Whatsapp icon Whatsapp

Nepal

O Nepal é um pequeno país localizado em uma região montanhosa da Ásia. Ele é conhecido especialmente pelas suas cordilheiras nevadas e por suas tradições religiosas.
Bandeira do Nepal, que possui as cores branco, vermelho e roxo.
Bandeira do Nepal.

  O Nepal é um país localizado na Ásia. Ele é caracterizado pelas elevadas altitudes do seu relevo montanhoso. Historicamente, o Nepal não foi colonizado por nenhuma potência mundial. Hoje, o país passa por uma transição da monarquia para a república, com forte viés democrático.

Trata-se de um país relativamente populoso e muito povoado. A economia do país está ancorada no setor primário. O Nepal registra diversos desastres naturais anualmente, com destaque para os terremotos. A população local dispõe de um baixo padrão de vida e enfrenta muitos problemas de infraestrutura.

Leia também: Quais são os países do globo?

Resumo sobre o Nepal

  • A história moderna do Nepal iniciou-se por meio da unificação de diversos principados localizados na porção sul da cordilheira do Himalaia.

  • No país está localizado o Monte Everest, que, com cerca de 8.848 metros de altura, é considerado o ponto mais elevado do planeta.

  • O Nepal é conhecido como “teto do mundo”, em razão das elevadas altitudes que são encontradas no território do país.

  • É considerado um país economicamente pobre, com muitas limitações em termos geográficos e ainda diversos problemas de cunho social.

  • O Nepal registra um crescimento vegetativo significativo, ancorado pela elevada taxa de natalidade, que resulta em uma população jovem.

  • O principal setor da economia do Nepal é o primário, com destaque para a produção de arroz, além de outros alimentos como milho e batata.

  • O Nepal passou nas últimas décadas por uma transição da monarquia para a república, logo enfrentou alguns distúrbios políticos e civis.

Dados gerais do Nepal

  • Nome oficial: República Democrática Federal do Nepal.

  • Gentílico: nepalês.

  • Extensão territorial: 147.181 quilômetros quadrados.

  • Localização: Ásia.

  • Capital: Kathmandu.

  • Clima: temperado.

  • Governo: república federal parlamentarista.

  • Idioma: nepalês.

  • Religiões: 81% — hinduísmo, 9% — budismo, 10% — outras.

  • População: 29.675.000 habitantes.

  • Densidade demográfica: 207 habitantes/quilômetro quadrado.

  • Índice de Desenvolvimento Humano (IDH): 0,602 (médio).

  • Moeda: rupia nepalesa.

  • Produto Interno Bruto (PIB): US$ 36 bilhões.

  • PIB per capita: US$ 1.200.

  • Gini: 32%.

  • Fuso horário: UTC+5:45.

  • Relações exteriores:

    • Organização das Nações Unidas (ONU);

    • Associação Sul-Asiática para a Cooperação Regional (Saarc).

  • Divisão administrativa: 14 zonas, sendo elas:

    Bagmati

    Bheri

    Dhaulagiri

    Gandaki

    Janakpur

    Karnali

    Mahakali

    Lumbini

    Kosi

    Mechi

    Narayani

    Rapti

    Sagarmatha

    Seti

História do Nepal

A história moderna do Nepal iniciou-se por meio da unificação de diversos principados localizados na porção sul da cordilheira do Himalaia. O país foi um dos poucos territórios asiáticos que não sofreram a colonização direta de alguma potência estrangeira.

A monarquia nepalesa, por meio de tratados, especialmente com os britânicos, e de ações consideradas autoritárias, manteve-se ao longo do tempo no poder do país, sendo que nas últimas duas décadas, fortes protestos civis no país culminaram no início de uma transição para a república. Atualmente, o Nepal é uma democracia representativa, cujo último documento constitucional foi promulgado em 2015. O país, mesmo considerado pouco desenvolvido e industrializado, é tido como estratégico, em razão da sua localização geográfica e da sua disponibilidade de recursos hídricos.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Etimologia de Nepal

A palavra Nepal é representativa de um dos povos que habitam o território nepalês na atualidade. Há diversas versões folclóricas para o termo, que designa tanto o povo quanto a nação, sendo uma das mais aceitas a referência que afirma que a palavra Nepal refere-se à população, que é protegida por uma divindade cultuada pelos locais.

Geografia do Nepal

 Vista de território do Nepal, com cordilheira do Himalaia ao fundo.
 Vista de território do Nepal, com cordilheira do Himalaia ao fundo.

O Nepal é um pequeno país da Ásia, localizado mais na porção Sul desse continente, entre os territórios da Índia e da China. No país está localizado o Monte Everest, que, com cerca de 8.848 metros de altura, é considerado o ponto mais elevado do planeta Terra. O território nepalês é muito montanhoso e sofre constantemente com tremores de terra, em razão da sua localização geográfica em uma zona de elevada instabilidade tectônica.

A geografia do Nepal é caracterizada ainda pelo clima temperado, com fortes variações para o frio de montanha, em razão da elevada altitude local. A ocorrência de nevascas é comum no país.

A vegetação local é formada tipicamente por florestas temperadas que estão adaptadas ao clima ameno. O Nepal conta com diversos cursos de água, que são importantes economicamente, com destaque para os rios Karnali, Kosi e Gandaki.

