Whatsapp icon Whatsapp

Pangermanismo

O pangermanismo foi um movimento ideológico com caráter nacionalista iniciado no século XIX. Ele defendia a união dos povos germânicos da Europa Central.
Fotografia de Adolf Hitler, líder nazista influenciado pelo pangermanismo, fazendo discurso em um evento.
O pangermanismo foi um movimento ideológico que influenciou o nazismo. Uma de suas características era a crença em uma superioridade racial alemã. [1]

O pangermanismo foi um movimento ideológico com caráter nacionalista que surgiu no final do século XIX. Ele foi fundamental para a unificação alemã e amplamente difundido pela Liga Pangermânica, criada em 1895.  Almejava a expansão do Império Alemão por meio da anexação e união dos povos germânicos que habitavam a Europa Central. Defendia uma política expansionista mais forte através de um nacionalismo radical e de um discurso racista de superioridade racial alemã.

Ao longo de sua existência, a Liga Pangermânica contou com o apoio de intelectuais e com incentivo da Sociedade Alemã Colonial, Liga Germânica no Exterior, Liga das Escolas Alemãs e de partidos políticos. Além disso, a Liga Pangermânica teve atuação nas colônias alemãs e em outras partes do mundo, como no Brasil.

Leia também: Etnocentrismo — uma visão preconceituosa e unilateralmente formada sobre outros povos, culturas, religiões e etnias

Resumo sobre o pangermanismo

  • O pangermanismo foi um movimento ideológico com caráter nacionalista que surgiu durante o século XIX.
  • Ele foi amplamente difundido pela Liga Pangermânica (“Alldeutscher Verand”), criada em 1895. 
  • A Liga Pangermânica defendia uma política expansionista mais forte através de um nacionalismo radical e de um discurso racista de superioridade racial alemã.
  • O pangermanismo almejava a expansão do Império Alemão por meio da anexação e união dos povos germânicos que habitavam a Europa Central.
  • Algumas das principais características do pangermanismo era o forte sentimento nacionalista, a ideia de superioridade racial e a defesa da união de todos os povos germânicos.
  • O pangermanismo foi fundamental para a propaganda nacional-socialista alemã.
  • No Brasil, a Liga Pangermânica teve atuação no estado de Santa Catarina ao final do século XIX.
  • O fortalecimento do pangermanismo foi um dos fatores que levaram à participação da Alemanha na Primeira Guerra Mundial.
  • Enquanto o pangermanismo estava relacionado à união dos povos germânicos, o pan-eslavismo estava relacionado à união dos povos eslavos.
  • O pangermanismo e o pan-eslavismo foram movimentos nacionalistas que foram fundamentais para a ascensão e o fortalecimento de regimes autoritários e totalitários.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Contexto histórico do pangermanismo

Ao longo da segunda metade do século XIX, a política de nacionalidades foi se intensificando na Europa, fortalecendo movimentos nacionais e favorecendo a formação de Estados modernos. Nesse contexto, o pangermanismo surgiu como uma ideologia nacionalista, sendo consolidado como um movimento ideológico de caráter nacionalista com a criação da Liga Pangermânica (“Alldeutscher Verand”), no ano de 1895.

O pangermanismo foi fundamental para a unificação alemã, pois esse processo de unificação se deu por meio da construção de um sentimento de pertencimento e de identidade nacional pautado na ideia de união territorial, estatal, econômica e militar entre os povos germânicos. Nesse sentido, o processo de unificação dos Estados germânicos liderado pela Prússia por meio da atuação do primeiro-ministro Otto von Bismack foi consolidada após a Guerra Franco-Prussiana (1870-1871).

Como consequência da Guerra Franco-Prussiana, por meio da assinatura do Tratado de Frankfurt (1871), a França perdeu a região de Alsácia-Lorena para a Alemanha, fato que intensificou o sentimento revanchista francês em relação aos alemães. Em contrapartida, buscando limitar o desenvolvimento e áreas de atuação francesa, a Alemanha firmou acordos e formou alianças com o Império Austro-Húngaro e com a Rússia.

