Derivação regressiva

 Derivação regressiva é um tipo de derivação caracterizado pela supressão de parte da palavra primitiva.  Desse modo, temos a regressiva verbal, que é uma palavra substantiva derivada de um verbo, como “caça” (do verbo “caçar”), e a regressiva nominal, que é uma palavra resultante da supressão de um sufixo, como é o caso de “sarampo” (derivado de “sarampão”).

Leia também: Substantivo primitivo — substantivo que pode dar origem a outras palavras

Definição de derivação regressiva

A derivação é um fenômeno linguístico que consiste na formação de uma nova palavra a partir de uma palavra que já existe, ou seja, um termo primitivo. Dessa forma, ao acrescentar um prefixo e/ou um sufixo a um vocábulo já existente, realiza-se o processo de derivação. Assim, o termo “desligar”, por exemplo, é formado pelo prefixo “des-” mais a palavra primitiva “ligar”.

Derivação regressiva é mais um processo de formação de palavras.
Derivação regressiva é mais um processo de formação de palavras.

Entendido tal conceito, podemos falar de um tipo específico de derivação, isto é, a derivação regressiva. Nesse processo de formação de palavras, em vez de acrescentarmos um prefixo ou sufixo a um vocábulo primitivo, suprimimos parte dele, como acontece com o termo “pesca”, do verbo “pescar”.

Assim, quando a palavra derivada tem origem em um verbo, nós a chamamos de “regressiva verbal”, como é o caso de “pesca”. Porém, existe também a “regressiva nominal”, obtida a partir da supressão do sufixo, como ocorre com o termo “boteco”, originário de “botequim”.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Atenção! Não confunda a derivação regressiva com a abreviação vocabular, pois este fenômeno consiste em outro tipo de redução de palavra, caracterizado pela supressão de parte do vocábulo, sem que ele se transforme em uma regressiva nominal, já que não houve supressão de sufixo, nem em uma regressiva verbal, uma vez que a palavra resultante não é um substantivo derivado de um verbo.

Portanto, são exemplos de termos resultantes da abreviação vocabular: “moto” (motocicleta), “cine” (cinema), “quilo” (quilograma) etc. Assim, é possível observar que a forma abreviada é resultado apenas da supressão de parte da palavra, e não de seu sufixo, como ocorre nas regressivas nominais.

Leia também: Substantivo derivado – palavra criada a partir de outra

Exemplos de derivação regressiva

Regressivas verbais

Palavra primitiva

Palavra derivada

Ajudar

Ajuda

Trabalhar

Trabalho

Castigar

Castigo

Mudar

Muda

Atacar

Ataque

Chorar

Choro

Consumir

Consumo

Resgatar

Resgate

Perder

Perda

Regressivas nominais

Palavra primitiva

Palavra derivada

Sarampão

Sarampo

Comunista

Comuna

Português

Portuga

Estrangeiro

Estranja

Japonês

Japa

Barracão

Barraco

Chinês

China

Transação

Transa

Malandrim

Malandro

Exercícios resolvidos

Questão 1 – Marque a alternativa em que se verifica a presença de uma palavra resultante do processo de derivação regressiva.

A) Mal.

B) Manter.

C) Beijo.

D) Felizmente.

E) Infelizmente.

Resolução

Alternativa C. A palavra “beijo” é resultado de derivação regressiva, pois tem origem na palavra primitiva “beijar”.

Questão 2 - Todas as alternativas a seguir apresentam palavra resultante do processo de derivação regressiva, EXCETO:

A) Compra.

B) Barraco.

C) Resgate.

D) Troca.

E) Inútil.

Resolução

Alternativa E. Todas as palavras seguintes são resultado do processo de derivação regressiva: “compra” (do verbo “comprar”), “barraco” (do substantivo “barracão”), “resgate” (do verbo “resgatar”) e “troca” (do verbo “trocar”). A exceção, portanto, é a palavra “inútil”, resultado de derivação prefixal, pois é formada pelo prefixo “in-” mais o adjetivo “útil”.

Questão 3 - Analise os vocábulos a seguir e marque a alternativa que apresenta um termo resultante de abreviação vocabular.

A) Gosto.

B) Foto.

C) Debate.

D) Janta.

E) Asco.

Resolução

Alternativa B. Todos os vocábulos são resultado de derivação regressiva, exceto “foto”, termo resultante da redução da palavra “fotografia”. 

Publicado por Warley Souza

Artigos Relacionados

As composições por justaposição e por aglutinação são processos de composição de novas palavras
Composição
Aprenda as composições por justaposição e aglutinação e amplie seus conhecimentos sobre os processos de formação das palavras.
A derivação é realizada pela união de morfemas aos radicais das palavras primitivas
Derivação
Neste artigo você vai estudar sobre os processos de derivação para a formação de novas palavras na Língua Portuguesa.
Derivação imprópria
Saiba qual é a definição de derivação imprópria. Veja alguns exemplos desse fenômeno linguístico e, além disso, faça exercícios para fixar o conteúdo.
Derivação parassintética
Saiba qual é a definição de derivação parassintética e veja alguns exemplos desse fenômeno linguístico. Resolva também exercícios para fixar o conteúdo.
Derivação sufixal (sufixação)
Saiba o que é a derivação sufixal e veja alguns exemplos desse fenômeno linguístico. Entenda também a diferença entre sufixo nominal, verbal e adverbial.
As palavras cognatas são aquelas que “nasceram juntas”, apresentando assim aspectos morfológicos e semânticos parecidos
Palavras cognatas
Desde o nascimento, elas são inseparáveis! Saiba mais sobre as palavras cognatas!
Substantivo derivado
Saiba o que são os substantivos derivados. Reconheça a diferença entre eles e os primitivos. Aprenda os processos de derivação vocabular.
Substantivo primitivo
Aprenda o que são substantivos primitivos e veja alguns exemplos. Entenda a diferença entre substantivos primitivos e derivados, e resolva os exercícios sobre o tema.
video icon
Português
Coesão textual: substituição
A coesão textual é um conhecimento necessário na produção textual, já que, sem coesão, o texto tende a ser sem coerência e prejudicar o entendimento de quem lê. Nesta série de vídeos, o professor Guga Valente explica os vários tipos de coesão com exemplos práticos.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Videoaula Brasil Escola
Guia de Profissões
Publicidade e Propaganda
Que tal conhecer um pouco mais sobre as funções de um publicitário?
video icon
Videoaula Brasil Escola
Inglês
Genitive Case
É hora de aperfeiçoar sua gramática na Língua Inglesa. Assista!
video icon
Videoaula Brasil Escola
Português
Preposições
Vamos aprender mais sobre essa classe conectiva de termos?