Whatsapp icon Whatsapp

Ísis

Ísis era uma das divindades mais importantes da religiosidade egípcia, considerada a mãe dos deuses e a mãe dos faraós.
Representação de Ísis, uma das divindades mais importantes da religiosidade egípcia.
Ísis era uma deusa com forte relação com a maternidade na religiosidade egípcia.

Ísis era uma deusa presente na religiosidade egípcia e muito relacionada com a maternidade e com a realeza, sendo considerada a mãe dos deuses e dos faraós. Foi uma das divindades mais populares da religiosidade dos egípcios na Antiguidade, sendo parte da Tríade de Abidos.

Ísis era casada com Osíris e mãe de Hórus. O culto a ela era tão importante no Egito que foi levado para a Grécia, tornando-se parte da religiosidade dos gregos também. Essa deusa se tornou bastante popular no primeiro milênio antes de Cristo e a importância de seu culto se enfraqueceu com o avanço do cristianismo.

Leia também: Quais eram os deuses do Egito Antigo?

Resumo sobre Ísis

  • Ísis era uma importante deusa da religiosidade egípcia.

  • Tinha uma grande relação com a maternidade, sendo considerada a mãe dos deuses.

  • Era chamada pelos egípcios de Eset.

  • Tinha uma forte relação com a realeza e era considerada a mãe dos faraós.

  • Era casada com Osíris e mãe de Hórus.

Quem foi a deusa Ísis na mitologia egípcia?

Ísis foi uma das divindades mais conhecidas da Antiguidade e originalmente estava vinculada com a religiosidade egípcia. Sua popularidade fez com que o seu culto chegasse também a outros povos, como os gregos e os romanos. Para os egípcios, Ísis era uma das deusas mais populares e cultuada em diversas partes.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Ísis era a esposa de Osíris, outro deus bastante popular da religiosidade egípcia, sendo considerada a responsável pelas cheias do Nilo. Os egípcios também a tinham, juntamente de Osíris, como quem ensinara a agricultura para a humanidade.

Ísis se relacionava com a realeza egípcia porque os egípcios acreditavam que ela era a mãe de todos os faraós, por isso muitas das suas representações apresentam-na usando um adorno em forma de trono. Além disso, era a responsável pela manutenção da vida e a protetora de marinheiros e de comerciantes.

Essa deusa era conhecida no Egito como Eset, termo traduzido como “assento”, sendo também chamada de Mut-Netjer ou “mãe dos deuses”, uma referência que evidenciava seu caráter materno. O nome Ísis, pelo qual conhecemos essa deusa, é uma atribuição dada pelos gregos.

Por fim, Ísis era parte da Tríade de Abidos, o conjunto de três deuses formado por Osíris, seu marido, e por Hórus, filho deles. Essas três divindades eram muito populares na religiosidade egípcia e conhecidas por terem legado importantes conhecimentos à humanidade.

Mito de Ísis e Osíris

Estátua de Ísis e de Osíris, duas importantes divindades da mitologia egípcia.
Estátua de Ísis (à sua direita) e de Osíris (à sua esquerda), duas importantes divindades da mitologia egípcia.

Na relação de Ísis com Osíris, o episódio em que ela realiza um ritual para ressuscitar o próprio marido é um dos mitos mais conhecidos da religiosidade egípcia. Ísis e Osíris governavam juntos o Egito, sendo Osíris reconhecidamente o primeiro faraó. Ele era considerado um bom e justo governante, sendo bastante popular.

A posição e o prestígio de Osíris incomodavam o seu irmão, Set, que nutria uma enorme inveja do que Osíris possuía. Depois que Set descobriu que sua esposa, Néftis, deitou-se com Osíris, a inveja inicial foi convertida em ódio. O mito conta que o adultério aconteceu porque Néftis disfarçou-se de Ísis, enganando Osíris a deitar-se com ela.

Set elaborou um plano para aprisionar e assassinar o próprio irmão. Ele montou uma armadilha que aprisionou o corpo de Osíris, lançando-o no Rio Nilo. O corpo foi levado até a Fenícia, sendo lá encontrado por Ísis. A deusa então transportou o marido de volta para o Egito, deixando-o sob os cuidados de Néftis, para que pudesse organizar o ritual de ressurreição.

Set descobriu o que estava acontecendo, sequestrou o corpo de Osíris, esquartejou-o e lançou as partes em diversos locais do Egito. As diferentes versões do mito afirmam que Osíris foi esquartejado em 14 ou 42 partes. Ísis deu início a uma nova busca para recuperar todas as partes de seu marido.

