Tocantins

O Tocantins é o mais jovem estado do Brasil. Criado em 1988, tem Palmas como a sua capital. Apresenta na atualidade uma população de aproximadamente 1,5 milhão de habitantes e uma economia em ascensão. Os destaque ficam por conta da agricultura, comércio, serviços e indústria. Hoje o Tocantins é um dos maiores produtores de arroz e abacaxi do Brasil.

Por possuir um território amplo, detém uma grande variedade de biodiversidade, com presença do Cerrado e Amazônia, além das faixas de transição. Seu clima é o tropical e sua hidrografia alimenta a Bacia do Tocantins-Araguaia.

Dados gerais de Tocantins

  • Região: Região Norte.
  • Capital: Palmas.
  • Governo: Mauro Carlesse (2019 – 2022).
  • Área territorial: 277.466,763 km² (IBGE, 2019).
  • População: 1.590.248 milhão de habitantes (IBGE, 2020).
  • Densidade demográfica: 5,73 hab./km² (IBGE, 2020).
  • Fuso: Brasília (-3:00).
  • Clima: predomínio do clima tropical.

Leia também: Classificação dos climas no Brasil – quais são e características

História de Tocantins

A criação do estado do Tocantins ocorreu a partir do artigo 13º do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias da Constituição, em 5 de outubro de 1988. Na ocasião o estado foi criado por meio da divisão de Goiás na porção norte.

As primeiras eleições foram realizadas pelo Tribunal Regional Eleitoral de Goiás, em 1988, junto com as eleições municipais goianas. Na ocasião definiu-se que seriam eleitos governador, senadores, deputados federias e estaduais, e a cidade de Miracema (TO) foi escolhida como capital do Tocantins, por ser uma cidade localizada na região central do estado. Atualmente, Palmas (TO) é a capital do estado e também é a capital mais jovem do Brasil.

No dia 1º de janeiro de 1989, foi instalado o estado do Tocantins e empossados o governador, José Wilson Siqueira Campos; seu vice, Darci Martins Coelho; os senadores Moisés Abrão Neto, Carlos Patrocínio e Antônio Luiz Maya; 8 deputados federais e 24 deputados estaduais.

O estado do Tocantins foi criado a partir da divisão do estado de Goiás.
O estado do Tocantins foi criado a partir da divisão do estado de Goiás.

Na posse, o governador assinou decretos que viabilizariam o funcionamento dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, permitindo assim o funcionamento legal, político e social do novo estado. No dia 5 de outubro de 1989, foi promulgada também a primeira Constituição do estado, nos moldes da Constituição Federal. Foram criados na ocasião 44 municípios, além dos 79 já existentes. Hoje existem 139 municípios tocantinenses.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Geografia de Tocantins

O estado do Tocantins faz fronteira com Goiás ao sul, Mato Grosso e Pará a oeste, e Bahia, Piauí e Maranhão na porção leste. A geografia do estado é bastante diversificada.

  • Clima de Tocantins

 O clima tocantinense é o tropical, caracterizado por ser seco e pela presença de duas estações do ano bem definidas:

As médias de temperatura do estado é de 25 ºC, com pluviosidade de 1.500 mm/ano. As chuvas acontecem mais de novembro a março.

  • Relevo de Tocantins

No relevo do estado, predominam áreas de planaltos. Por se localizar na porção centro-sul da região do Planalto Central, encontram-se muitos morros, serras e chapadas.

Há algumas áreas de planícies na porção oeste-sul, nas proximidades do Rio Araguaia e na região central do Rio Tocantins. A região norte do estado também apresenta essa unidade de relevo, principalmente no encontro do Rio Tocantins e Araguaia, no Bico do Papagaio.

  • Vegetação de Tocantins

A vegetação do Tocantins é bastante variada, pois apresenta áreas de vegetação de Cerrado e as variações desse mesmo bioma, como o Cerradão e Campos Limpos ou Rupestres.

Há também a presença de floresta equatorial de transição, sob forma de "mata de galeria", extremamente variada, encontrada na porção norte-noroeste.

  • Hidrografia de Tocantins

Destacam-se os dois rios que compõem a Bacia do Tocantins-Araguaia. O Rio Araguaia é limítrofe a oeste entre Tocantins, Mato Grosso e Pará. Já o Rio Tocantins nasce no Distrito Federal e desce do alto do Planalto Central, passando por Goiás e Tocantins (no qual corta o estado de sul a norte) até encontrar o Araguaia no Bico do Papagaio e se dirigir à sua foz, na Ilha do Marajó (PA). Os demais rios do estado são drenados para a Bacia do Tocantins-Araguaia.

  • Paisagens de Tocantins

As dunas são protagonistas na paisagem do Jalapão.
As dunas são protagonistas na paisagem do Jalapão.

O estado conta com paisagens exuberantes, mundialmente conhecidas, como o caso da Ilha do Bananal, maior ilha fluvial do mundo, e a região do Jalapão, um paraíso com dunas de areia e muitos rios naturais e cristalinos. As paisagens revelam aspectos da vegetação, relevo e hidrografia do estado.

Leia também: Qual a relação entre o Cerrado e a água no Brasil?

