Whatsapp icon Whatsapp

Empresas multinacionais

As multinacionais são as empresas que possuem atuação em diferentes países. São típicas do atual período econômico, político e cultural, marcado pela globalização.
Uma indústria representando a ideia de empresas multinacionais.
As multinacionais são empresas de atuação internacional que possuem diversas unidades.

As empresas multinacionais são as empresas sediadas em determinada localidade, mas que possuem atuação descentralizada, com filiais em diversas nações do mundo. O principal objetivo dessas empresas é a maximação dos lucros por meio do melhor acesso às matérias-primas e aos mercados consumidores. Elas funcionam de forma descentralizada, com vistas a aproveitar as vantagens locacionais de cada região.

Leia também: Revolução Industrial — o período de grande desenvolvimento tecnológico iniciado a partir do século XVIII

Resumo sobre empresas multinacionais

  • As empresas multinacionais são aquelas que possuem unidades industriais em diversos países do globo.

  • A descentralização da produção e a maximização dos lucros são objetivos das empresas multinacionais.

  • A expansão das multinacionais ocorreu por meio do avanço do fenômeno da globalização, que possibilitou o desenvolvimento de modelos de transporte e comunicação.

  • As empresas multinacionais buscam absorver as vantagens locacionais das diversas regiões do globo.

  • Atualmente, grande parte das maiores multinacionais do globo está sediada nos Estados Unidos e na China.

  • O Brasil conta com diversas multinacionais nas áreas de energia, finanças, alimentos, celulose e mineração.

  • São exemplos de empresas multinacionais de origem brasileira: a petrolífera Petrobras e a mineradora Vale.

O que são empresas multinacionais?

As empresas multinacionais são as empresas que, apesar de terem sede em um país, possuem uma atuação expandida mundialmente, com operações em diferentes localidades do globo. Elas são típicas do fenômeno da globalização, marcado pela expansão das atividades econômicas e financeiras mundiais, com destaque para a descentralização da produção industrial.

Objetivos das empresas multinacionais

As empresas multinacionais, por meio da descentralização da sua produção e do acesso aos diversos mercadores consumidores, buscam a maximização dos seus lucros.

Nesse contexto, as multinacionais instalam-se em diferentes países em busca de vantagens locacionais importantes que contribuam para a diminuição dos custos de produção, como o melhor acesso às matérias-primas, a existência de legislações trabalhistas e ambientais mais fracas, a presença de mão de obra barata, entre outros.

Ademais, no mesmo sentido, a instalação de filiais em diversas localidades possibilita o amplo acesso aos diversos mercados consumidores, a facilitação do armazenamento e do transporte de produtos, além de fomentar as trocas comerciais entre as regiões do globo.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Origem e história das empresas multinacionais

A internacionalização das operações industriais iniciou-se ainda durante o período colonial, especialmente por meio do chamado capitalismo mercantilista, no qual a atuação de grandes empresas, especialmente vinculadas ao setor público, deveu-se pela exploração e pelo comércio de bens primários.

Esse processo foi aperfeiçoado por meio da expansão do capitalismo em suas diversas fases ou, ainda, pela ocorrência de fenômenos como a urbanização e a industrialização, que fomentaram o desenvolvimento da produção econômica e industrial na maior parte do mundo.

Braços robóticos montando veículos em uma linha de montagem automatizada.
A modernização dos transportes e das comunicações permitiu o avanço das multinacionais.

Destaca-se que o auge desse processo ocorreu a partir da Segunda Guerra Mundial (1939-1945), quando houve o intenso aumento da criação de empresas multinacionais.

Esse cenário concretizou-se por meio do avanço do fenômeno da globalização, processo que possibilitou o desenvolvimento de modelos de transporte e comunicação e, por consequência, a expansão das plantas industriais em diversas localidades.

Assim, o maior nível de integração mundial no campo econômico, mas também político e cultural, foi fundamental para a consolidação do modelo multinacional de empresas.

Como é o funcionamento das empresas multinacionais?

As empresas multinacionais funcionam tradicionalmente de forma descentralizada. Nesse sentido, elas conseguem absorver as vantagens locacionais das diversas regiões do globo por meio da proximidade de diversos elementos, como matérias-primas e mercados consumidores.

O funcionamento descentralizado dessas empresas é propiciado por meio dos avanços em transportes e comunicações, que possibilitam a produção de um único produto de forma escalonada, com base em componentes provenientes de diversas outras indústrias.

Ademais, esse tipo de funcionamento é resultado de avanços em pesquisa e desenvolvimento na área industrial que possibilitam a diminuição dos custos de produção e a modernização das plantas industriais.

