Whatsapp icon Whatsapp

Crescimento vegetativo

Crescimento vegetativo é um importante indicador demográfico e está atrelado ao cálculo da diferença entre a taxa de natalidade e a taxa de mortalidade de uma população.
O crescimento vegetativo é um importante indicador do aumento da população.
O crescimento vegetativo é um importante indicador do aumento da população.

Crescimento vegetativo é a diferença entre o número de nascimentos e o número de mortes de uma população. Ele é calculado pela subtração entre a taxa de natalidade e a taxa de mortalidade de determinada localidade. Esse cálculo resulta em um crescimento vegetativo positivo ou negativo.

O crescimento vegetativo no Brasil é um dos principais elementos de interferência no aumento da população local nas últimas décadas. No entanto, o país, assim como grande parte do mundo, vem apresentando uma tendência de queda desse indicador. O crescimento vegetativo é uma importante ferramenta de análise do perfil de uma população.

Leia mais: População indígena no Brasil — números e motivos de redução

Resumo sobre crescimento vegetativo

  • O crescimento natural ou vegetativo é fruto da diferença entre as taxas de natalidade e de mortalidade.

  • Seu cálculo é resultante da subtração entre os índices de natalidade e mortalidade de uma população.

  • O resultado do seu indicador implica um valor positivo ou negativo de aumento da população.

  • O Brasil registrou um forte crescimento vegetativo nas décadas do final do século XX. No atual século, esse indicador mostra tendência de queda.

  • O mundo tem apresentado, em especial em zonas mais desenvolvidas, uma diminuição do crescimento vegetativo.

  • Sua análise é importante para o planejamento de políticas públicas demográficas.

O que é crescimento vegetativo?

O crescimento vegetativo é o indicador que apresenta a diferença entre o número de nascimentos e o número de mortes de determinada população. Esse indicador, com a taxa de emigração, permite verificar o crescimento populacional absoluto de uma localidade.

O crescimento vegetativo, também chamado de crescimento natural, é uma importante ferramenta para a análise do perfil demográfico de uma população. Ele permite traçar metas e estratégias no âmbito da gestão, com base nas estimativas populacionais, para a proposição de políticas públicas. O crescimento vegetativo é geralmente expresso em porcentagem.

  • Videoaula sobre demografia

Como fazer o cálculo do crescimento vegetativo?

O cálculo do crescimento vegetativo passa pelo emprego de duas variáveis distintas referentes à população de determinada região: a taxa de natalidade e a taxa de mortalidade. A subtração da taxa de natalidade pela taxa de mortalidade resulta no valor do crescimento vegetativo. Portanto, o cálculo desse indicador segue a lógica apresentada a seguir:

I. Taxa de natalidade (TN) = número de nascimentos dividido pelo número de habitantes

II. Taxa de mortalidade (TM) = número de mortes dividido pelo número de habitantes

Crescimento vegetativo (CV) = diferença entre a taxa de natalidade e taxa de mortalidade

CV = TN – TM

  • Crescimento vegetativo positivo

O crescimento vegetativo positivo se refere ao cenário demográfico em que o número de nascimento é superior ao número de mortes durante determinado período. Esse quadro é típico de países que registram taxa de natalidade constante assim como possuem quadros de queda da taxa de mortalidade e alta da expectativa de vida.

  • Crescimento vegetativo negativo

O crescimento vegetativo negativo relaciona-se ao cenário demográfico no qual o número de nascimento é inferior ao número de mortes. Sendo assim, há um grande volume de mortes de uma população em determinado período. Esse quadro é comum em cenários de pandemia, quando a taxa de mortalidade da população sofre grande aumento.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O crescimento vegetativo do Brasil

O crescimento vegetativo é o principal responsável pelo crescimento da população brasileira. Esse indicador tem permanecido positivo no país ao longo das últimas décadas, em especial, por meio da diminuição da taxa de mortalidade infantil, da relativa constância da taxa de fecundidade e da elevação da expectativa de vida da população brasileira.

