Itália

A Itália é um país altamente desenvolvido localizado na Europa. A sua história é caracterizada pela união de diversos povos que habitavam a região na península Itálica por meio da formação de um Estado, que se tornou um país de grande poderio econômico e político. A Itália é uma república parlamentarista que possui uma infraestrutura de bens e serviços bem equipada e uma economia muito diversificada.

 A geografia italiana é caracterizada pelo relevo montanhoso, pelo clima mediterrâneo e pelo extenso litoral. As paisagens italianas atraem muitos turistas de vários países do globo. Além disso, a cultura do país, suas manifestações artísticas e suas contribuições históricas são muito valorizadas pela humanidade. A população italiana é reconhecida pela hospitalidade e pelo emprego de uma culinária muito rica em produtos naturais.

Leia também: Estados Unidos da América – a nação mais influente do mundo

Dados gerais da Itália

  • Nome oficial: República Italiana

  • Gentílico: italiano

  • Extensão territorial: 301.338 quilômetros quadrados

  • Localização: centro-sul da Europa

  • Capital: Roma

  • Clima: Mediterrâneo, Continental e Alpino

  • Governo: república parlamentarista

  • Divisão administrativa: 20 províncias

  • Idioma: italiano

  • Religiões:

- 91,6% (cristianismo)

- 5,8% (sem religião)

- 2,6% (outras)

  • População: 60.360.000 habitantes

  • Densidade demográfica: 200 habitantes/quilômetro quadrado

  • Índice de Desenvolvimento Humano (IDH): 0,873 (muito alto)

  • Moeda: Euro

  • Produto Interno Bruto: US$2,984 trilhões

  • PIB per capita: US$34.483,20

  • Gini: 33,3%

  • Fuso horário: UTC+1

  • Relações exteriores:

- Organização das Nações Unidas (ONU)

- União Europeia (UE)

- Organização Mundial do Comércio (OMC)

- Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE)

- Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan)

- G8

- G20

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Geografia da Itália

A Itália está localizada na porção centro-sul do continente europeu. Seu território faz fronteira com:

Os mares que banham a Itália são o Adriático, o Jônico e o Tirreno. O relevo italiano é constituído por formações montanhosas, com destaque para os Alpes e os Apeninos. Nos Alpes Centrais, está o monte Rosa, ponto mais alto do país. A Itália possui vulcões ativos, como o Vesúvio e o Etna, localizados no sul.

O clima do país é predominantemente Mediterrâneo, em especial no sul italiano, nas regiões próximas do oceano. Há a ocorrência, ainda, do clima Continental, na porção central, e do clima Alpino, nas áreas de alta altitude no norte do país. A vegetação da Itália é composta por formações vegetais do tipo mediterrâneo, no centro-sul do país, e por florestas temperadas e vegetação de altitude, na região norte. O principal rio italiano é o Pó.

A Itália é formada por belas paisagens geográficas, como o vulcão Etna, o mais alto e um dos mais ativos da Europa.
A Itália é formada por belas paisagens geográficas, como o vulcão Etna, o mais alto e um dos mais ativos da Europa.

História da Itália

No início do processo de povoamento da península italiana, havia várias civilizações que iniciavam a construção de pequenas vilas e povoados, os quais, mais tarde, por meio da liderança do povoado de Roma, foram reunidos sob um único império: o império romano.

A civilização romana foi uma das mais poderosas da história e detinha uma grande área de influência que reunia regiões da Europa, Norte da África e Oriente Médio. Entretanto, diversas disputas políticas e militares enfraqueceram o império e culminaram na sua decadência e dissolução. Os antigos povoamentos romanos tornaram-se, em sua maioria, reinos.

A partir do século XVI, vários reinos oriundos da civilização romana se transformaram em cidades-Estado. Elas se consolidaram como centro do comércio e, ainda, das práticas artísticas em nível mundial, período histórico que ficou conhecido como renascimento. As principais cidades-Estado eram Milão, Florença e Veneza.

O crescimento econômico e a crescente importância política dessas cidades geraram um cenário de disputa geopolítica com países europeus. As cidades-Estado sofreram diversas invasões de países como França, Espanha e Áustria. A vulnerabilidade militar assim como o desejo de reunir os diversos povoamentos em um Estado resultaram na unificação das cidades, formando-se, em 1861, a Itália.

A Unificação Italiana resultou na criação de um país com posição geopolítica de destaque em nível mundial. As atividades comerciais e a industrialização contribuíram para o desenvolvimento econômico e social da Itália. Ao longo da história mais recente, o país participou de forma ativa em vários eventos históricos, políticos e militares.

Na Primeira Guerra Mundial (1914-1918), ele lutou ao lado dos vencedores, chamados Aliados. Já na Segunda Guerra Mundial (1939-1945), com a ascensão do fascismo, o país se aliou aos nazistas, sofrendo uma grande derrota no conflito e tendo enormes prejuízos humanos, territoriais e econômicos.

Veja também: Benito Mussolini – fundador e líder do fascismo italiano

Mapa da Itália

Demografia da Itália

A população da Itália é de aproximadamente 60 milhões de habitantes. O país é o quinto mais populoso da Europa, sendo que a sua população encontra-se concentrada na porção norte, onde estão os principais centros econômicos do país. As maiores cidades da Itália são Roma, Milão, Nápoles e Turim.