Saiba mais: O que são os conglomerados internacionais?

Lista das 10 maiores empresas multinacionais

Há diversas fontes e metodologias que avaliam o tamanho das empresas multinacionais no mundo. Uma das mais tradicionais é a publicação anual da revista Forbes, meio de comunicação especializado no mercado financeiro que se baseia em variáveis como receita, lucro e valor de mercado para fazer essa avaliação.

Segundo essa publicação|1|, as 10 maiores empresas multinacionais, no ano de 2022, são:

Empresa

País de origem

Berkshire Hathaway

Estados Unidos

ICBC

China

Saudi Aramco

Arábia Saudita

JPMorgan Chase

Estados Unidos

China Construction Bank

China

Amazon

Estados Unidos

Apple

Estados Unidos

Agricultural Bank of China

China

Bank of America

Estados Unidos

Toyota Motor

Japão

Empresas multinacionais no Brasil

O Brasil, enquanto potência econômica regional e país classificado como emergente, também possui diversas empresas multinacionais, muitas de atuação relevante em suas áreas. A expansão das multinacionais no país deu-se especialmente a partir da segunda metade do século XX.

Isso aconteceu primeiramente por meio do apoio da esfera pública e, mais tardiamente, pelo desenvolvimento da iniciativa privada. Ao longo do tempo, as multinacionais brasileiras atuaram de forma decisiva em setores econômicos estratégicos do país, como petrolífero, mineral, energético e bancário.

Com o avanço da abertura econômica realizada pelo Brasil no final do século XX, houve um forte crescimento das empresas multinacionais do país, assim como a entrada de grandes corporações do exterior que inauguraram diversas filiais no território brasileiro.

Atualmente, as empresas multinacionais estão presentes nas diferentes regiões do Brasil, com destaque para a porção centro-sul do país, especialmente corporações nacionais e estrangeiras nas áreas automobilística, química, farmacêutica, eletrônica, petrolífera, extrativista, entre outros.

→ Exemplos de empresas multinacionais no Brasil

São exemplos de empresas multinacionais de origem brasileira:

  • Petrobras;

  • Vale;

  • Itaú-Unibanco;

  • Banco do Bradesco;

  • Banco do Brasil;

  • JBS;

  • Banco BTG Pactual;

  • Braskem;

  • Gerdau;

  • Suzano Papel e Celulose.

Nota

|1| Forbes. Forbes Global 2000: veja quais são as maiores empresas do mundo em 2022. Disponível aqui.

Publicado por Mateus Campos

Artigos Relacionados

A influência das transnacionais na América Latina
A influência das transnacionais na América Latina, O que a industrialização tardia produziu nos países subdesenvolvidos, Quando ocorreu o processo de industrialização efetiva nos países da América Latina, Os incentivos concedidos pelos países subdesenvolvidos às transnacionais.
Capitalismo financeiro
Entenda o que é capitalismo financeiro, como ele surgiu e quais são as suas principais características. Veja como funciona o capitalismo financeiro no Brasil.
Globalização
Clique aqui, saiba as principais características do processo de globalização e descubra vantagens e desvantagens dessa integração mundial.
Indústrias
Clique e veja o que são e como se classificam as indústrias. Entenda quais fatores atraem sua presença nas cidades e conheça as principais indústrias do mundo.
Joint Venture
Características e princípios da associação entre empresas denominada Joint Venture.
O que é Globalização?
Globalização é o processo de mundialização do espaço geográfico.
PIB – Produto Interno Bruto
Descubra o que é o PIB, como ele é calculado, a sua importância e as limitações desse índice de medição econômica.
Primeira Revolução Industrial
Saiba quais são as principais características da Primeira Revolução Industrial. Veja detalhes sobre o início do processo de industrialização em nível planetário.
Produto Nacional Bruto (PNB)
Entenda o que é o Produto Nacional Bruto (PNB), como ele é calculado e qual a diferença entre PNB e PIB.
Tipos de indústria
Tipos de indústria, Quais são os principais tipos de indústria, Quando e onde surgiram as primeiras indústrias, A indústria de bens de consumo, A indústria de base, A indústria de bens duráveis, A indústria de bens não duráveis.
video icon
Texto"Matemática do Zero | Número de diagonais de um polígono convexo" em fundo azul.
Matemática do Zero
Matemática do Zero | Número de diagonais de um polígono convexo
Nessa aula demonstrarei a fórmula do número de diagonais de um polígono convexo e resolveremos questões modelo.