Whatsapp icon Whatsapp

Espírito Santo

O estado do Espírito Santo está localizado na Região Sudeste do Brasil. Possui uma geografia marcada pelo extenso e belo litoral, banhado pelo oceano Atlântico, e pelas serras que cortam o interior do território estadual. Foi um dos primeiros locais ocupados pelos portugueses durante o processo de colonização do Brasil. Além dos portugueses, o estado recebeu muitos outros imigrantes europeus, como alemães e italianos.

Na atualidade, a economia do Espírito Santo está alicerçada no extrativismo mineral. A população estadual é de cerca de 4 milhões de habitantes. O estado possui uma ampla rede de infraestrutura, com destaque para rodovias e ferrovias que ligam o território capixaba às diferentes regiões do Brasil. O governo estadual é formado pelo Legislativo, Executivo e Judiciário. Destaca-se também a cultura muito rica, com a forte presença da religião e da influência dos povos que contribuíram para a construção do estado.

Leia também: São Paulo – estado mais desenvolvido do Brasil

Dados gerais do Espírito Santo

  • Região: Sudeste.
  • Capital: Vitória.
  • Área territorial: 46.074 km² (IBGE, 2019).
  • População: 4.064.052 habitantes (IBGE, 2020).
  • Densidade demográfica: 76,25 hab./km² (IBGE, 2010).
  • Fuso: UTC-3.
  • Clima: tropical.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

História do Espírito Santo

O ano de 1535 marcou a chegada dos colonizadores portugueses no atual território do estado do Espírito Santo. De acordo com fontes históricas, essa chegada ocorreu mais precisamente em um domingo dedicado ao Espírito Santo na tradição católica. Dessa maneira, a região foi batizada com o nome religioso.

Primeiramente, foi fundada uma vila, a Vila do Espírito Santo, atual Vila Velha. Porém, os sucessivos ataques de tribos indígenas fizeram com que uma nova vila fosse criada, dessa vez localizada nas ilhas oceânicas da região. Sendo assim, foi construída a então chamada Vila Nova do Espírito Santo, que é a atual cidade de Vitória, capital do estado.

O Espírito Santo, apesar do pequeno território, sempre foi uma região importante para a ocupação brasileira, em razão da sua localização estratégica. Durante o Brasil Colônia, chegou a ser anexado ao território da Bahia, mas, em 1809, retomou a sua autonomia, sendo a partir de então uma das unidades federativas constitutivas do Brasil.

A história do Espírito Santo está vinculada às diferentes atividades econômicas que foram base da economia brasileira ao longo do tempo, assim como à chegada de imigrantes provenientes de vários países europeus. O cultivo de cana-de-açúcar e, posteriormente, de café foi importante para o desenvolvimento econômico local. A criação de colônias de ocupação foram fundamentais para o povoamento do interior capixaba, em especial as regiões serranas, que receberam muitos imigrantes europeus.

No último século, a proximidade geográfica do estado com as regiões mais desenvolvidas do Brasil foi um precursor da implementação da infraestrutura local. Foram construídas, por exemplo, estradas e ferrovias para o escoamento da produção de minérios provenientes de Minas Gerais. Na atualidade, o Espírito Santo possui bons níveis de qualidade de vida e de renda.

Geografia do Espírito Santo

O estado do Espírito Santo está localizado na Região Sudeste do Brasil e faz limite com:

É banhado pelo oceano Atlântico em toda a extensão leste do seu território.

O relevo capixaba está disposto em uma extensa planície litorânea, que acompanha todo o litoral atlântico estadual, mas também por um conjunto de serras que cortam o interior do estado. A principal formação serrana capixaba é a Serra do Caparaó, onde está localizado o Pico da Bandeira, que, com cerca de 2.890 metros, é o terceiro ponto mais alto do Brasil. Os principais rios do Espírito Santo são o Doce, o Itapemirim e o São Mateus.

A Serra do Caparaó é uma das formações serranas do Espírito Santo. Nela está localizada o Pico da Bandeira.
A Serra do Caparaó é uma das formações serranas do Espírito Santo. Nela está localizada o Pico da Bandeira.