Após a Conferência de Berlim, realizada em 1879, a Alemanha e o Império Austro-Húngaro estreitaram suas alianças. Posteriormente, a Itália também se uniria ao grupo, levando à formação da Tríplice Aliança em 1882. Assim formava-se a política de alianças que seria fundamental para a eclosão da Primeira Guerra Mundial (1914-1918).

O que foi o pangermanismo?

O pangermanismo foi um movimento ideológico com caráter nacionalista que surgiu no final do século XIX. Ele foi fundamental para o processo de unificação alemã (1871), foi utilizado pela propaganda nacional-socialista alemã e é considerado um dos pilares para o surgimento do nazismo, bem como para o acirramento das tensões durante a Segunda Guerra Mundial (1939-1945).

Suas ideias foram amplamente difundidas pela Liga Pangermânica (“Alldeutscher Verand”), criada em 1895. Entre os objetivos da liga estava a expansão do Império Alemão por meio da anexação e união dos povos germânicos que habitavam a Europa Central. A Liga Pangermânica defendia uma política expansionista mais forte através de um nacionalismo radical e de um discurso racista de superioridade racial alemã.

Ao longo de sua existência, contou com o apoio de intelectuais e com o incentivo da Sociedade Alemã Colonial, Liga Germânica no Exterior, Liga das Escolas Alemãs e de partidos políticos, como o Partido Popular Nacional Alemão.

Quais ideias o pangermanismo defendia?

O pangermanismo defendia a união dos povos germânicos da Europa Central e o fortalecimento militar alemão, e adotava uma postura antissemita. Por meio da Liga Pangermânica, divulgava, propagava e defendia os planos expansionistas alemães. Além disso, almejava integrar os povos germânicos em todo o mundo e estender os direitos de cidadania sob o princípio de jus sanguinis, ou seja, direito de sangue.

Fundamental para a propaganda nacional-socialista alemã, o pangermanismo ligava a nacionalidade alemã a uma herança de sangue remontando às suas origens históricas.  No Brasil, a Liga Pangermânica teve atuação no estado de Santa Catarina ao final do século XIX. Na cidade de Blumenau, os ideais pangermânicos foram espalhados através de periódicos escritos em alemão e por meio do ensino nas escolas particulares de língua alemã, difundindo entre os seus descendentes o sentimento de pertencimento ao império alemão. 

Principais características do pangermanismo

O pangermanismo caracterizava-se pelo forte sentimento nacionalista, antissemitismo, ideia de superioridade racial, adesão ao darwinismo social, defesa da união de todos os povos germânicos, propaganda militarista, atuação em zonas de colonização alemã e defesa do expansionismo e militarismo germânico. 

Pangermanismo na Primeira Guerra Mundial

A unificação tardia da Alemanha, quando comparada com outros Estados europeus, a exemplo da França e da Inglaterra, fez com que a Alemanha reivindicasse uma nova divisão colonial do continente africano. Nesse sentido, a postura neocolonialista da Alemanha, somada à intensificação do fortalecimento do pangermanismo, foi fundamental para a sua participação na Primeira Guerra Mundial, objetivando a sua expansão imperialista.

Como consequência da Primeira Guerra Mundial, a Alemanha foi obrigada a assinar o Tratado de Versalhes, que responsabilizou o país pelos prejuízos do conflito. A humilhação, associada a fortes sanções impostas à Alemanha e à crise econômica interna, foi fundamental para a construção e fortalecimento de um sentimento revanchista pautado no forte nacionalismo presente no pangermanismo, no ideal expansionista e no militarismo. Esse conjunto de fatores favoreceu o surgimento e o crescimento de grupos extremistas ultranacionalistas pautados na ideia de superioridade racial, possibilitando a ascensão de discursos e práticas autoritários e totalitários que culminaram no surgimento do nazismo. 

