Whatsapp icon Whatsapp

Economia Mineradora

A mineração promoveu a urbanização do interior do Brasil.
A mineração promoveu a urbanização do interior do Brasil.
Esperada desde o início das atividades exploratórias sob terras brasileiras, a descoberta de metais preciosos pela administração colonial portuguesa só aconteceu no fim do século XVII. O anúncio dessa nova atividade de exploração inaugurou uma nova fase da história do Brasil colonial.

Desde então, a chegada dos portugueses atraídos pelo ouro e pela prata motivou um processo de povoamento das regiões interioranas no país. Essa ocupação do interior se fez presente desde o período da União Ibérica (1580-1640), quando o domínio espanhol e a falta de escravos impulsionaram os bandeirantes a desbravarem os sertões. Foi por meio dessas empreitadas, que as primeiras regiões auríferas foram descobertas na região de Minas Gerais e, posteriormente, Mato Grosso e Goiás.

A região, inicialmente explorada pelos bandeirantes nativos, logo assistiu a chegada de vários súditos da Coroa Portuguesa. A corrida pelo ouro chegou a provocar um conflito entre portugueses e bandeirantes, que ficou conhecida como A Guerra dos Emboabas. Depois de garantido o controle sobre tais regiões, a metrópole também teve preocupação em aprimorar seu sistema de tributação e fiscalização sobre as possessões auríferas.

As áreas mineradoras passaram a ser cercadas por oficias do poder metropolitano e novos impostos foram criados na época. Nas casas de fundição, o ouro era fundido e marcado pelo brasão da Coroa Portuguesa. Vários impostos foram criados sobre a atividade mineradora e à medida que as reservas se escasseavam as cobranças só aumentavam. Ainda assim o contrabando era uma atividade recorrente. A opressão portuguesa recebeu forte resposta como na Revolta de Filipe do Santos e na Inconfidência Mineira.

Além de potencializarem as tensões entre a colônia e a metrópole, a mineração também trouxe certa dinamicidade na economia interna. A pecuária e a agricultura nas regiões Sul e Nordeste cresceram com a demanda por víveres nas regiões mineradoras. Ao mesmo tempo, a mineração imprimiu outra dinâmica na trajetória econômica dessas regiões, já que o foco das atividades iniciou-se nos centros urbanos para só depois, com a decadência da mineração, se voltar para o campo.


Por Rainer Sousa
Mestre em História
Publicado por Rainer Gonçalves Sousa
Assista às nossas videoaulas

Artigos Relacionados

21 de abril – Dia de Tiradentes
Saiba por que se comemora o Dia de Tiradentes em 21 de abril e conheça um pouco mais sobre essa importante figura da história brasileira.
O nome do nosso país remonta antigos mitos da Antigüidade.
A origem do termo Brasil
Brasil, Filologia, origem do termo brasil, Timeu e Crítias, Brazil, Breasil, Hy Brazil, mitologia irlandesa, mitologia fenícia, Uí Breasil, barzil, descendentes do clã Breasal.
As implicações históricas e culturais ligadas ao emprego das sesmarias.
As sesmarias
Uma política de distribuição de terras de grande relevância na História do Brasil.
Ciclo do Açúcar
Entenda a importância que o açúcar possuía durante o Período Colonial, os principais motivos que deram fim à hegemonia da sua produção e como funcionavam os engenhos.
A colonização do Brasil: um processo que marcou profundamente a formação do nosso país.
Colonização do Brasil
Colonização, Expansão Marítima, Tratado de Tordesilhas, Península Ibérica, Portugal, Colonização Portuguesa, pau-brasil, capitanias hereditárias, governo geral, Ordem de Jesus, jesuítas, exploração colonial.
As embarcações e as companhias de comércio foram o grande sustentáculo da colonização holandesa.
Colonização holandesa
Ações e o processo de formação do projeto colonial holandês.
Com a criação do Governo-Geral, o rei de Portugal ordenou a construção de uma nova capital para o Brasil: Salvador.
Governo-Geral
O que você sabe sobre o Governo-Geral? Obtenha informações valiosas sobre o modelo administrativo implantado por Portugal com o objetivo de centralizar a administração da colônia. Veja os principais acontecimentos dos três governos que administraram o Brasil no período de 1548 a 1572.
Pintura anônima do século XVIII, representando a Guerra dos Emboabas
Guerra dos Emboabas
Veja quais foram as causas da Guerra dos Emboabas. Conheça mais a respeito do desenvolvimento do conflito e de suas consequências para o Brasil Colônia.
A mineração pode gerar diversos impactos ambientais
Impactos ambientais da Mineração
Conheça os principais impactos ambientais da mineração, uma das mais importantes atividades econômicas da atualidade.
A inquisição atuou no Brasil perseguindo aqueles que eram considerados hereges.
Inquisição no Brasil
Clique aqui e entenda o que foi o tribunal da inquisição no Brasil.
video icon
Sociologia
O que é socialismo?
Entenda de uma vez por todas o que é o socialismo, como surgiu, seus principais autores e onde ocorreram as principais experiências históricas desse regime político.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Videoaula Brasil Escola
Inglês
Genitive Case
É hora de aperfeiçoar sua gramática na Língua Inglesa. Assista!
video icon
Videoaula Brasil Escola
Sociologia
Democracia racial
Você sabe o que significa democracia racial? Clique e nós te ensinamos!
video icon
Tigres Asiáticos
Geografia
Tigres Asiáticos
Assista à nossa videoaula sobre os Tigres Asiáticos, e conheça as razões do desenvolvimento rápido desses territórios.