A população italiana é bastante homogênea, tanto em termos raciais quanto em termos de língua e cultura. Os italianos desfrutam de alta qualidade de vida, com bons indicadores sociais e alta taxa de expectativa de vida. A população é bastante envelhecida, sendo que a Itália tem uma das menores taxas de fecundidade do mundo.

Economia da Itália

A Itália é uma das principais economias do globo. Os italianos fazem parte de importantes organismos econômicos mundiais, como o G8, além do bloco econômico europeu, a União Europeia. A economia italiana é caracterizada como de alta renda, muito diversificada e com elevada geração de riquezas por meio da oferta de bens e serviços. Nas últimas décadas, o país vem enfrentando algumas dificuldades econômicas, em razão do ambiente econômico global, mas também de dificuldades internas, como instabilidade política e social.

O setor primário da economia italiana é caracterizado pelo uso de alta tecnologia e pela produção de alto valor agregado. Na agricultura, são cultivados alimentos como trigo, beterraba e frutas de clima temperado. A produção de uvas e oliveiras, para a produção de vinhos e azeites, é ampla no país. Na pecuária, predomina a criação de ovelhas, porcos e frangos. A Itália possui poucos recursos minerais, sendo o ramo do extrativismo incipiente no país.

Já em relação à indústria, a Itália é um país altamente industrializado, que produz bens de tecnologia de ponta. São destaque a fabricação de máquinas em geral, automóveis e artigos têxteis. O mercado de produção de bens de alto luxo também é muito importante para o setor.

Por sua vez, no setor terciário, os ramos mais importantes são o bancário e o de comunicação. Além deles, a Itália é um dos países que mais recebem turistas no mundo, sendo a economia do turismo muito desenvolvida, baseada em uma ampla oferta de serviços.

Veja também: O que é importação e exportação?

Infraestrutura da Itália

A Itália é um país altamente desenvolvido que possui uma ótima infraestrutura de redes e serviços para a sua população. O país detém uma extensa rede de rodovias, ferrovias, portos e aeroportos, que ligam o território italiano aos demais países europeus e facilitam as exportações locais.

Em relação à energia, a Itália, em razão dos escassos recursos naturais, é altamente dependente da importação de recursos energéticos. As principais usinas geradoras de energia do país são termelétricas, hidrelétricas e nucleares. Já sobre os serviços públicos, a Itália oferta educação e saúde de maneira universal e gratuita para toda a sua população.

Governo da Itália

A Itália é uma república parlamentarista. Desse modo, o presidente é uma figura de cunho cerimonial, sendo o primeiro-ministro o principal representante político do país. A Itália é governada pelo presidente Sérgio Mattarella, eleito em 2015 para um mandato de sete anos, e também pelo primeiro-ministro Guiseppe Conte, eleito em 2018. O poder Legislativo é eleito por meio do voto direto da população, sendo o Senado formado por 321 membros e a Câmara dos Deputados formada por 630 membros.

Bandeira da Itália

Cultura da Itália

A Itália possui uma cultura milenar, muito diversificada e amplamente valorizada em nível global. O país é reconhecido pela arquitetura, pelas artes plásticas e pelas manifestações artísticas, como o teatro e a dança.

A produção de moda no país é muito forte, sendo mundialmente conhecida pela grande quantidade de marcas famosas de roupas e joias.

Os italianos são um povo muito festivo, sendo que o país possui diversas festividades, como o carnaval. A culinária é formada por pratos com frutos do mar, azeite, vinho e massas.

O esporte mais popular da Itália é o futebol, sendo a Seleção Italiana quatro vezes campeã mundial da Copa do Mundo de Futebol.  

Publicado por: Mateus Campos
Assuntos relacionados
A concentração das indústrias nos EUA
A Indústria no Espaço Norte Americano
A Indústria no Espaço Norte Americano, O que é a Indústria no Espaço Norte Americano, Como ocorre a Indústria no Espaço Norte Americano, Onde ocorre a Indústria no Espaço Norte Americano, A Indústria no Espaço Norte Americano e capitais.
Dubrovnik na Croácia
Croácia
Uma das nações mais prósperas da extinta Iugoslávia.
Madri, capital espanhola
Espanha
Espanha apresenta grande diversidade étnica em sua população, clique e confira!
França
Clique aqui e conheça a França em detalhes. Aprenda sobre suas características físicas, economia e população. Leia algumas curiosidades sobre esse país fascinante.
Valletta, capital de Malta
Malta
País que abriga as construções mais antigas da humanidade.
Port Louis, capital de Maurício.
Maurício
Aspectos gerais de um pequeno país localizado na costa oeste de Madagascar.
Mônaco, o segundo menor país do mundo
Mônaco
Aspectos geográficos do segundo menor país do mundo.
O continente europeu, apesar de ser um dos menores em extensão, é composto por um grande número de países.
Países da Europa
Conheça os países da Europa. Saiba quantos países há no continente, suas capitais e a quais regiões pertencem. Veja também curiosidades sobre os países europeus.