Whatsapp icon Whatsapp

Benjamin Constant

Benjamin Constant foi um militar brasileiro que teve participação na Guerra do Paraguai e foi figura importante na Proclamação da República, em 1889.
Retrato de Benjamin Constant.
Benjamin Constant foi um dos principais militares brasileiros no final do século XIX. [1]

Benjamin Constant foi um militar brasileiro, considerado um dos mais influentes de seu meio no Brasil ao final do século XIX. Nasceu em uma família muito pobre, mas progrediu no exército e participou da Guerra do Paraguai, porém abandonou o conflito por conta de uma malária. Além disso, foi um dos fundadores do Clube Militar.

Ele também foi um dos militares mais ativos na conspiração que derrubou a monarquia no Brasil e proclamou a república em 1889. Era um positivista convicto e foi um dos responsáveis por convencer o marechal Deodoro da Fonseca a aderir à conspiração contra a monarquia. Atuou em dois ministérios durante o governo do marechal.

Leia também: Rui Barbosa — uma das personalidades mais importantes do Brasil entre os séculos XIX e XX

Resumo sobre Benjamin Constant

  • Benjamin Constant nasceu em uma família marcada por problemas financeiros.

  • Na infância e adolescência, passou por inúmeras tragédias, como o falecimento de seu pai por tifo.

  • Ingressou na Escola Militar na adolescência e desenvolveu carreira no exército.

  • Atuou na Guerra do Paraguai, mas retornou ao Brasil ao contrair malária.

  • Participou ativamente do golpe que derrubou a monarquia no Brasil.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Infância e juventude de Benjamin Constant

Benjamin Constant Botelho de Magalhães nasceu na cidade de Niterói, no estado do Rio de Janeiro. A data de nascimento de Benjamin Constant é alvo de polêmica, porque algumas fontes falam que ele nasceu no dia 9 de fevereiro de 1837 enquanto outras falam que seu nascimento se deu no dia 18 de outubro de 1836.

Ele nasceu em uma família muito pobre, e sua infância ficou marcada pelas dificuldades financeiras. Casado com Bernardina Joaquina, o pai de Benjamin Constant era um português chamado Leopoldo Henrique Botelho de Magalhães, um militar que aqui no Brasil trabalhou como professor.

O trabalho de Leopoldo nunca foi o suficiente para sustentar sua família, e em dado momento ele e a família mudaram-se para o interior de Minas Gerais, onde Leopoldo passou a trabalhar em uma fazenda. A vida do pai de Benjamin Constant foi abreviada por conta de tifo, e isso afetou profundamente sua família.

A mãe de Benjamin Constant teve um possível quadro de depressão agravado pela morte do marido. A morte de seu pai o afetou tanto que ele tentou cometer suicídio durante sua adolescência.

Com a morte do pai, Benjamin Constant e sua família retornaram ao Rio de Janeiro, e lá o jovem ingressou em um mosteiro — único meio pelo qual conseguiu ter acesso à educação. O objetivo dele era ingressar na carreira militar.

Carreira militar de Benjamin Constant

Benjamin Constant ingressou na Escola Militar aos 15 anos. Inicialmente, conciliou estudos e trabalho para garantir o sustento da família, mas ao tornar-se cadete de segunda classe, passou a receber um soldo do exército. No exército, tornou-se professor de Matemática e ingressou na Escola de Aplicação do Exército, o que permitiu que ele concluísse sua formação como militar.

O ensino superior de Benjamin Constant também foi em instituições militares, pois graduou-se em Engenharia pela Real Academia Militar. Ele também obteve doutorado em Matemática e Física. Além dos estudos, Benjamin Constant teve uma importante atuação no Exército e esteve envolvido na Guerra do Paraguai, um dos conflitos mais importantes da história brasileira.

Esse conflito foi motivado pelo choque de interesses políticos, econômicos e territoriais que havia entre o Paraguai e o Brasil. A postura paraguaia acabou levando a Argentina a aliar-se ao Brasil e ao Uruguai nesse conflito, iniciado com um ataque paraguaio em dezembro de 1864. Quando foi enviado para a guerra, Benjamin Constant ocupava a patente de tenente-coronel.

Em 1868, Benjamin Constant foi obrigado a abandonar o campo de batalha após contrair malária e, ao retornar ao Brasil, foi condecorado pela sua postura na guerra. Benjamin Constant seguiu no exército, tendo sido promovido algumas vezes ao longo de sua carreira e sendo um dos fundadores do Clube Militar. No exército, Benjamin Constant chegou a obter a patente de coronel.