Ela encontrou todas, menos uma, o pênis dele. Mesmo assim, ela realizou a ressurreição, e, durante esse ritual, foi engravidada por seu marido. Osíris renasceu, mas não pôde permanecer no mundo dos vivos por faltar uma parte de seu corpo. Da relação entre Ísis e Osíris, nasceu Hórus.

Acesse também: Hórus — o deus dos céus na mitologia egípcia

Como a deusa Ísis era cultuada na religiosidade egípcia?

O culto a Ísis é bastante antigo e se estabeleceu durante o terceiro milênio antes de Cristo, provavelmente durante o Império Antigo (2686-2181 a.C.). É importante pontuar que levaram alguns séculos até que o culto a Ísis se estabelecesse de maneira popular, e ela tornou-se a deusa mais popular do Egito somente no primeiro milênio antes de Cristo.

Por ser uma deusa muito cultuada, Ísis espalhou-se por todo o Egito, e santuários e templos foram construídos para ela em diferentes partes. O santuário mais popular está localizado em Behbeit el-Hagar, é conhecido como Iseu e é considerado o primeiro templo dedicado a essa deusa.

 Templo de Ísis em Assuã, no Egito.
Templo de Ísis em Assuã, no Egito.

Havia sacerdotes e sacerdotisas que mantinham os cultos a Ísis e cuidavam dos templos. Esses locais eram abertos à população em geral, que comparecia para deixar oferendas. Contudo, os santuários mais sagrados de cada templo eram locais reservados unicamente aos sacerdotes e sacerdotisas.

O culto a Ísis no Egito tinha uma grande relação com a mortalidade, pois muitos egípcios acreditavam que ela poderia conceder uma boa vida após a morte. Seu culto conseguiu romper as fronteiras egípcias e foi levado à Grécia por meio das conquistas de Alexandre, o Grande. Na Grécia, seu culto foi muito relacionado à deusa Deméter, e começou a perder força com o crescimento do cristianismo.

Fontes

BULFINCH, Thomas. O livro de ouro da mitologia. Rio de Janeiro: Ediouro, 2006.

HIRST, K. Kris. Osiris: Lord of the underworld in egyptian mythology. Disponível em: https://www.thoughtco.com/osiris-4767242.

MARK. Joshua J. Egyptian Gods – The complete list. Disponível em: https://www.worldhistory.org/article/885/egyptian-gods---the-complete-list/.

MARK, Joshua J. Isis. Disponível em: https://www.worldhistory.org/isis/.

MARK, Joshua J. Osiris. Disponível em: https://www.worldhistory.org/osiris/.

MARK, Joshua J.. The Lamentations of Isis and Nephtys. Disponível em: https://www.worldhistory.org/article/878/the-lamentations-of-isis-and-nephthys/.

Publicado por Daniel Neves Silva

Artigos Relacionados

A Religião do antigo Egito
A religião do antigo Egito foi sempre motivo de fundamental respeito e austeridade dessa antiga civilização.
A morte no Egito Antigo
Sabia como os antigos egípcios encaravam a morte.
Anúbis
Clique no link e conheça Anúbis, o primeiro deus egípcio representante dos mortos e da mumificação. Aprenda sobre o culto a essa divindade no Egito Antigo.
Egito Antigo
Clique aqui e conheça os principais elementos da história do Egito Antigo, uma das civilizações mais antigas do mundo.
Egito – Médio Império
A prosperidade e as disputas que marcaram esse período.
Formação do Império Egípcio
Os fatos e transformações históricas que marcaram o estabelecimento do Império Egípcio.
Hórus
Clique no link e conheça Hórus, deus dos céus e protetor da realeza para os egípcios na Antiguidade. Conheça alguns mitos que envolvem essa divindade.
Set
Clique no link e conheça Set, deus egípcio da guerra e do caos, associado com a desordem. Entenda por que ele matou o próprio irmão, Osíris.
video icon
Escrito"Civilização Micênica" Próximo ao Fresco de uma mulher Micênica.
História
Grécia Antiga: Civilização Micênica
Assista à nossa videoaula para conhecer a história da civilização micênica. Confira também, no nosso canal, outras informações sobre a Grécia Antiga.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Pessoa com as pernas na água
Saúde e bem-estar
Leptospirose
Foco de enchentes pode causar a doença. Assista à videoaula e entenda!
video icon
fone de ouvido, bandeira do reino unido e caderno escrito "ingles"
Gramática
Inglês
Que tal conhecer os três verbos mais usados na língua inglesa?
video icon
três dedos levantados
Matemática
Regra de três
Com essa aula você revisará tudo sobre a regra de três simples.