Assim, o pangermanismo foi fundamental para o fortalecimento de pertencimento e construção da identidade alemã. Além disso, foi importante para a defesa da sua expansão territorial, antes e durante a Primeira Guerra Mundial, assim como para a consolidação de um sentimento revanchista posterior ao conflito. Tal sentimento pode ser apontado como um dos fatores para a eclosão da Segunda Guerra Mundial (1939-1945), além de ter sido fortemente explorado durante a ascensão do nazismo.

Pangermanismo e pan-eslavismo

O pangermanismo e o pan-eslavismo foram fundamentais para a ascensão e o fortalecimento de regimes autoritários e totalitários, como o nazismo e o fascismo, por meio do ultranacionalismo e defesa do militarismo. Ambas as teorias se fortaleceram por meio da defesa do expansionismo territorial de seus respectivos povos e estão inseridas em uma política imperialista e neocolonial do pós-Segunda Revolução Industrial. A seguir, veja as principais características desses movimentos:

  • Pangermanismo: movimento nacionalista antissemita que defendia a união dos povos germânicos da Europa Central. Foi fundamental no processo de unificação alemã ao final do século XIX, para a entrada da Alemanha na Primeira Guerra Mundial e para o acirramento das tensões que levaram à Segunda Guerra Mundial. O pangermanismo tinha como principal representante a Alemanha.
  • Pan-eslavismo: movimento nacionalista que defendia a união dos povos eslavos. Pode ser apontado como uma das motivações que desencadeou o estopim da Primeira Guerra Mundial. O pan-eslavismo tinha como foco a formação da Grande Sérvia por meio do apoio da Rússia.

Veja também: Neonazismo — ideologia que surgiu após a Segunda Guerra Mundial e que busca resgatar os ideais nazistas

Exercícios resolvidos sobre o pangermanismo

Questão 1

(Acafe) O início da Primeira Guerra (1914-1918) completou seu centenário em 2014. Conflito de grandes proporções, ela foi o resultado de disputas econômicas, imperialistas e nacionalistas numa Europa industrializada.

Sobre a Primeira Guerra e seu contexto, todas as alternativas estão corretas, exceto:

A) A questão balcânica evidencia as disputas entre Alemanha e Hungria pelo controle do mar Adriático e coloca em choque os movimentos nacionalistas: pan-eslavismo, liderado pela Sérvia, e o pan-germanismo, liderado pelos alemães.   

B) Apesar de ter começado a guerra como aliada da Tríplice Aliança, a Itália passou para o lado da Tríplice Entente por ter recebido uma proposta de compensações territoriais.   

C) A Rússia não permaneceu na guerra até o seu término. Por conta da revolução socialista foi assinado um tratado com os alemães, e os russos se retiraram da guerra.   

D) Quando a guerra iniciou, multidões saíram às ruas nos países envolvidos para comemorar o conflito: a lealdade e o patriotismo eram palavras de ordem.  

Resolução:

Alternativa A.

Durante a questão balcânica, a oposição se deu entre o Império Austro-Húngaro e a Rússia, envolvendo os povos eslavos. A Alemanha estava envolvida com a ampliação do pangermanismo, defendendo a união dos povos germânicos.

Questão 2

(UEPG) O século XX foi marcado pela ocorrência de dezenas de conflitos locais/regionais e por duas guerras de proporções globais. A Primeira Guerra Mundial, ocorrida entre 1914 e 1918, teve na Europa o centro das ações militares e provocou alterações sociais, políticas e econômicas de grande porte. A respeito desse episódio, assinale o que for correto.

01) Fiel da balança no conflito (por conta de seu poderio bélico), os Estados Unidos participaram da guerra desde seu início, em 1914. Ligados politicamente à Tríplice Entente, os norte-americanos enviaram soldados e armas para a Europa logo nos primeiros meses do conflito.   

02) Ocorrida durante a Primeira Guerra, a Revolução de Outubro de 1917 pôs fim à Rússia Czarista e deu início à União Soviética comunista. Esse acontecimento teve forte repercussão geopolítica durante todo o século XX.   

