Whatsapp icon Whatsapp

Previsão do tempo

A previsão do tempo é um importante processo de antecipação das condições meteorológicas por meio do levantamento de dados geográficos e climáticos de uma localidade.
Meteorologista manuseando um equipamento usado para fazer a previsão do tempo.
A previsão do tempo fornece informações meteorológicas importantes para a sociedade. [1]

A previsão do tempo é um processo de antecipação das condições climáticas locais por meio da análise de dados meteorológicos. Ela é feita especialmente pelos meteorologistas, que são os profissionais que analisam as condições físicas da atmosfera. A previsão do tempo é feita por meio da obtenção e da análise de dados obtidos das estações meteorológicas. Essas estações estão equipadas com diversos instrumentos de coleta de dados atmosféricos. O principal órgão responsável pela previsão do tempo no Brasil é o Instituto Nacional de Meteorologia do Brasil (Inmet).

Leia também: Afinal, qual é a diferença entre tempo e clima?

Resumo sobre previsão do tempo

  • A previsão do tempo é um processo realizado por meteorologistas que buscam antecipar as condições climáticas de uma localidade.

  • Esse processo é realizado a partir da análise das condições meteorológicas e a partir da coleta e tratamento dos dados atmosféricos.

  • As estações meteorológicas estão equipadas com diferentes instrumentos que coletam e enviam informações atmosféricas.

  • O principal órgão responsável pela previsão do tempo no Brasil é o Instituto Nacional de Meteorologia do Brasil (Inmet).

  • A previsão do tempo é de suma importância para o entendimento das condições climáticas de uma localidade.

O que é previsão do tempo?

A previsão do tempo é um amplo processo de antecipação das condições meteorológicas a partir da análise das condições geográficas e climáticas de uma localidade. Esse processo conta, na atualidade, com o intenso uso de ferramentas de tecnologia da informação e da comunicação, que auxiliam na maior confiabilidade dos dados levantados.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A previsão do tempo é feita por quem?

O processo de feitura da previsão do tempo, apesar de bastante interdisciplinar e contar com a participação de diversos profissionais, é realizado pelos meteorologistas. Esses profissionais, que se formam em nível superior no curso de Meteorologia, são os principais responsáveis pelo processo de previsão de tempo. Eles são auxiliados por um conjunto de outros trabalhadores, como climatologistas, geógrafos, físicos e engenheiros, na realização de atividades relacionadas à previsão do tempo e à observação do clima.

Veja também: Climatologia x meteorologia — duas formas diferentes de estudar os fenômenos atmosféricos

Como e onde é feita a previsão do tempo?

A previsão do tempo é feita por meio da coleta, análise e tratamento dos dados atmosféricos obtidos em diversas estações meteorológicas. Essas estações estão espalhadas em várias localidades do planeta e auxiliam no entendimento das condições meteorológicas locais por meio da coleta de diversos dados sobre o tempo e clima de uma localidade.

Para tal, as estações meteorológicas estão equipadas com diferentes aparelhos e tecnologias, como: termômetro, pluviômetro, anemômetro, higrômetro e barômetro. Essas estações enviam os dados coletados para as centrais de monitoramento, que, por meio do trabalho dos meteorologistas aliado ao uso de máquinas e equipamentos de geotecnologia, produzem relatórios sobre as condições climáticas locais e a previsão do tempo para os próximos dias.

Estação meteorológica onde é feita a previsão do tempo.
As estações meteorológicas são cruciais para coletar informações sobre a atmosfera.

Importância da previsão do tempo

A previsão do tempo é de suma importância para o entendimento das condições climáticas de uma localidade. Ela fornece informações importantes que possibilitam antever as condições climáticas locais e, assim, atuar na prevenção de diferentes situações. Nesse sentido, em um contexto de previsão do tempo de chuva forte, por exemplo, é possível enviar alertas para a população, a fim de evitar prejuízos financeiros e materiais, além de salvar vidas humanas.

Ademais, havendo uma plantação de alimentos, por exemplo, é possível, por meio da previsão do tempo, fornecer informações para avaliar os melhores dias de plantio e de colheita dos alimentos cultivados. A previsão do tempo, mediante o uso de ferramentas tecnológicas, tem se tornado cada vez mais precisa e atualizada, contribuindo assim para a melhoria das condições de vida da população e para o desenvolvimento das atividades econômicas.

Saiba mais: Nuvens — importantes indicadores de diversos fenômenos atmosféricos

Previsão do tempo no Brasil

O principal órgão responsável pela previsão do tempo no Brasil é o Instituto Nacional de Meteorologia do Brasil (Inmet). Essa instituição, criada em 1909 e atualmente vinculada ao Executivo federal, é responsável, entre outras atividades, pela previsão do tempo e do clima no Brasil. Para tal, o Inmet conta com uma ampla rede de estações meteorológicas que cobre boa parte do território brasileiro e com um extenso grupo de profissionais, com destaque para os meteorologistas, que atuam na análise e divulgação dos dados coletados.

Ademais, ressalta-se que há no Brasil empresas especializadas e até mesmo profissionais liberais que atuam na previsão do tempo, fornecendo serviços diversos para diferentes clientes, como fazendas, construtoras, mineradoras, entre outros.

Créditos da imagem

[1] Pande Putu Hadi Wiguna/ Shutterstock

Fontes

GOVERNO DO BRASIL. Análise do Tempo e do Clima. Ministério da Agricultura e Pecuária do Brasil. Disponível em: https://www.gov.br/agricultura/pt-br/assuntos/inmet.

LEAL, D. C. Considerações sobre a importância da previsão imediata do tempo meteorológico na Geografia. Anais das Semanas de Geografia da Unicamp, p. 111-116, 2013. Disponível em: file:///C:/Users/mtscp/Downloads/242363,+111-116_Leal.pdf.

Publicado por Mateus Campos

Artigos Relacionados

Altitude, latitude e clima
Conheça a relação entre altitude, latitude e clima, além de conhecer um pouco mais sobre o funcionamento e o comportamento da atmosfera.
Climogramas
Descubra o que são os climogramas e como interpretá-los corretamente para obter informações precisas sobre as variações climáticas.
Elementos climáticos
Conheça as variações e os efeitos dos elementos climáticos sobre o clima e sobre o meio em que vivemos.
Fatores climáticos
Saiba quais são os fatores climáticos que determinam o clima de uma região.
Nuvens
Clique aqui, entenda como ocorre a formação das nuvens e saiba quais são seus principais tipos.
Por que devemos nos preocupar com as mudanças climáticas?
Saiba por que devemos nos preocupar com as mudanças climáticas e como suas consequências têm afetado o mundo, colocando em risco à existência de muitas espécies.
Qual a diferença entre climatologia e meteorologia?
Leia e descubra a diferença entre climatologia e meteorologia.
Qual é a diferença entre tempo e clima?
Descubra a diferença entre tempo e clima. Saiba quais são as definições de cada um, bem como os elementos que os influenciam. Veja também o que é previsão do tempo.
Tipos de clima do mundo
Conheça os principais tipos de clima do mundo, onde ocorrem e qual a vegetação predominante em cada um deles. Veja também qual é o clima do Brasil.
video icon
Professora ao lado do texto"Aposto".
Português
Aposto
Aposto é o nome que se dá ao elemento sintático que se junta a outro a título de explicação ou de apreciação. Assista a esta videoaula e aprenda um pouco mais sobre o emprego e a classificação desse termo acessório da oração.