Whatsapp icon Whatsapp

Nix

Nix foi uma deusa grega conhecida como a personificação da noite. Não foi popular, por isso, foi pouco mencionada nos mitos e na religiosidade gregos.
Ilustração da deusa Nix, a personificação da noite na mitologia grega.
Na mitologia grega, Nix foi a personificação da noite.

Nix foi uma divindade da mitologia e da religiosidade dos gregos na Antiguidade. Era conhecida na Grécia como a personificação da noite, sendo descrita como uma deusa jovem, bela e que usava apenas roupas pretas. Foi pouco popular e não era muito mencionada nos mitos gregos.

Na religiosidade, Nix também foi uma divindade muito popular, pois não teve templos próprios, embora rituais e sacrifícios fossem realizados em sua homenagem. Estátuas também eram construídas para Nix e abrigadas em templos dedicados a outras divindades.

Leia também: Héstia — a deusa grega do lar, da lareira, da vida doméstica e da hospitalidade

Resumo sobre Nix

  • Nix foi uma divindade grega conhecida como a personificação da noite.

  • Não foi muito popular na religiosidade grega nem muito mencionada nos mitos gregos.

  • Foi representada com roupas pretas e residia no Tártaro.

  • Teve inúmeros filhos, entre eles, Hemera, Nêmesis e Hipnos.

  • Não possuía templos próprios na Grécia, mas rituais e sacrifícios eram realizados em sua homenagem, além de estátuas suas terem sido construídas.

Quem foi a deusa grega Nix?

Nix foi uma deusa considerada pelos gregos como a personificação da noite. Apesar de ser presente na mitologia grega e, consequentemente, na religiosidade dos gregos antigos, não foi muito popular e, por isso, tinha pouco espaço nos rituais e nos mitos da época.

Na mitologia, Nix foi parte dos deuses primordiais, os primeiros a surgirem e que se ligaram diretamente com a criação do Universo e dos outros deuses. Os deuses primordiais também representaram as forças do Universo, sendo chamados pelos gregos de protógenos.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Representações de Nix na mitologia grega

A representação de Nix que se popularizou entre os gregos era de uma deusa jovem e bela que usava apenas roupas pretas. Existem representações dela com asas, e considerava-se também que ela dirigia uma biga, um carro de guerra tradicional em alguns povos da Antiguidade. A residência de Nix não era o Olimpo, mas o Tártaro, o local mais profundo do submundo. Ela saía de lá apenas para trazer a noite.

Os gregos consideravam que Nix era uma deusa que havia gerado inúmeros filhos, sendo que a maioria deles nasceu da união dela com Érebo, o deus grego das trevas e da escuridão. Alguns dos filhos atribuídos a essa deusa são:

  • Eris: deusa da discórdia (alguns mitos afirmavam que ela, na verdade, era filha de Zeus e Hera);

  • Hemera: personificação do dia;

  • Tânato: personificação da morte;

  • Nêmesis: deusa da vingança;

  • Hipnos: personificação do sono;

  • Apáte: personificação do engano e da fraude.

Surgimento de Nix

A versão mais tradicional do surgimento de Nix é a dada por Hesíodo, importante poeta grego que relatou uma série de mitos de origem dos deuses gregos. Na sua versão, extraída de um livro chamado Teogonia, Hesíodo afirma que Nix surgiu do Caos, o vazio que existia antes da criação do Universo.

Em outra versão, relatada nos mitos órficos, Nix é apresentada como filha de Fanes, considerado o responsável pela criação de tudo. Os mitos órficos surgiram por meio de um profeta da Trácia chamado Orfeu, e acredita-se que Nix tenha tido um papel importante nos cultos órficos na Grécia. Esses cultos, no entanto, não estavam diretamente ligados com a religiosidade tradicional grega.

Nix e Zeus

Nix não era a divindade mais popular entre os gregos, por isso não havia muitas menções a ela na mitologia. Uma menção de destaque diz respeito a um contato entre ela e Zeus. Essa história começa quando Hipnos, filho de Nix, é chamado para fazer um favor para Hera, esposa de Zeus.

Nesse favor, Hipnos teria colocado Zeus em um sono profundo a pedido de Hera, o que não agradou a Zeus, deixando-o irritado com Hipnos. Com isso, Zeus decidiu vingar-se de Hipnos. Para fugir da fúria de Zeus, o filho de Nix se abrigou junto de sua mãe, e Zeus, temendo Nix, finalizou sua perseguição. O mito então demonstra que Zeus temia Nix.

Acesse também: Quem são os 12 deuses do Olimpo?

Nix na religiosidade grega

Nix era cultuada pelos gregos, mas não de forma intensa. Não havia templos para ela, mas rituais religiosos eram realizados, além de estátuas terem sido construídas e abrigadas no interior de outros templos, como no Templo de Hera, em Olímpia. Havia também oráculos dedicados a Nix, e sacrifícios costumavam ser realizados a seu favor.

Fontes

BULFINCH, Thomas. O livro de ouro da mitologia: histórias de deuses e heróis. Rio de Janeiro: Ediouro, 2006.

CARTWRIGHT, Mark. Orpheus. Disponível em: https://www.worldhistory.org/Orpheus/.

MIATE, Liana. Nyx. Disponível em: https://www.worldhistory.org/Nyx/.

MIATE, Liana. Thanatos. Disponível em: https://www.worldhistory.org/Thanatos/.

THEOI PROJECT. Nyx. Disponível em: https://www.theoi.com/Protogenos/Nyx.html.

THEOI PROJECT. Phanes. Disponível em: https://www.theoi.com/Protogenos/Phanes.html.

Publicado por Daniel Neves Silva

Artigos Relacionados

Deuses do Olimpo
Clique e acesse para saber detalhes sobre os deuses do Olimpo. Veja quem eram os 12 deuses olímpicos e conheça seus destaques.
Deuses gregos
Conheça mais sobre os deuses gregos. Acompanhe como a mitologia grega trata o surgimento desses deuses, e veja quais eram suas características principais.
Hera
Clique e saiba mais sobre Hera, importante deusa da mitologia grega. Veja as histórias que envolviam essa divindade nos mitos gregos.
Religiosidade grega
Os traços que marcam a origem e o significado dos vários deuses adorados pelos gregos.
Zeus
Saiba mais sobre Zeus, o deus supremo na religiosidade dos gregos antigos. Entenda como ele se tornou uma divindade de tamanha importância para essa civilização.