Carreira de Benjamin Constant na educação

Outro ofício exercido por Benjamin Constant foi o de professor, e ele dedicou anos de sua carreira ao Instituto de Meninos Cegos, uma escola dedicada a educação de crianças cegas. Ele ampliou o tempo que dedicava ao ensino após retornar da Guerra do Paraguai e em 1869 assumiu a posição de diretor do instituto.

Isso aconteceu depois da morte do antigo diretor da instituição, Cláudio Luiz da Costa, sogro de Benjamin Constant. O trabalho de Benjamin Constant à frente dessa escola se estendeu por 20 anos, o que transformou o local em uma referência nacional na educação de jovens cegos. Em 1891, já durante a república, o Instituto de Meninos Cegos passou a chamar-se Instituto Benjamin Constant.

Proclamação da República

Benjamin Constant foi uma das figuras mais importantes na Proclamação da República, evento que se deu em 15 de novembro de 1889, marcando o fim da monarquia no Brasil. Essa mudança se iniciou com um levante militar e concluiu-se com a Proclamação da República por um vereador do Rio de Janeiro, José do Patrocínio.

Positivista convicto, Benjamin Constant foi um dos militares insatisfeitos com a monarquia no Brasil e atuou ativamente para a derrubada desse regime. Na época, os militares estavam insatisfeitos com a monarquia e exigiam melhorias salariais, no sistema de promoção de carreira e ainda estavam incomodados com a proibição aos militares de opinar e engajar-se politicamente.

Benjamin Constant aproximou-se do Partido Republicano e foi um dos grandes responsáveis por garantir o apoio do marechal Deodoro da Fonseca ao movimento contra a monarquia. As ideias de Benjamin Constant para o Brasil eram transformar o país em uma república autoritária e tornar o poder temporal. O militar fazia críticas públicas à monarquia.

Quando as etapas para o golpe estavam quase concluídas, Benjamin Constant decidiu adiar seu início, devido a uma doença de Deodoro da Fonseca. Com a república já proclamada, no final do dia 15 de novembro de 1889, Benjamin Constant defendeu a realização de uma constituinte para elaborar uma nova Constituição para o Brasil e a realização de um plebiscito para decidir a nova forma de governo.

Com a derrubada da monarquia foi formado um Governo Provisório, e quando Deodoro da Fonseca assumiu a presidência, Benjamin Constant assumiu o Ministério da Guerra, mas permaneceu na pasta por um período bastante curto. Entretanto, enquanto esteve na posição, Benjamin Constant foi o responsável por aumentar o salário dos militares e por conduzir uma reforma no ensino militar. Ele também atuou no Ministério da Instrução Pública.

Veja também: Positivismo — a teoria de desenvolvimento social seguida por Benjamin Constant

Morte de Benjamin Constant

Benjamin Constant morreu em 22 de janeiro de 1891. A malária deixou graves sequelas de saúde, e problemas hepáticos causados por essa doença levaram ao seu falecimento.

Crédito de imagem

[1] Arquivo Nacional / Wikimedia Commons (reprodução)

Publicado por Daniel Neves Silva

Artigos Relacionados

Deodoro da Fonseca
Clique para acessar e conhecer mais detalhes sobre a vida de Deodoro da Fonseca, importante militar brasileiro no século XIX.
Dom Pedro I
Acesse para conhecer detalhes da vida de D. Pedro I, o responsável por declarar a independência do Brasil em 1822.
Governo Deodoro da Fonseca
Veja como Deodoro da Fonseca liderou a proclamação da república e tornou-se o primeiro presidente do Brasil. Acompanhe as principais medidas do seu governo.
Guerra do Paraguai
Clique e conheça as causas e os principais acontecimentos da Guerra do Paraguai (1864-1870), evento que trouxe mudanças aos países envolvidos.
Positivismo
Clique aqui e descubra o que foi o positivismo, corrente teórica do século XIX que priorizou o desenvolvimento da técnica e o cientificismo.
Proclamação da República
Acesse o site e veja as causas da Proclamação da República em 1889. Conheça também os principais líderes que colaboraram para a derrubada do Segundo Reinado.
video icon
Geografia
Desertos
Assista à nossa videoaula e entenda o conceito de bioma. Conheça as características marcantes do bioma Deserto em seus aspectos climático, vegetacional e sua fauna.