O clima do Espírito Santo é tropical, sendo do tipo tropical oceânico no litoral e tropical de altitude nas regiões serranas. O clima tropical oceânico sofre forte influência da umidade proveniente do oceano, com ocorrência de temperaturas elevadas e muitas chuvas. Já o tropical de altitude, em razão da localização serrana, possui temperaturas mais amenas.

A vegetação do Espírito Santo é predominantemente de Mata Atlântica, com pequenas porções de campos de altitude. No litoral do estado e nas ilhas, ocorre uma vegetação oceânica, composta principalmente por áreas de formação de dunas.

Veja também: Rio Tietê – um dos rios mais importantes da Região Sudeste

Mapa do Espírito Santo

Fonte: IBGE.
Fonte: IBGE.

Divisão geográfica do Espírito Santo

O Espírito Santo possui 78 municípios. Eles estão divididos em 4 regiões geográficas intermediárias e 8 regiões geográficas imediatas. Essa divisão foi realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) no ano de 2017, com base em diferentes critérios regionais. A divisão geográfica do Espírito Santo tem a seguinte lógica:

Regiões geográficas intermediárias

Regiões geográficas imediatas

Vitória

Vitória

Afonso Cláudio - Venda Nova do Imigrante - Santa Maria de Jetibá

São Mateus

São Mateus

Linhares

Colatina

Colatina

Nova Venécia

Cachoeiro do Itapemirim

Cachoeiro do Itapemirim

Alegre

Fonte: IBGE

Demografia do Espírito Santo

O estado do Espírito Santo é o menos populoso da Região Sudeste do Brasil, com cerca de 4 milhões de habitantes. O estado vem apresentando um crescimento demográfico expressivo nos últimos anos. Sua população é predominantemente urbana e apresenta bons indicadores sociais e econômicos.

No Espírito Santo, é forte a presença de descendentes de imigrantes europeus, como os alemães, que ocuparam a região durante o processo de povoamento do território capixaba. A língua alemã, inclusive, ainda é praticada em alguns municípios do estado. Em relação à população dos municípios capixabas, a capital, Vitória, é apenas a quarta cidade mais populosa do estado, com cerca de 350 mil habitantes. Além da capital, são cidades capixabas com mais de 200 mil habitantes: Serra, Vila Velha, Cariacica, Cachoeiro do Itapemirim, Linhares, São Mateus, Guarapari, Colatina e Aracruz.

A cidade de Vitória é a capital estadual do Espírito Santo. É um importante centro turístico e cultural do estado.
A cidade de Vitória é a capital estadual do Espírito Santo. É um importante centro turístico e cultural do estado.

Economia do Espírito Santo

A economia do Espírito Santo possui uma forte base primária, principalmente apoiada pelo extrativismo. Na agricultura, destacam-se os cultivos de cana-de-açúcar, laranja e café. Já na pecuária, o principal destaque é a criação de aves. O extrativismo é o principal ramo econômico do estado, em razão da exploração de mármore, granito, areia, petróleo e gás natural. O minério de ferro, apesar de amplamente exportado pelo Espírito Santo, é proveniente do estado de Minas Gerais.

Já no setor secundário, destacam-se as indústrias siderúrgicas, metalúrgicas, alimentícias e de celulose. Por sua vez, o setor terciário é marcado pelas atividades de comércio e logística, assim como pelo turismo, muito desenvolvido no litoral capixaba.

Veja também: Qual é o PIB do Brasil?

Governo do Espírito Santo

O governo do Espírito Santo segue a mesma lógica de divisão de poderes empreendida na esfera federal. O Poder Executivo é liderado pelo governador. Já o Legislativo local é representado por 10 deputados federais, 3 senadores e 30 deputados estaduais. Por fim, o Poder Judiciário corresponde aos organismos de Justiça do estado.

