Whatsapp icon Whatsapp

Oceano Índico

O Oceano Índico é o terceiro maior do mundo. O seu nome é derivado da Índia, importante país da Ásia que é explorado por navegadores desde os tempos antigos. Está localizado entre a Antártida, a África, a Ásia e a Oceania.

Uma de suas características principais é a grande variação latitudinal, marcada pela influência das zonas climáticas tropicais e temperadas do globo. A geografia desse oceano é bastante diversa e caracterizada pelas monções, fenômeno climático que interfere diretamente na dinâmica do clima da região.

Além disso, possui grandes reservas de recursos minerais, como o petróleo, combustível fóssil muito valorizado no mercado internacional. Dessa maneira, esse oceano possui uma grande importância econômica. Ademais, a região do Oceano Índico é uma das principais rotas comerciais do globo. A exploração da região resultou na degradação do meio ambiente, e o principal problema ambiental desse oceano é a poluição das suas águas por rejeitos minerários, industriais e domésticos.

Leia também: Qual é a diferença entre mar e oceano?

Características do Oceano Índico

O Oceano Índico é o terceiro maior oceano em volume e extensão do mundo. A extensão do seu espelho de água é de aproximadamente 73.440.000 quilômetros quadrados, cerca de 20% da superfície marítima do globo. A sua localização ocupa a porção sul da Ásia, o norte da Antártida, a costa oeste da África e o extremo leste da Oceania. Em razão da sua localização, em baixas e médias latitudes, apresenta uma grande diversidade de características geográficas.

O Oceano Índico possui um relevo submarino montanhoso, formado, em especial, por vulcões extintos, que atingem altitudes médias de até 1.000 metros. Já com relação à profundidade, as diferentes caraterísticas oceanográficas conferem valores distintos. O ponto mais profundo desse oceano que é conhecido, chamado Fossa de Java, tem cerca de 7.450 metros de profundidade.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Além do extenso corpo de água e de banhar quatro continentes diferentes, o Oceano Índico possui muitas ilhas, principalmente originadas de eventos vulcânicos. As principais ilhas localizados nesse oceano são:

  • Madagascar,

  • Maldivas,

  • Seicheles,

  • Comores e

  • Sri Lanka.

Muito procuradas por viajantes, as Maldivas são ilhas do Oceano Índico.
Muito procuradas por viajantes, as Maldivas são ilhas do Oceano Índico.

Origem do nome

O nome do Oceano Índico remete à Índia, um dos principais países da região. Desde tempos antigos, o Oceano Índico é explorado por navegadores, principalmente em razão do comércio de especiarias, produtos típicos da Índia. Dessa maneira, a rota do Oceano Índico para a Índia era uma das mais movimentadas e prósperas do globo. O nome, então, remete à Índia e também ao chamado subcontinente indiano, porção peninsular formada por Índia, Paquistão, Bangladesh, Nepal e Butão, localizada no sul da Ásia.

Geografia do Oceano Índico

Em razão da sua extensão latitudinal, nas faixas tropicais e temperadas do globo, o Oceano Índico apresenta grande diversidade geográfica e biológica. Em termos climáticos, o oceano apresenta temperaturas mais amenas na sua porção sul, próxima à Antártida, e temperaturas mais quentes na faixa que se estende da África até a Oceania, passando pela Ásia.

Essa diferença de temperatura entre as águas oceânicas dá origem às monções, eventos climatológicos que provocam grande volume de chuvas, prioritariamente nos países asiáticos. As monções também podem interferir nos regimes de seca da região, ou seja, apresentam uma grande importância em termos de clima.

Ademais, o Oceano Índico apresenta muitas formações de recifes de corais, além de possuir depósitos sedimentares e também reservas subterrâneas de recursos minerais. A porção leste do oceano é tectonicamente muito ativa, cenário que culmina na ocorrência de terremotos e até mesmo tsunamis.