Mapa do Nepal

Mapa do Nepal

Demografia do Nepal

O Nepal é um país considerado relativamente populoso, com cerca de 30 milhões de habitantes, e muito povoado, com uma densidade demográfica superior aos 200 habitantes por quilômetro quadrado. A população nepalesa concentra-se especialmente ao longo dos vales montanhosos do país, que contam com vasta oferta de água, com destaque para as cidades de Kathmandu, Laliptur, Biratnagar e Bhaktapur.

A população rural também é significativa, especialmente em áreas do interior do país. O Nepal registra um crescimento vegetativo alto, ancorado pela elevada taxa de natalidade, que resulta em uma população jovem. Por sua vez, as problemáticas locais em termos de qualidade de vida implicam uma longevidade considerada baixa.

Economia do Nepal

O Nepal é considerado um país em vias de desenvolvimento, porém classificado como pobre em termos econômicos. A ausência de vastos recursos naturais, atrelada ao baixo índice de industrialização, resulta em um cenário econômico local muito dependente de importações diversas e remessas financeiras do exterior.

O principal setor da economia do Nepal é o primário, com destaque para a produção de arroz, além de outros alimentos como milho e batata. Já o setor secundário é muito limitado e se concentra na produção de artigos de construção civil, alimentação e bebidas. O setor terciário está ligado principalmente ao comércio e aos serviços públicos.

O Nepal tem despontado como um importante destino turístico de montanha do mundo. As atividades turísticas, mesmo com limitações, são muito importantes para a geração de renda local.

Leia também: Os 10 países mais pobres do mundo

Infraestrutura do Nepal

O Nepal é considerado um país economicamente pobre, com muitas limitações em termos geográficos e com diversos problemas de cunho social. Assim, o país possui uma infraestrutura deficiente.

O setor de transporte está ancorado nas rodovias e aeroportos, que devido às condições precárias e dificuldades geográficas, registram grande volume de acidentes. Já o acesso aos serviços básicos, como saúde e educação, enfrenta dificuldades sistemáticas em termos de estrutura e qualidade.

O Nepal dispõe de uma restrita rede de água e esgoto e de diversos problemas relacionados ao saneamento básico. Na área de energia, mesmo com vastos recursos hídricos utilizados em hidrelétricas, a estrutura de distribuição é bastante precária, o que dificulta o acesso à eletricidade pela população local.

Governo do Nepal

Atualmente, o Nepal é considerado um país republicano, formado por um governo federal parlamentarista. A divisão de poder é realizada por meio das figuras do presidente e do primeiro-ministro. O Nepal passou, nas últimas décadas, por uma transição da monarquia para a república, logo enfrentou alguns distúrbios políticos e civis. Atualmente, o país tenta avançar em termos da estruturação da sua democracia.

Cultura do Nepal

A cultura do Nepal é bastante rica e variada, e ainda apresenta diversas especificidades, fruto das tradições históricas da população local. O país é considerado multiétnico, ou seja, é formado por diversas populações de origens diferentes, que convivem de forma pacífica. A riqueza cultural local é expressa ainda pela diversidade religiosa.

As principais festividades do país estão ligadas ao budismo e ao hinduísmo. O folclore do país, também amplamente baseado em divindades religiosas, é praticado por meio de danças típicas e rituais musicais. Na culinária local destaca-se o consumo de vegetais. Já no esporte, pratica-se amplamente o futebol.

Curiosidades do Nepal

Vista do Swayambhunath, um dos principais pontos turísticos do Nepal.
Vista do Swayambhunath, um dos principais pontos turísticos do Nepal.
  • A cidade de nascimento do primeiro Buda, divindade do budismo, é apontada como localizada no território do Nepal.

  • A bandeira do Nepal, diferente dos outros países, não possui um recorte quadriculado. Ela representa os elementos da natureza do país.

  • O Parque Nacional Real de Chitwan é a principal reserva florestal do Nepal que preserva as espécies de fauna e flora típicas do país.

  • O Swayambhunath é um espaço arqueológico e religioso, localizado na capital nepalesa, que é um dos principais pontos turísticos do país.

  • O Nepal é conhecido como “teto do mundo” em razão das elevadas altitudes que são encontradas no território do país.  

Publicado por Mateus Campos

Artigos Relacionados

A regionalização do continente asiático
Clique aqui e conheça as características da regionalização do continente asiático!
China
Saiba mais sobre a China. Conheça suas principais características, saiba como é o seu governo e qual a preocupação deste com o crescimento populacional do país.
Oceano Índico
Veja quais são as principais características geográficas do Oceano Índico. Entenda a importância desse oceano para as atividades econômicas em nível mundial.
Ásia
Seção com textos sobre a demografia, a economia, o relevo, o clima e as relações políticas da Ásia, o maior continente do mundo.
Índia
As características do segundo país mais populoso do mundo.
video icon
Escrito"O que são ventos alísios e contra-alísios?" sobre o mapa-múndi indicando os ventos alísios e contra-alísios.
Geografia
O que são ventos alísios e contra-alísios?
Assista à videoaula e entenda o mecanismo dos ventos alísios e contra-alísios. Saiba quais são os fatores que influenciam na ocorrência desses deslocamentos de ar e conheça seus efeitos.