Whatsapp icon Whatsapp

Hera

Hera ficou conhecida como a deusa grega das mulheres, dos casamentos, da família e dos nascimentos. Era a rainha dos deuses, pois era casada com Zeus.
Hera era uma deusa respeitada entre os gregos, e existiam estátuas, santuários e templos em sua homenagem espalhados pela Grécia.
Hera era uma deusa respeitada entre os gregos, e existiam estátuas, santuários e templos em sua homenagem espalhados pela Grécia.

Hera era uma importante deusa da mitologia grega, considerada a deusa das mulheres, dos casamentos, da família e dos nascimentos. Era a protetora de todas as mulheres grávidas e vista como rainha dos deuses por ser casada com Zeus, o deus mais poderoso do panteão grego. Ficou marcada pelos ciúmes que sentia do seu marido e por ser vingativa.

Acesse também: A mitologia que compunha a religiosidade dos nórdicos na Idade Média

Resumo sobre Hera

  • Hera era uma das deusas mais importantes do panteão grego.

  • Era considerada a deusa das mulheres, dos casamentos, da família e dos nascimentos.

  • Era casada com Zeus, o deus mais poderoso de toda a mitologia grega.

  • Sentia muitos ciúmes de seu marido e procurava vingar-se de quem se envolvia com ele.

  • Era patrona de Argos, e havia templos e santuários em sua homenagem por toda a Grécia.

Hera, rainha dos deuses

Uma das deusas mais importantes de toda a mitologia grega era Hera, conhecida como deusa das mulheres, dos casamentos, da família e dos nascimentos. Ela era tida como a deusa responsável por proteger as mulheres grávidas e em trabalho de parto e considerada a rainha dos deuses. Era chamada pelos romanos de Juno.

Os mitos gregos nos contam que o título de rainha foi obtido porque Hera era esposa Zeus, o deus supremo do panteão grego e que comandava o Olimpo, a morada dos deuses. Hera residia no Olimpo, portanto ela também estava entre os 12 deuses olímpicos que existiam na mitologia dos gregos antigos.

Hera era filha do titã Cronos e da titânide Reia e foi resgatada por Zeus quando este se vingou de seu pai e libertou seus irmãos. Assim, Hera, além de esposa, era irmã de Zeus. Cronos devorava os seus filhos porque tinha recebido uma profecia de que um deles um dia o destronaria, assim como Cronos tinha feito com Urano, o seu pai.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Ciúmes de Hera

Os mitos gregos acabaram popularizando a imagem de Hera como uma deusa ciumenta e vingativa. Isso porque grande parte deles mostra Hera furiosa com Zeus, seu marido, e planejando ou executando vingança contra alguém. Esse comportamento de Hera era justificável já que Zeus era um marido extremamente infiel, tendo inúmeros casos extraconjugais.

 Ilustração da deusa Hera cercada por pavões.
Legenda

Assim, Hera estava constantemente irritada com seu marido e sempre despejava a sua fúria nas mulheres com quem Zeus se envolvia e nos filhos que nasciam fruto dessas traições. Um dos casos mais simbólicos é o que envolve o nascimento dos deuses Apolo e Ártemis, filhos de Zeus e Leto.

Hera ficou furiosa quando descobriu que Leto estava grávida de Zeus e agiu para impedir que Leto concebesse os seus filhos. Os mitos gregos contam que Leto sentiu as dores do parto durante meses e só conseguiu dar à luz em uma ilha com a ajuda de Poseidon. Apolo ainda foi obrigado a lutar contra Píton, uma serpente gigante que tinha sido enviada por Hera para perseguir e matar Leto.

Outro personagem que lidou com serpentes enviadas por Hera foi Herácles, que é mais conhecido por seu nome romano, Hércules. Esse herói era filho de Zeus com uma mortal chamada Alcmena. Quando Herácles tinha poucos meses de idade, Hera enviou duas serpentes para matarem o herói em seu berço, mas os mitos narram que ele matou as cobras antes que elas lhe fizessem algum mal.

Hera também vingou-se de Páris, príncipe troiano que apoiou Afrodite em um concurso que elegia a deusa grega mais bela de todas. A vingança de Hera foi concretizada por meio do apoio que ela apoiou os gregos durante a Guerra de Troia, iniciada na mitologia grega quando Páris fugiu com Helena, esposa do rei de Esparta. Essa guerra foi narrada por Homero na Ilíada e teve fim com a invasão e a destruição de Troia pelos exércitos gregos.

Hera, por sua vez, possuía filhos com Zeus. Os filhos dela com seu marido eram Ares, Éris, Hebe, Ilítia e Angelos. Alguns especialistas incluem Hefesto nessa relação, mas há versões da mitologia que dizem que ela gerou esse filho por conta própria, sem contar com a participação de Zeus.

Acesse também: Importância dos poemas de Homero na educação grega

Culto a Hera na Grécia Antiga

A importância de Hera na mitologia significava que ela tinha um papel muito importante para os gregos, sendo uma deusa muito respeitada e que recebia cultos advindos desse povo. Ela era considerada a deusa patrona de Argos, e, em homenagem a essa divindade, existiam diversos santuários espalhados pela Grécia.

Cidades como Olímpia, Tirinto, Corinto e Delos, por exemplo, possuíam templos dedicados ao culto a Hera. Um dos principais locais de culto a essa deusa era a ilha de Samos, onde se localizava o Heraião da ilha de Samos, um importante templo religioso em que Hera era cultuada. Havia também uma competição esportiva realizada por mulheres em homenagem à deusa. Essa competição se chamava Heraia.

Videoaula sobre a religião na Grécia Antiga

Publicado por Daniel Neves Silva

Artigos Relacionados

Os egípcios cultuavam vários deuses que possuíam, cada um, características peculiares
A Religião do antigo Egito
A religião do antigo Egito foi sempre motivo de fundamental respeito e austeridade dessa antiga civilização.
Apolo
Acesse o link e saiba mais detalhes sobre Apolo, um dos principais deuses da mitologia grega. Conheça os amores frustrados desse deus.
Deuses gregos
Conheça mais sobre os deuses gregos. Acompanhe como a mitologia grega trata o surgimento desses deuses, e veja quais eram suas características principais.
Os gregos organizavam vários cultos públicos em homenagem às suas divindades.
Religiosidade grega
Os traços que marcam a origem e o significado dos vários deuses adorados pelos gregos.
Zeus era o deus supremo do panteão grego e residia no Monte Olimpo.
Zeus
Saiba mais sobre Zeus, o deus supremo na religiosidade dos gregos antigos. Entenda como ele se tornou uma divindade de tamanha importância para essa civilização.
video icon
Português
Ana Cristina Cesar
Nesta videoaula, você conhecerá um pouco mais sobre a vida de Ana Cristina Cesar, uma importante escritora brasileira da poesia marginal. Nesta videoaula, você conhecerá um pouco mais sobre a vida de Ana Cristina Cesar, uma importante escritora brasileira da poesia marginal. Confira nossa análise! Confira nossa análise!

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Videoaula Brasil Escola
Filosofia
Anaxágoras
Assista nossa videoaula para entender mais sobre o pensamento pluralista de Anaxágoras.
video icon
Videoaula Brasil Escola
Guia de Profissões
Publicidade e Propaganda
Que tal conhecer um pouco mais sobre as funções de um publicitário?
video icon
Videoaula Brasil Escola
Inglês
Estrangeirismo
Nessa videoaula você entende sobre o estrangeirismo na música "Samba do Approach."