Amapá

Localizado no extremo norte do território brasileiro, o estado do Amapá faz fronteiras com o Pará, Suriname e Guiana Francesa. Sua capital é Macapá.

A área correspondente ao estado pertencia aos espanhóis conforme o Tratado de Tordesilhas, no entanto, em 1637, a região foi doada ao português Bento Perente, e passou a ser chamada de Costa do Cabo Norte.

Ao longo da história, Amapá foi alvo de constantes invasões. Os ingleses e holandeses tentaram ocupar a região no fim do século XVII, porém, foram expulsos pelos portugueses.
A França, em 1697, enviou tropas para ocupação do território, que foram derrotadas pelos portugueses. Em 1713, os franceses assinaram o Tratado de Utrecht, reconhecendo a soberania portuguesa na região.

Com a independência do Brasil em 1822, o Amapá continuou ligado à província do Pará. A França continuou demonstrando interesse no território, novas invasões por parte deste país ocorreram. Somente no dia 1 de janeiro de 1900, através da Comissão de Arbitragem, em Genebra, o presidente suíço Walter Hauser solicitou a incorporação definitiva do Amapá ao território brasileiro.

Com o intuito de promover o desenvolvimento econômico do Amapá, em 1943, o Governo Federal desvinculou o Amapá do estado do Pará, e transformou-o em território federal. Mas somente 1988, através das disposições da nova Constituição Federal, o Amapá tornou-se definitivamente estado, tendo como capital a cidade de Macapá.


Bandeira do Amapá

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A bandeira do Amapá é composta pelas cores: azul, que representa o céu amapaense; o verde, das matas; o amarelo, que simboliza as riquezas do subsolo; o branco, caracterizando a paz; e o preto, que é uma homenagem aos que morreram lutando pelo Estado.

A extensão territorial do Amapá é de 142.814,585 Km2, divididos em 16 municípios. Conforme contagem realizada em 2010, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a população totaliza 669.526 habitantes, sendo que 89,8% residem em áreas urbanas. Apresenta crescimento demográfico de 3,4% ao ano. Sua capital é Macapá, outros municípios de grande importância são: Santana, Laranjal do Jari, Oiapoque, Mazagão e Porto Grande.

O relevo é caracterizado por planícies com mangues e lagos no litoral e depressão na maior parte, interrompida por planaltos residuais.

Os principais rios do estado são: Amazonas, Araguari, Jari, Maracá e Oiapoque. A vegetação é composta por mangues litorâneos, campos gerais, e, principalmente, floresta Amazônica. O clima é equatorial.

As atividades econômicas desenvolvidas na região são o extrativismo e o manejo da floresta, produção do manganês, ouro, plantações de arroz, milho, feijão e mandioca, além da pesca e criação de búfalos.

O Amapá é o estado brasileiro mais preservado ambientalmente, em 2002 foi criado o maior parque florestal do planeta, o Parque Nacional das Montanhas do Tumucumaque, com área de 3,8 milhões de hectares, área superior ao território da Bélgica.

Publicado por: Wagner de Cerqueira e Francisco
Assuntos relacionados
Acre
Você sabia que o Acre foi o último território anexado ao Brasil? Clique e confira!
Tocantins
Clique aqui e conheça a história do estado mais novo do Brasil, o Tocantins!
Distrito Federal
Características da unidade da Federação onde se localiza a capital federal.
Localização de Santa Catarina no mapa do Brasil
Santa Catarina
As características de um dos estados da região Sul do Brasil.
Localização da Bahia no mapa do Brasil
Bahia
Conheça um pouco mais da população, culinária, vegetação, economia, território e arquitetura do estado da Bahia.
Localização do Piauí no mapa do Brasil
Piauí
O único estado nordestino em que a capital não se localiza no litoral
Localização de Pernambuco no mapa do Brasil
Pernambuco
Aspectos físicos, econômicos, sociais e culturais do estado pernambucano.
Localização de Alagoas no mapa do Brasi
Alagoas
Clique aqui e conheça um pouco mais de Alagoas, um estado brasileiro!