Whatsapp icon Whatsapp

Deuses do Olimpo

Os deuses do Olimpo eram 12 deuses gregos que residiam no cume do Monte Olimpo. Eram os deuses mais poderosos e mais populares da religiosidade grega.
Esculturas de deuses do Olimpo no alto da sede da Academia de Atenas.
Detalhe de uma construção que retrata parte dos 12 deuses olímpicos. [1]

Os deuses do Olimpo, também conhecidos como deuses olímpicos, eram os 12 deuses gregos conhecidos por residir no alto do Monte Olimpo. Esses deuses, com exceção de Afrodite, ou eram filhos ou irmãos de Zeus, sendo os deuses mais poderosos e populares da religiosidade dos gregos na Antiguidade.

A supremacia dos deuses olímpicos começou com Zeus, quando ele iniciou uma revolta contra o seu pai, o titã Cronos. Com a vitória de Zeus e de seus irmãos, os deuses olímpicos se estabeleceram como os mais poderosos, sendo liderados por Zeus. Esses deuses são mencionados com frequência nos mitos gregos.

Saiba mais: Nomes, poderes e características dos deuses gregos

Resumo sobre os deuses do Olimpo

  • Os deuses do Olimpo eram os deuses gregos que residiam no Monte Olimpo.

  • Os mitos gregos mencionam 12 deuses gregos olímpicos.

  • São considerados as divindades mais populares e mais poderosas da religiosidade dos gregos antigos.

  • Estabeleceram-se a partir de Zeus e sua revolta contra o titã Cronos.

  • Os deuses olímpicos eram: Zeus, Hera, Poseidon, Atena, Ares, Deméter, Apolo, Ártemis, Hefesto, Afrodite, Hermes e Dioniso.

O que são deuses do Olimpo?

Os deuses do Olimpo são as divindades que formavam parte do panteão de deuses presentes na religiosidade grega na Antiguidade. O termo “deuses do Olimpo”, na verdade, se refere a um grupo específico dos deuses gregos. Também conhecidos como deuses olímpicos, esses eram os deuses que residiam no cume do Monte Olimpo.

Os gregos acreditavam que o topo do Monte Olimpo era um local habitado pelos principais deuses gregos, sendo que lá eles se alimentavam de néctar e ambrosia. Os deuses gregos residiam nesse local com outros seres. As divindades que tinham moradia no Olimpo eram consideradas as mais poderosas da religiosidade grega.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O principal dos deuses olímpicos era Zeus, deus dos céus e do trovão, considerado o mais poderoso de todos eles. A origem dos deuses olímpicos remonta a ele, filho dos titãs Cronos e Reia. Os mitos gregos contam que Cronos temia que um de seus filhos se rebelasse contra ele e o destronasse.

Por isso, ele devorava todos os seus filhos, mas quando Zeus nasceu, Reia interveio na situação, para impedir que ele também fosse devorado. A titânide deu uma pedra para Cronos, que, enganado, a devorou pensando se tratar de Zeus. O deus grego cresceu longe de seu pai e em segurança.

Ao tornar-se adulto, Zeus decidiu retornar para resgatar os seus irmãos — Poseidon, Hera, Hades e Deméter. Zeus fez com que Cronos vomitasse os seus irmãos, resgatando-os, e isso deu início a uma guerra dos deuses gregos (Zeus e seus irmãos) contra os titãs. Essa guerra recebeu o nome de Titanomaquia, teve duração de dez anos e foi vencida por Zeus e por seus irmãos.

Depois do conflito, Zeus, Hades e Poseidon procederam com a divisão dos domínios de cada um. Zeus se estabeleceu como o mais poderoso de todos os deuses gregos. Ele era irmão ou pai de cada deus olímpico, com exceção de Afrodite. Existem duas versões do nascimento de Afrodite, sendo que em uma ela é filha de Zeus, mas em outra ela é apresentada como filha de Urano.

Veja também: Medusa — criatura da mitologia grega que foi morta por Perseu, filho de Zeus

Quem são os deuses do Olimpo?

Ao todo, a mitologia grega apresentava 12 deuses que residiam no Monte Olimpo, considerados portanto deuses olímpicos. É importante falar que um dos deuses mais importantes da religiosidade grega, Hades, não era considerado um deus olímpico. Isso porque a residência de Hades era o submundo, e era sua responsabilidade impedir que a alma dos mortos fugisse de lá.

Os 12 deuses olímpicos eram os seguintes: Zeus, Hera, Poseidon, Atena, Ares, Afrodite, Deméter, Apolo, Ártemis, Hefesto, Hermes e Dioniso. Vejamos destaques de cada um deles.

  • Zeus

Zeus, como mencionado, era o principal deus do panteão grego, sendo também o mais poderoso. Era considerado o deus dos céus, do raio e do trovão e a maior autoridade no Monte Olimpo. Era casado com Hera, e os mitos gregos relatam inúmeras histórias de traição de Zeus. Filho de Cronos e Reia, foi quem liderou a revolta contra o próprio pai. É bastante mencionado nos mitos gregos.

  • Hera

Hera era a deusa das mulheres, do casamento, da família e do nascimento, sendo a protetora de todas as mulheres grávidas. Era conhecida por seu temperamento explosivo e por seu ciúme doentio em relação ao seu marido, Zeus. Os mitos gregos trazem inúmeras passagens de como Hera poderia ser terrível com quem se envolvia com seu marido. Nutria uma grande rivalidade com Atena e Afrodite.

