercury/.
Ferramentas Brasil Escola




Artigos Relacionados

Últimas notícias
Outras matérias