São fenômenos que explicam a ocorrência desses indicadores a urbanização e a industrialização, pois eles modificaram a estrutura produtiva brasileira, além de contribuir para a melhora da qualidade de vida da população local em termos de saúde e renda, por exemplo.

Porém a taxa de natalidade do Brasil, um dos principais indicadores do crescimento vegetativo, vem diminuindo ao longo dos últimos anos, fruto da queda do número de filhos por mulher. Esse cenário é comum em países que passam pela transição demográfica e marca a maior autonomia das mulheres em relação a questões como o mercado de trabalho.

Por sua vez, nos anos de 2020 e 2021, algumas cidades e estados brasileiros registraram crescimento vegetativo negativo em razão da pandemia de covid-19. A referida doença aumentou expressivamente o número de mortes no Brasil e provocou mudanças significativas na estrutura demográfica nacional.

Pessoas velando um corpo em local isolado devido à pandemia de covid-19
A pandemia de covid-19 impactou o crescimento vegetativo da população brasileira.[1]

O crescimento vegetativo do mundo

O crescimento vegetativo mundial tem apresentado um aumento constante ao longo dos anos. Mesmo assim, no presente século, é possível observar tendências de estabilidade desse crescimento, principalmente nas regiões mais desenvolvidas do globo. O século XX foi marcado em nível mundial pelo crescimento exacerbado da população, em razão de questões como a melhoria das condições sanitárias e a maior empregabilidade das pessoas.

Por sua vez, apesar dos contínuos avanços técnicos do início do século XXI, há uma diminuição dos indicadores de crescimento vegetativo no mundo, principalmente em razão da diminuição do número de filhos por mulher. Esse quadro é mais relevante em países desenvolvidos que têm registrado uma queda da taxa de natalidade. Há inclusive países europeus que têm taxas de crescimento populacional negativas atualmente. Já em países subdesenvolvidos, como os africanos, o crescimento vegetativo continua elevado e sendo um dos principais impulsionadores do crescimento da população local.

Leia mais: Envelhecimento populacional — melhorias na saúde e qualidade de vida são fatores determinantes desse processo

Qual a importância do crescimento vegetativo?

A importância do crescimento vegetativo está atrelada, prioritariamente, ao entendimento do perfil demográfico de uma população. Sendo assim, com base na análise dos dados de crescimento vegetativo, torna-se possível o estabelecimento de políticas públicas que versem pelo planejamento familiar.

Essas ações fazem-se necessárias tendo em vista um quadro mundial atual marcado pela pressão econômica, devido à insuficiência de cobertura dos sistemas previdenciários, e também pela pressão ambiental, devido à emergência das questões climáticas globais. Portanto, o planejamento da população é uma ação primordial para a garantia de um crescimento sustentável mediante o acesso a políticas públicas que promovam qualidade de vida para todos os indivíduos.

Mulher segurando seu filho recém-nascido deitada em leito de hospital
A análise do crescimento vegetativo possibilita o desenho de políticas públicas.

Exercícios resolvidos sobre crescimento vegetativo

Questão 1 (Univesp - 2019)

De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), nos dias de hoje, a população brasileira está perto de atingir os 210 milhões de habitantes. Porém, apesar de seu crescimento contínuo, a população brasileira segue a tendência mundial de declínio da taxa de crescimento. O crescimento da população brasileira, nas duas últimas décadas, está ligado principalmente

a) ao grande fluxo migratório registrado nesse período, principalmente de refugiados armênios, africanos e centro-americanos.

b) ao aumento da taxa de mortalidade, que, nesse período, superou a taxa de natalidade, aliado à redução da expectativa de vida.

c) à positividade da taxa de crescimento vegetativo, calculada pela diferença entre a taxa de natalidade e a taxa de mortalidade, ocorrida nesse período.

d) ao aumento constante da taxa de fecundidade nesse período, que é a estimativa do número de filhos por mulher, em média, durante seu período reprodutivo.

e) à proibição, nesse período, do uso de métodos contraceptivos, aliada à repressão às clínicas clandestinas de aborto e ao incentivo ao aumento da taxa de natalidade.