04) O avanço de movimentos nacionalistas, como o pan-germanismo, expressa o aumento das tensões políticas e das pretensões econômicas de países diretamente envolvidos no conflito.   

08) Em lados opostos na Segunda Guerra Mundial, Alemanha e França foram aliadas na Primeira Guerra. O que motivou a aliança foi a defesa mútua dos territórios de Alsácia-Lorena, pretendidos pela Inglaterra devido às suas riquezas minerais.   

16) Devido à sua extrema letalidade, o uso de armas químicas, como o gás clorídrico, foi proibido logo no início do conflito, após a assinatura de um acordo entre os países envolvidos na Primeira Guerra.  

Resolução:

Somatória: 6 (02 + 04 = 06).

A afirmação 1 está incorreta, pois a entrada dos EUA foi em 6 de abril de 1917, após a aprovação do Congresso.

A afirmação 08 está incorreta, pois a França e Alemanha em inimigas durante a Primeira Guerra Mundial; havia ainda um forte espírito revanchista em função da Guerra Franco-Prussiana.

A afirmação 16 está incorreta, pois não houve proibição de armas químicas na Primeira Guerra Mundial.

Crédito de imagem

[1] Arquivo Nacional / Wikimedia Commons (reprodução)

Fontes

BOULOS JUNIOR, Alfredo. História: sociedade e cidadania, 9° ano. São Paulo: FTD, 2009.

CAMPOS, Flavio de; CLARO, Regina; DOLHNIKOFF, Miriam. História: escola e democracia. 1ª ed. São Paulo: Moderna, 2018.

FREITAS, Gustavo Jaccottet. Partido e totalitarismo em Hannah Arendt. Saberes: Revista interdisciplinar de Filosofia e Educação, n. 9, 2014.

MAGALHÃES, Marionilde Brepohl de. Pangermanismo e nazismo: a trajetória alemã rumo ao Brasil. Campinas: Editora da Unicamp, 1998.

RENAN, Ernest. O que é uma nação? Revista Aulas, Campinas, v. 2, n. 2, p. 1-21, 2006.

Publicado por Vanessa Clemente Cardoso

Artigos Relacionados

Antissemitismo
Clique aqui para entender o que é antissemitismo, qual a origem do termo, o que são povos de origem semita e o porquê de os judeus serem tão hostilizados.
Darwinismo social e imperialismo no século XIX
Saiba como os europeus legitimaram, por meio do darwinismo social, o imperialismo no século XIX, dominando e conquistando os continentes africano e asiático.
Pan-eslavismo
Saiba o que foi o pan-eslavismo, seus principais objetivos e a sua relação com a eclosão da Primeira Guerra Mundial.
Primeira Guerra Mundial
Clique para conferir tudo o que você precisa saber sobre a Primeira Guerra Mundial: suas causas, países envolvidos, fases e consequências.
Questão balcânica
A disputa imperialista que serviu de estopim para a Primeira Guerra Mundial.
Segunda Guerra Mundial
Acesse o site e veja os motivos da Segunda Guerra Mundial. Acompanhe as fases do conflito e seus combatentes. Veja as consequências da guerra para o mundo pós-1945.
Unificação Alemã
Clique aqui e saiba o que foi a Unificação Alemã. Entenda como foi esse processo e descubra quais foram suas consequências.
video icon
Escrito"Civilização Micênica" Próximo ao Fresco de uma mulher Micênica.
História
Grécia Antiga: Civilização Micênica
Assista à nossa videoaula para conhecer a história da civilização micênica. Confira também, no nosso canal, outras informações sobre a Grécia Antiga.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Pessoa com as pernas na água
Saúde e bem-estar
Leptospirose
Foco de enchentes pode causar a doença. Assista à videoaula e entenda!
video icon
fone de ouvido, bandeira do reino unido e caderno escrito "ingles"
Gramática
Inglês
Que tal conhecer os três verbos mais usados na língua inglesa?
video icon
três dedos levantados
Matemática
Regra de três
Com essa aula você revisará tudo sobre a regra de três simples.