  • Atena

Atena era a deusa da sabedoria, da guerra defensiva, mas também das habilidades e dos ofícios. Era considerada uma das deusas mais sábias de todo o panteão grego, além de ser considerada uma deusa guerreira. Por isso, era retratada pelos gregos utilizando roupas militares. Os mitos gregos contam que ela teria nascido da cabeça de Zeus.

  • Poseidon

Conhecido como o deus dos mares e dos rios, Poseidon era o patrono dos marinheiros. Ele também tinha uma forte associação com os cavalos e era tido como o responsável por ensinar a humanidade a cavalgar. Tinha uma forte rivalidade com seu irmão Zeus e era muito temido pelos gregos.

  • Ares

Ares era o deus da guerra, sendo relacionado com seu aspecto mais violento: o derramamento de sangue. Era representado com roupas militares e considerado um deus corajoso, embora os mitos gregos, geralmente, colocassem Ares em situações vexatórias. Por isso, os historiadores acreditam que Ares não era um deus muito bem-visto pelos gregos.

  • Deméter

Deméter era irmã de Zeus e conhecida como deusa da agricultura, sendo a responsável pelo crescimento dos grãos que eram plantados. Era mãe da deusa Perséfone, e o mito mais famoso envolvendo Deméter conta do desespero dela para resgatar sua filha, raptada por Hades. Fez um acordo com o deus do submundo para que ficasse junto dela uma parte do ano.

  • Afrodite

Afrodite era considerada a deusa do amor e da beleza, sendo reconhecida como a deusa mais bela entre todas as deusas gregas, tendo a capacidade de fazer qualquer um se apaixonar por ela. Essa deusa possuía uma relação muito profunda com a sexualidade para os gregos antigos. Foi casada com Hefesto, mas traía frequentemente o seu marido, principalmente com Ares.

  • Hefesto

Hefesto era o deus do fogo, da metalurgia e dos vulcões, sendo uma divindade de enorme habilidade manual para a fabricação de diversos utensílios, como armas e armaduras. Era um deus com aparência medonha, o que fazia muitos terem repulsa dele, incluindo Hera, sua própria mãe. A feiura dele teria sido o motivo que fez Hera lançá-lo do alto do Olimpo.

  • Hermes

Hermes era o mensageiro dos deuses do Monte Olimpo e aquele que era responsável por transportar as mensagens enviadas por Zeus. Era conhecido também como deus do comércio e da diplomacia, daí sua capacidade de se comunicar. No entanto, era tido como deus dos ladrões e, por isso, era reputado por ser furtivo. Na religiosidade grega era o deus que levava as almas dos mortos até o rio que levava para o submundo, reino de Hades.

  • Dioniso

Dioniso era o deus grego do vinho, das festas e da alegria, sendo o deus relacionado com o júbilo humano e com o consumo de vinho, bebida tradicional para os gregos. Ficou conhecido como o inventor dessa bebida, e o culto a ele era marcado exatamente pelo seu consumo, mas também pela realização de orgias entre os participantes.

  • Apolo

Apolo era o deus do Sol e irmão gêmeo de Ártemis. Era uma divindade com forte ligação com a música e as artes e era conhecido como dono de uma grande habilidade com o arco e a flecha. Foi o algoz da serpente gigante Píton, enviada por Hera para perseguir a mãe de Apolo. Era um deus conhecido pelo seu vigor físico e pela sua beleza.

  • Ártemis

Ártemis era a deusa da caça, da vida selvagem, da castidade e dos nascimentos. Era também a protetora das mulheres jovens e das mulheres em trabalho de parto. Era irmã gêmea de Apolo e ficou conhecida por exigir uma série de presentes de Zeus, seu pai, dentre os quais estava o desejo de permanecer casta durante toda a sua vida.

Créditos da imagem

[1] Dimitris Koskinas / Shutterstock

Fontes

BULFINCH, Thomas. O livro de ouro da mitologia: histórias de deuses e heróis. Rio de Janeiro: Ediouro, 2006.

The 12 Olympian Gods. Disponível em: https://www.worldhistory.org/collection/58/the-12-olympian-gods/, acessado dia 12 de maio de 2023.

Greek Mythology. Disponível em: https://www.worldhistory.org/Greek_Mythology/, acessado dia 12 de maio de 2023.

Zeus. Disponível em: https://www.worldhistory.org/zeus/, acessado dia 12 de maio de 2023.

Publicado por Daniel Neves Silva

Artigos Relacionados

Afrodite
Clique para conhecer mais sobre Afrodite, deusa grega do amor e da beleza. Conheça histórias dela na mitologia grega e como era o seu culto na Grécia.
Apolo
Acesse o link e saiba mais detalhes sobre Apolo, um dos principais deuses da mitologia grega. Conheça os amores frustrados desse deus.
Deuses gregos
Conheça mais sobre os deuses gregos. Acompanhe como a mitologia grega trata o surgimento desses deuses, e veja quais eram suas características principais.
Hera
Clique e saiba mais sobre Hera, importante deusa da mitologia grega. Veja as histórias que envolviam essa divindade nos mitos gregos.
Medusa
Clique aqui e saiba detalhes sobre Medusa, uma górgona presente na mitologia grega. Conheça o famoso mito a respeito de sua morte.
Poseidon
Clique e acesse para conhecer mais sobre Poseidon, deus grego dos mares e dos oceanos. Veja quando se iniciou o culto a esse deus e o que a mitologia fala dele.
video icon
Texto" Matemática do Zero | Polígono convexo e não convexo" em fundo azul.
Matemática do Zero
Matemática do Zero | Polígono convexo e não convexo
Nessa aula veremos o que é um polígono convexo e um polígono não convexo a partir da definição matemática e, posteriormente, um “macete”.