Resolução: alternativa C. O crescimento da população brasileira está prioritariamente ligado à taxa de crescimento vegetativo do país. Nas últimas décadas do século XX, o Brasil registrou forte crescimento populacional devido à queda da taxa de mortalidade e à constância da taxa de natalidade.

Questão 2 (UEFS)

As características de uma determinada população mudam em função de condições socioeconômicas, políticas e territoriais, submetidas às múltiplas determinações culturais. A análise da orientação, do ritmo e da natureza do crescimento dessa população, a par dos deslocamentos, permite entender seu comportamento e fazer projeções para o futuro. (TARNDJIAN, 2004, p. 113)

Considerando-se as informações do texto e os conhecimentos sobre a dinâmica populacional, é correto afirmar:

a) O total de habitantes de um lugar tem como principal fator de aumento os movimentos migratórios.

b) As taxas de natalidade, nos países desenvolvidos, registraram aumentos intensos no decorrer do século XX.

c) O crescimento vegetativo e os fluxos migratórios internacionais tornam mais compreensível a dinâmica demográfica brasileira.

d) As últimas décadas registram grande aumento dos fluxos imigratórios no Brasil, devido ao apoio do governo à expansão do agronegócio.

e) O aumento da fecundidade das mulheres brasileiras, a partir dos anos cinquenta do século passado, está relacionado com a crescente urbanização do país.

Resolução: alternativa C. A dinâmica da população brasileira está vinculada diretamente ao crescimento vegetativo e à migração populacional. O Brasil tem uma taxa de crescimento vegetativo positiva e ainda recebe um número significativo de imigrantes todos os anos.

Créditos de imagem

[1] Photocarioca / Shutterstock.com

Publicado por Mateus Campos

Artigos Relacionados

A população mundial encontra-se irregularmente distribuída no planeta.
A distribuição da população mundial
A distribuição da população mundial, Quais são os continente mais populosos do mundo, Quais são os países mais pobres do mundo, O número da população mundial.
As 20 cidades mais populosas do mundo
Saiba quais são as 20 cidades mais populosas do mundo. Veja ainda quais são as 5 cidades mais populosas do Brasil e a diferença entre populoso e povoado.
Compreender os conceitos demográficos é fundamental para entender as dinâmicas populacionais
Conceitos demográficos
Compreenda quais as diferenças entre os mais diversos conceitos demográficos, como densidade demográfica, superpopulação, crescimento vegetativo e muitos outros.
A população mundial apresentou um forte crescimento nas últimas décadas. [1]
Crescimento populacional
Saiba mais sobre os principais fatores que interferem diretamente no crescimento de uma determinada população. Veja dados sobre a população do Brasil e do mundo.
A demografia é uma ciência que realiza diversos estudos populacionais.
Demografia
Aprenda o que é demografia. Veja um panorama da população brasileira e mundial. Saiba quais são os principais conceitos e indicadores demográficos utilizados.
Grande grupo de pessoas reunidas.
Teoria Neomalthusiana
Clique aqui e saiba quais são os elementos que caracterizam a Teoria Neomalthusiana. Saiba também quais seus são pontos positivos e negativos.
Tipos de crescimento populacional
O crescimento populacional possui diferentes tipos com distintas fórmulas de cálculo. Que tal conhecer melhor essas variações através deste texto explicativo?
video icon
Filosofia
Jacques-Bénigne Bossuet
Jacques Bossuet foi um teólogo e clérigo francês que reforçou a teoria do direito divino. Podemos dizer que as teorias de Bossuet influenciaram fortemente o chamado Rei Sol, o rei Luís XIV, da França. Clique aqui e confira a nossa aula!

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Sigmund Freud
Filosofia
Sigmund Freud
Nessa videoaula você conhecerá mais sobre a vida e estudos do "pai" da psicanálise.
video icon
Thumb Brasil Escola
Literatura
Realismo fantástico
Trazemos uma análise sobre realismo fantástico. Assista já!
video icon
Thumb Brasil Escola
Química
Funções orgânicas
Tire um tempo para entender melhor o que são as amidas.