As águas do Oceano Índico apresentam coloração azulada, mas que pode variar para tons de verde, em razão de condições biológicas locais. O oceano possui uma grande biodiversidade marinha, porém ainda pouco conhecida, devido às dificuldades de pesquisas exploratórias.

Leia também: Qual a influência dos oceanos sobre o clima?

Importância do Oceano Índico

O Oceano Índico possui uma localização estratégia em termos mundiais, já que está disposto geograficamente na confluência de quatro continentes, onde estão situados países de grande potencial econômico. Dessa maneira, esse oceano tem papel importante na comercialização de diferentes produtos em nível mundial.

A região do Oceano Índico é uma rota marítima tradicional e possui uma longa história de exploração, iniciada por meio das trocas comerciais entre europeus, árabes e indianos. Sendo assim, a importância do Oceano Índico, do ponto de vista econômico, está atrelada ao seu protagonismo no comércio mundial.

Nas águas desse oceano percorre grande parte da produção de petróleo e derivados do Oriente Médio, principal região petrolífera mundial, além dos bens industrializados, de países como a Índia, e também dos bens primários, como peixes e frutos do mar.

Para além da questão econômica, o Oceano Índico também apresenta grande importância ambiental, já que é uma das maiores extensões de água salgada do planeta e onde estão localizados diversos ecossistemas, formados por espécies ainda pouco estudadas pela ciência.

O transporte marítimo é uma das principais atividades econômicas do Oceano Índico.
O transporte marítimo é uma das principais atividades econômicas do Oceano Índico.

Recursos do Oceano Índico

O Oceano Índico é uma importante reserva de recursos minerais e biológicos para o planeta. Nesse oceano, existem grandes depósitos de combustíveis fósseis e minérios, que são amplamente explorados na região do Oriente Médio. Além desses, existem ainda reservas de platina, manganês, vanádio e cromo, que são insumos primários importantes para a indústria global.

Já no que toca aos recursos biológicos, o Oceano Índico fornece peixes, camarões, frutos do mar, entre outros alimentos, para diversos países banhados pelas suas águas. A exploração pesqueira no Índico é muito forte na costa leste da África e no sul da Ásia. Por sua vez, em razão das suas águas e das belas paisagens naturais, o turismo tem crescido muito nesse oceano, sendo as suas belezas naturais um recurso importante para o desenvolvimento do turismo na região.

Problemas ambientais

O Oceano Índico apresenta problemas ambientais pontuais, mas importantes em termos de impactos ambientais, uma vez que resultam em uma grande perda biológica. No geral, a maior parte dos problemas ambientais do Oceano Índico está relacionada com o transporte de cargas e exploração de combustíveis fósseis.

O intenso comércio no Oceano Índico gera a poluição de suas águas, da mesma maneira que a exploração petrolífera, atividade econômica que possui alto risco de contaminação hídrica. Além disso, o Oceano Índico banha países que passam por um intenso processo de industrialização, como Índia e Indonésia, mas que possuem sistemas de coleta de esgoto e rejeitos deficitários.

Dessa maneira, grande parte da poluição da costa asiática do oceano provém de rejeitos domésticos e industriais lançados pelos países litorâneos. Nesse contexto, há uma preocupação crescente com o aumento populacional dos países da região, já que Índia e Bangladesh, por exemplo, apresentam grandes contingentes populacionais, que, mediante a ausência de infraestruturas, geram uma grande pressão sobre os recursos ambientais.

Leia também: Danos causados por vazamento de petróleo nos oceanos

A poluição das águas por diferentes tipos de rejeitos é o principal problema ambiental do Oceano Índico.
A poluição das águas por diferentes tipos de rejeitos é o principal problema ambiental do Oceano Índico.

