Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Matemática
  3. Áreas de figuras planas
  4. Área do Triângulo Equilátero

Área do Triângulo Equilátero

A área de um triângulo pode ser determinada através da aplicação da seguinte fórmula:



Para aplicá-la é preciso ter o valor da base e da altura de um triângulo, sendo, assim, uma fórmula de fácil utilização quando o triângulo for retângulo. No triângulo equilátero ficaria mais trabalhoso o cálculo da sua área utilizando essa fórmula.

Podemos substituir alguns elementos do triângulo equilátero nessa fórmula e encontrarmos outra, que facilitaria calcular a área de um triângulo equilátero. Veja a demonstração da fórmula:

A principal característica de um triângulo equilátero é que ele possui todos os lados iguais. Portanto, se traçarmos a sua altura, que é o segmento de reta perpendicular que parte do ponto A ao ponto M (ponto médio do segmento BC), iremos dividir a base ao meio.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Na figura acima temos um triângulo equilátero ABC de altura h e lados iguais. Ao traçarmos a sua altura, podemos dividi-lo em dois triângulos retângulos idênticos, assim, se aplicarmos o Teorema de Pitágoras em um dos triângulos iremos obter um valor para a altura (h):

Sabendo o valor da altura de um triângulo equilátero e que a sua base vale l, e substituindo esses dados na fórmula, encontraremos a fórmula da área de um triângulo equilátero.

Concluímos que o cálculo da área de um triângulo equilátero utilizando a fórmula  é determinado através do valor da medida do lado, não precisando da medida da altura.

Publicado por: Marcos Noé Pedro da Silva
Assista às nossas videoaulas
Assuntos relacionados
Circunferência Inscrita no Quadrado
Calculando áreas de figuras compostas.
Dados são hexaedros regulares (cubos)
Área do cubo
Clique para aprender a calcular a área do cubo, bem como sua área lateral e a área de suas bases.
O triângulo equilátero possui três lados congruentes
Propriedades do triângulo equilátero
Clique para aprender as propriedades dos triângulos equiláteros e para obter exemplos do uso dessas propriedades em problemas de Geometria.
Figura geométrica formada pela diferença entre as áreas de outras figuras
Área da diferença entre duas figuras
Clique para descobrir como calcular a área da diferença entre duas figuras, isto é, como decompor uma figura para facilitar os cálculos de sua área.
Exemplos de triângulos equiláteros formados por outros três triângulos congruentes obtusângulos
Triângulos
Clique para aprender o que são os triângulos e conheça quais os elementos dessa figura e as suas principais propriedades.
Área do retângulo
Todo quadrado é um retângulo. Aprenda a calcular sua área de uma forma simples!
Área de um triângulo pela geometria analítica
Aprenda mais uma maneira de calcular a área do triângulo.