Empresas multinacionais
As empresas multinacionais são as empresas sediadas em determinada localidade, mas que possuem atuação descentralizada, com filiais em diversas nações do mundo. O principal objetivo dessas empresas é a maximação dos lucros por meio do melhor acesso às matérias-primas e aos mercados consumidores. Elas funcionam de forma descentralizada, com vistas a aproveitar as vantagens locacionais de cada região.
Leia também: Revolução Industrial — o período de grande desenvolvimento tecnológico iniciado a partir do século XVIII
Resumo sobre empresas multinacionais
-
As empresas multinacionais são aquelas que possuem unidades industriais em diversos países do globo.
-
A descentralização da produção e a maximização dos lucros são objetivos das empresas multinacionais.
-
A expansão das multinacionais ocorreu por meio do avanço do fenômeno da globalização, que possibilitou o desenvolvimento de modelos de transporte e comunicação.
-
As empresas multinacionais buscam absorver as vantagens locacionais das diversas regiões do globo.
-
Atualmente, grande parte das maiores multinacionais do globo está sediada nos Estados Unidos e na China.
-
O Brasil conta com diversas multinacionais nas áreas de energia, finanças, alimentos, celulose e mineração.
-
São exemplos de empresas multinacionais de origem brasileira: a petrolífera Petrobras e a mineradora Vale.
O que são empresas multinacionais?
As empresas multinacionais são as empresas que, apesar de terem sede em um país, possuem uma atuação expandida mundialmente, com operações em diferentes localidades do globo. Elas são típicas do fenômeno da globalização, marcado pela expansão das atividades econômicas e financeiras mundiais, com destaque para a descentralização da produção industrial.
Objetivos das empresas multinacionais
As empresas multinacionais, por meio da descentralização da sua produção e do acesso aos diversos mercadores consumidores, buscam a maximização dos seus lucros.
Nesse contexto, as multinacionais instalam-se em diferentes países em busca de vantagens locacionais importantes que contribuam para a diminuição dos custos de produção, como o melhor acesso às matérias-primas, a existência de legislações trabalhistas e ambientais mais fracas, a presença de mão de obra barata, entre outros.
Ademais, no mesmo sentido, a instalação de filiais em diversas localidades possibilita o amplo acesso aos diversos mercados consumidores, a facilitação do armazenamento e do transporte de produtos, além de fomentar as trocas comerciais entre as regiões do globo.
Origem e história das empresas multinacionais
A internacionalização das operações industriais iniciou-se ainda durante o período colonial, especialmente por meio do chamado capitalismo mercantilista, no qual a atuação de grandes empresas, especialmente vinculadas ao setor público, deveu-se pela exploração e pelo comércio de bens primários.
Esse processo foi aperfeiçoado por meio da expansão do capitalismo em suas diversas fases ou, ainda, pela ocorrência de fenômenos como a urbanização e a industrialização, que fomentaram o desenvolvimento da produção econômica e industrial na maior parte do mundo.
Destaca-se que o auge desse processo ocorreu a partir da Segunda Guerra Mundial (1939-1945), quando houve o intenso aumento da criação de empresas multinacionais.
Esse cenário concretizou-se por meio do avanço do fenômeno da globalização, processo que possibilitou o desenvolvimento de modelos de transporte e comunicação e, por consequência, a expansão das plantas industriais em diversas localidades.
Assim, o maior nível de integração mundial no campo econômico, mas também político e cultural, foi fundamental para a consolidação do modelo multinacional de empresas.
Como é o funcionamento das empresas multinacionais?
As empresas multinacionais funcionam tradicionalmente de forma descentralizada. Nesse sentido, elas conseguem absorver as vantagens locacionais das diversas regiões do globo por meio da proximidade de diversos elementos, como matérias-primas e mercados consumidores.
O funcionamento descentralizado dessas empresas é propiciado por meio dos avanços em transportes e comunicações, que possibilitam a produção de um único produto de forma escalonada, com base em componentes provenientes de diversas outras indústrias.
Ademais, esse tipo de funcionamento é resultado de avanços em pesquisa e desenvolvimento na área industrial que possibilitam a diminuição dos custos de produção e a modernização das plantas industriais.
Saiba mais: O que são os conglomerados internacionais?
Lista das 10 maiores empresas multinacionais
Há diversas fontes e metodologias que avaliam o tamanho das empresas multinacionais no mundo. Uma das mais tradicionais é a publicação anual da revista Forbes, meio de comunicação especializado no mercado financeiro que se baseia em variáveis como receita, lucro e valor de mercado para fazer essa avaliação.
Segundo essa publicação|1|, as 10 maiores empresas multinacionais, no ano de 2022, são:
Empresa |
País de origem |
Berkshire Hathaway |
|
ICBC |
|
Saudi Aramco |
|
JPMorgan Chase |
Estados Unidos |
China Construction Bank |
China |
Amazon |
Estados Unidos |
Apple |
Estados Unidos |
Agricultural Bank of China |
China |
Bank of America |
Estados Unidos |
Toyota Motor |
Empresas multinacionais no Brasil
O Brasil, enquanto potência econômica regional e país classificado como emergente, também possui diversas empresas multinacionais, muitas de atuação relevante em suas áreas. A expansão das multinacionais no país deu-se especialmente a partir da segunda metade do século XX.
Isso aconteceu primeiramente por meio do apoio da esfera pública e, mais tardiamente, pelo desenvolvimento da iniciativa privada. Ao longo do tempo, as multinacionais brasileiras atuaram de forma decisiva em setores econômicos estratégicos do país, como petrolífero, mineral, energético e bancário.
Com o avanço da abertura econômica realizada pelo Brasil no final do século XX, houve um forte crescimento das empresas multinacionais do país, assim como a entrada de grandes corporações do exterior que inauguraram diversas filiais no território brasileiro.
Atualmente, as empresas multinacionais estão presentes nas diferentes regiões do Brasil, com destaque para a porção centro-sul do país, especialmente corporações nacionais e estrangeiras nas áreas automobilística, química, farmacêutica, eletrônica, petrolífera, extrativista, entre outros.
→ Exemplos de empresas multinacionais no Brasil
São exemplos de empresas multinacionais de origem brasileira:
-
Petrobras;
-
Vale;
-
Itaú-Unibanco;
-
Banco do Bradesco;
-
Banco do Brasil;
-
JBS;
-
Banco BTG Pactual;
-
Braskem;
-
Gerdau;
-
Suzano Papel e Celulose.
Nota
|1| Forbes. Forbes Global 2000: veja quais são as maiores empresas do mundo em 2022. Disponível aqui.