Mapa de Tocantins

Demografia de Tocantins

De modo geral, a população total do estado do Tocantins é bem pequena. É composta por 1.590.248 milhão de habitantes e densidade demográfica de 5,73 habitantes por km². As principais cidades do estado são:

CIDADE

POPULAÇÃO

PALMAS

299127

ARAGUAÍNA

180.470

GURUPI

86.647

PORTO NACIONAL

53.010

PARAÍSO

51.252

ARAGUATINS

35.761

COLINAS

35.424

GUARAÍ

25.923

TOCANTINÓPOLIS

22.870

DIANÓPOLIS

22.139

 

Acesse também: Quais as diferenças entre população absoluta e população relativa?

Divisão geográfica de Tocantins

O estado do Tocantins possui três macrorregiões administrativas com cidades centrais. São elas:

  • Araguaína – Região Norte;
  • Palmas – Região Central;
  • Gurupi – Região Sul.

Numa escala menor, as regiões do estado já se dinamizam mais. O IBGE reconhece e classifica o território do estado em algumas microrregiões. Na porção norte do estado, temos:

  • Araguatins;
  • Tocantinópolis;
  • Araguaína;
  • Colinas do Tocantins;
  • Guaraí.

Na mesorregião central, temos:

  • Miracema do Tocantins;
  • Paraíso do Tocantins;
  • Palmas;
  • Porto Nacional.

Na porção sul do território, temos:

  • Gurupi;
  • Dianópolis.

Economia de Tocantins

A economia do estado é considerada jovem e próspera. O PIB está em crescimento e há três setores fortes:

O setor de serviços e comércio atua bastante nas principais cidades do estado e também no entorno do principal eixo de transporte do Tocantins, a BR-153, via que corta todo o estado de norte a sul. A indústria e a agroindústria do estado são atividades que crescem a cada ano. Destacam-se a indústria de transformação, a indústria extrativista, de alimentos, de eletricidade, de gás, água, esgoto, bem como atividades de gestão de resíduos e construção.

No caso da agropecuária, o destaque fica por conta da produção de milho e arroz, sendo o Tocantins líder de produção da Região Norte e terceiro maior produtor de arroz do Brasil, com 670 mil toneladas/ano. Também é produtor de abacaxi (6º maior do Brasil). O rebanho bovino conta com mais de 8 milhões de cabeças de animais. A pesca e aquicultura também são destaques.

Infraestrutura

  • O Estado do Tocantins conta com diversas infraestruturas, em vários setores. O setor energético com produção hidrelétrica chama atenção com diversas usinas, sendo as mais importantes a Lajeado (município de Lajeado) e Luiz Eduardo Magalhães (município de Miracema).
  • No setor de transportes, destacam-se a BR-153, TO-050, TO-070, TO-255, TO-080, TO-010, TO-445, TO-342, TO-280, TO-040 (trecho entre Almas e a divisa com a Bahia).
  • A Ferrovia Norte-Sul corta também todo o estado de norte a sul e já se encontra em funcionamento de Aguiarnopólis até Porto Nacional.
  • O estado também conta com três aeroportos funcionando nas cidades de Palmas, Araguaína e Gurupi.
Publicado por: Gustavo Henrique Mendonça
Assuntos relacionados
Localização de Santa Catarina no mapa do Brasil
Santa Catarina
As características de um dos estados da região Sul do Brasil.
Localização do Piauí no mapa do Brasil
Piauí
O único estado nordestino em que a capital não se localiza no litoral
Amapá
O estado brasileiro mais bem preservado ambientalmente.
Paraná
O Estado que possui a maior hidroelétrica do mundo.
Rio Grande do Sul
Clique aqui e aprenda sobre a história do Rio Grande do Sul. Conheça seus aspectos econômicos, sociais, demográficos e naturais. Entenda também a economia do estado.
Localização do Espírito Santo no mapa do Brasil
Espírito Santo
O Espírito Santo está entre os cinco primeiros estados exportadores do Brasil! Confira!
Localização de Alagoas no mapa do Brasi
Alagoas
Clique aqui e conheça um pouco mais de Alagoas, um estado brasileiro!
Região Norte
Clique para saber mais sobre a Região Norte. Conheça os estados dessa região e suas características geográficas mais importantes.
Rico em biodiversidade, o bioma Cerrado é a segunda maior formação vegetal do Brasil.
Cerrado
Leia este texto e saiba mais sobre o Cerrado. Esse bioma abrange cerca de 22% do território brasileiro e é considerado a savana do Brasil. Aprenda mais a respeito das principais características dessa grande unidade ecológica, as quais perpassam sua fauna, flora, vegetação, hidrografia, solo e conservação.
Chapada dos Guimarães, localizada no Planalto Central
Planaltos
Clique aqui e conheça um pouco mais sobre os planaltos, um tipo de forma de relevo. No texto falaremos sobre a sua definição, quais são os processos erosivos que os originam, suas particularidades e as localizações. Veja também o maior planalto existente!
Ilha do Bananal, nas margens do Rio Javaés
Ilha do Bananal
Conheça a Ilha do Bananal, a maior ilha fluvial do planeta!