Whatsapp icon Whatsapp

Sólidos geométricos

Os sólidos geométricos são objetos tridimensionais definidos no espaço. São divididos em três grupos: sólidos quaisquer, poliedros e corpos redondos.
Sólidos geométricos são objetos tridimensionais estudados pela Geometria
Sólidos geométricos são objetos tridimensionais estudados pela Geometria

Sólidos geométricos são os objetos tridimensionais definidos no espaço. Alguns exemplos de sólidos geométricos são: cubos, pirâmides, prismas, cilindros e esferas. O conjunto de todos os sólidos geométricos costuma ser dividido em três grandes grupos: poliedros, corpos redondos e outros.

Poliedros

São sólidos geométricos limitados por faces, que, por sua vez, são polígonos. Assim, qualquer sólido geométrico cuja superfície seja formada somente por polígonos é um poliedro. As linhas formadas pelo encontro entre duas faces de um poliedro é chamada de aresta e qualquer ponto de encontro entre arestas é chamado de vértice.

O grupo dos poliedros é dividido em outros três grupos: prismas, pirâmides e outros. Veja um exemplo de prisma e de pirâmide.

À esquerda, temos o prisma, que é um poliedro formado por duas faces poligonais (dois pentágonos) e todas as suas faces laterais são paralelogramos. À direita, temos a pirâmide: um poliedro que possui apenas uma base poligonal (um pentágono) e cujas faces laterais são todas triângulos.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Corpos redondos

Enquanto os poliedros são sólidos geométricos formados apenas por polígonos e cujas arestas são segmentos de reta, os corpos redondos são aqueles sólidos que possuem curvas em vez de alguma face e que, se colocados sobre uma superfície plana levemente inclinada, rolam. São exemplos de corpos redondos: cones, cilindros e esferas. A figura a seguir mostra um exemplo de cada uma dessas figuras.

Outros

Os sólidos geométricos que não se enquadram nas duas categorias anteriores são o que chamamos de outros. Geralmente são sólidos que possuem uma “face” curva, mas que não rolariam se colocados sobre uma superfície plana. Um exemplo desse tipo de sólido geométrico pode ser encontrado na figura a seguir. Observe que o lado curvo desse sólido fica voltado para dentro.

Publicado por Luiz Paulo Moreira Silva

Artigos Relacionados

Tubos cilíndricos usados na construção civil
Cilindros
Clique e aprenda o que são cilindros, quais os seus elementos e sua classificação e veja as fórmulas para calcular a área e o volume desses sólidos.
Poliedros são figuras geométricas formadas por planos e possuem como elementos vértices, arestas e faces
Classificação de poliedros
Clique para entender os critérios da classificação dos poliedros!
Esfera
Corpo Esférico
Clique aqui e aprenda a calcular a área e o volume de um corpo esférico.
Algumas das 275 diagonais de um polígono de 25 lados
Diagonais de um polígono
Clique para conhecer um modo de obter o número de diagonais de um polígono em que não é necessário contá-las uma a uma.
Geometria espacial
Conheça tudo sobre geometria espacial clicando aqui! Aprenda os principais sólidos e as suas fórmulas para área total e volume.
Figura formada por paralelogramos em perspectiva
Paralelogramos
Clique e descubra o que são paralelogramos e como eles são classificados em quadrados, losangos e retângulos.
Sólidos geométricos mais comuns na Geometria
Planificação de sólidos geométricos
Clique para ver a planificação de alguns sólidos geométricos. Veja como construir essas planificações a partir do número e do tipo de superfícies que podem ser encontradas nessas figuras geométricas tridimensionais. Além disso, obtenha exemplos de como a planificação de cada tipo de sólido deve ser feita.
Arestas de um cubo formadas por prismas vermelhos
Prisma
Aprenda o que é prisma, o modo como esse sólido geométrico é definido e algumas das classificações mais importantes que o envolvem.
O tronco de um cone é um sólido geométrico formado pela parte inferior de um cone após ser seccionado de forma paralela à base.
Tronco de cone
Entenda o que é tronco de um cone e saiba como calcular seu volume e sua área total. Conheça os elementos desse sólido geométrico e resolva exercícios sobre o tema.
Volume da esfera
A esfera é um dos corpos redondos derivados da revolução de um semicírculo. Conheça as regiões da esfera e saiba como calcular seu volume.
O volume de sólidos geométricos é calculado por meio de fórmulas específicas.
Volume de sólidos geométricos
Confira as fórmulas de cálculo de volume dos sólidos geométricos. Veja ainda exercícios para você treinar suas habilidades nesse tipo de cálculo.
Volume do cilindro
Veja aqui o que é um cilindro e entenda seus elementos. Saiba calcular sua área e volume.
As pirâmides mais conhecidas são as de base quadrada
Área da Pirâmide
Clique para aprender a calcular a área da pirâmide e veja algumas fórmulas que podem ser usadas para cálculo da área da base e área lateral!
Dados são hexaedros regulares (cubos)
Área do cubo
Clique para aprender a calcular a área do cubo, bem como sua área lateral e a área de suas bases.
video icon
Biologia
Anexos embrionários
Anexos embrionários ou membranas extraembrionárias são estruturas membranosas que estão relacionadas com vários processos durante o desenvolvimento do embrião. Os anexos surgiram em grupos diferentes e evoluíram com o passar das gerações, tornando-se mais especializados e, em alguns casos, sendo substituídos por outras estruturas. Saiba mais!

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Videoaula Brasil Escola
Inglês
Genitive Case
É hora de aperfeiçoar sua gramática na Língua Inglesa. Assista!
video icon
Videoaula Brasil Escola
Sociologia
Democracia racial
Você sabe o que significa democracia racial? Clique e nós te ensinamos!
video icon
Tigres Asiáticos
Geografia
Tigres Asiáticos
Assista à nossa videoaula sobre os Tigres Asiáticos, e conheça as razões do desenvolvimento rápido desses territórios.