Continentes e países banhados pelo Oceano Índico

O Oceano Índico está localizado entre quatro continentes:

A Antártida não possui divisão política entre países. Já a Oceania está, em sua maior parte, localizada no Oceano Pacífico, sendo que o Oceano Índico banha apenas a costa leste do território australiano. Por sua vez, o Oceano Índico banha todos os países da costa leste da África, assim como os países localizados na porção meridional da Ásia, incluindo o Oriente Médio e o subcontinente indiano. A tabela abaixo apresenta todos os países banhados pelo Oceano Índico e seus respectivos continentes:

País

Continente

País

Continente

Austrália

Oceania

Omã

Ásia

África do Sul

África

Emirados Árabes Unidos

Ásia

Moçambique

África

Catar

Ásia

Madagáscar

África

Bahrein

Ásia

Maurício

África

Kuwait

Ásia

Comores

África

Iraque

Ásia

Tanzânia

África

Irã

Ásia

Seicheles

África

Paquistão

Ásia

Somália

África

Índia

Ásia

Djibuti

África

Maldivas

Ásia

Eritreia

África

Sri Lanka

Ásia

Sudão

África

Bangladesh

Ásia

Egito

Ásia

Laos

Ásia

Israel

Ásia

Tailândia

Ásia

Jordânia

Ásia

Malásia

Ásia

Arábia Saudita

Ásia

Indonésia

Ásia

Iêmen

Ásia

Timor-Leste

Ásia

Curiosidades

  • A maior ilha do Oceano Índico é a Ilha de Madagascar, localizada na costa leste da África. A ilha e o país Madagascar ficaram conhecidos mundialmente em razão de animações infantis.

  • A ocorrência de tsunamis na região do Oceano Índico é comum. Em 2004, um tremor de cerca de 9 graus de magnitude gerou um tsunami que matou 230 mil pessoas em 14 países nesse oceano.

  • O Oceano Índico é um importante centro de produção petrolífera do mundo. Estima-se que cerca de 40% da produção mundial de petróleo seja retirada das suas profundezas.

Publicado por Mateus Campos

Artigos Relacionados

Os oceanos possuem uma importante carga climática
Influência dos Oceanos sobre o Clima
Você sabia que o comportamento das águas dos oceanos exerce direta influência sobre as condições climáticas da Terra? Leia e entenda!
Oceano Atlântico
Clique e veja as características geográficas e morfológicas do Atlântico. Entenda sua importância econômica e ambiental, e saiba dos impactos que ele vem sofrendo.
Oceano Glacial Antártico
Saiba mais sobre os aspectos geográficos do Oceano Glacial Antártico. Entenda a importância desse oceano para a realização de pesquisas científicas ambientais.
Oceano Glacial Ártico
Conheça os principais aspectos geográficos do oceano Glacial Ártico. Entenda como o aquecimento do planeta impacta nas características naturais desse oceano.
Oceano Pacífico
Saiba mais sobre o Oceano Pacífico, o maior e mais profundo oceano do planeta. Confira suas características, ilhas, curiosidades e mais!
Oceanos
Saiba mais sobre os oceanos. Entenda como eles foram formados. Conheça o relevo submarino. Aprenda a importância dos oceanos.
video icon
Biologia
Botânica no Enem: Evolução e classificação das plantas
Em provas como o Enem e em várias outras, a abordagem evolutiva sempre se justifica com a presença de características encontradas nos grupos e sempre é baseada em uma classificação filogenética. Sendo assim, vamos conhecer uma filogenia básica do grupo das plantas e suas principais características evolutivas, e como isso já apareceu em avaliações como o Enem.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
videoaula brasil escola
Química
Cinética química
Se ainda tem dúvidas quanto a velocidade das reações, essa videoaula é para você!
video icon
videoaula brasil escola
Português
Redação
Entenda como realizar argumento por causa e consequência com a nossa aula.
video icon
videoaula brasil escola
História
Crise de 1929
A quebra da bolsa de valores de Nova Iorque afetou não só os EUA, como o mundo. Entenda!