Bandeira do Espírito Santo

Infraestrutura do Espírito Santo

O estado do Espírito Santo é um dos principais centros logísticos do Sudeste, uma vez que o seu litoral permite a exportação da produção de minérios, em especial proveniente de Minas Gerais. Dessa maneira, o estado possui uma rede de rodovias federais que interligam diferentes regiões do Brasil, bem como duas das mais importantes ferrovias nacionais, a Centro-Atlântica e a Vitória-Minas. Os portos de Tubarão e Vitória são os principais centros exportadores do estado. Além da infraestrutura logística, o estado possui boas estruturas de distribuição de água, energia e telecomunicações. As redes de serviço em saúde e educação estão bem distribuídas pelo território capixaba.

Cultura do Espírito Santo

A cultura do Espírito Santo é fortemente marcada por tradições europeias, africanas e indígenas, povos que ocuparam o estado ao longo dos anos. As principais manifestações culturais capixabas estão ligadas às festas religiosas e também às tradições folclóricas. Destacam-se o Carnaval, a Folia de Reis e o Festival do Boi Pintadinho. O principal gênero musical do estado é o congo. O Espírito Santo possui um forte artesanato, baseado na utilização de conchas e também na fabricação de panelas de barro. O esporte mais praticado é o vôlei. Na culinária capixaba, destacam-se a moqueca, assim como o consumo de peixes e frutos do mar.

Publicado por Mateus Campos

Artigos Relacionados

Bahia
Saiba mais sobre a história do povoamento do território da Bahia. Veja também as principais características geográficas do estado, como demografia e economia.
Distrito Federal
Conheça as características do Distrito Federal. Entenda a divisão geográfica e a forma de administração pública que são específicas desse ente federado brasileiro.
Minas Gerais
Clique aqui e saiba mais sobre a história do estado de Minas Gerais. Conheça também seus principais aspectos naturais, econômicos e culturais.
Paraíba
Conheça as características do território paraibano. Veja mais sobre os aspectos históricos e geográficos da Paraíba, assim como sobre as suas tradições culturais.
Pernambuco
Conheça as principais características geográficas de Pernambuco. Veja quais são as principais atividades econômicas, sociais e culturais presentes no estado.
Piauí
Conheça o Piauí, estado brasileiro que abriga um dos mais importantes sítios arqueológicos do mundo. Saiba mais sobre sua geografia, economia, história e cultura.
Região Sudeste
Conheça os principais aspectos geográficos da região Sudeste do Brasil. Entenda a importância política dessa região, assim como o seu dinamismo econômico.
Rio de Janeiro
Conheças as principais características geográficas do estado do Rio de Janeiro. Veja aspectos da população, da economia e da cultura do território fluminense.
Santa Catarina
Conheças as características de Santa Catarina. Veja quais são os setores de destaque da economia local. Saiba mais sobre os imigrantes que povoaram o estado.
São Paulo
Veja os principais aspectos da geografia e da história de São Paulo. Entenda de que maneira o estado concentra as principais atividades econômicas do país.
Tocantins
Clique e veja todos os aspectos gerais do estado do Tocantins. Conheça sua história, política, economia e sociedade, além de sua diversidade ambiental e natural.
Bandeira de Vitória
Vitória
Conheça o processo histórico de fundação do município de Vitória e características geográficas dessa cidade, que é banhada pelo Oceano Atlântico.
video icon
Português
Variações linguísticas no Enem
Considerando a dinamicidade da língua portuguesa, não se pode negar a importância do estudo das variedades linguísticas, um tema recorrentemente cobrado no Enem. Nesta videoaula, analisaremos, na prática, como são apresentadas as questões sobre esse conteúdo. Confira!

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Videoaula Brasil Escola
Inglês
Genitive Case
É hora de aperfeiçoar sua gramática na Língua Inglesa. Assista!
video icon
Videoaula Brasil Escola
Sociologia
Democracia racial
Você sabe o que significa democracia racial? Clique e nós te ensinamos!
video icon
Tigres Asiáticos
Geografia
Tigres Asiáticos
Assista à nossa videoaula sobre os Tigres Asiáticos, e conheça as razões do desenvolvimento rápido desses territórios.