Estruturas de Lewis

A estrutura de Lewis mostra a formação das ligações em uma molécula, bem como os átomos envolvidos e os elétrons da camada de valência de cada um deles.

Os átomos realizam ligações químicas entre si a fim de alcançar a estabilidade eletrônica. Para isso, compartilham, recebem ou doam elétrons até que alcancem a configuração eletrônica semelhante à de um gás nobre (elemento estável que não tem a necessidade de se ligar a outros átomos). Para representar essas ligações, usamos as estruturas de Lewis.

Leia também: Distribuição eletrônica e a Tabela Periódica

A estrutura de Lewis é usada para representar as ligações químicas estabelecidas entre os átomos.
A estrutura de Lewis é usada para representar as ligações químicas estabelecidas entre os átomos.

Regra do octeto

A regra do octeto diz que, para um átomo alcançar a estabilidade eletrônica, eles devem adquirir a configuração de um gás nobre, ou seja, possuir oito elétrons na sua última camada, a camada de valência — com exceção do hélio, que possui apenas dois elétrons na sua única camada.

Para alcançar a estabilidade eletrônica, os átomos estabelecem ligações químicas entre si, doando ou compartilhando elétrons da sua camada de valência até que fiquem com oito elétrons (ou dois elétrons, para alguns átomos). Por exemplo, o carbono possui quatro elétrons na camada de valência e, por isso, precisa fazer quatro ligações com outros átomos para ficar estável.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Estrutura de Lewis e estabilidade

Para facilitar e demonstrar as ligações que ocorrem entre os átomos, o físico-químico norte-americano Gilbert Newton Lewis elaborou um modelo que explicava as ligações estabelecidas entre os ametais (ligação covalente). Nesse modelo, são representados os elétrons de valência de cada átomo e como se dá a ligação entre eles, afinal a estabilidade do átomo está em sua camada de valência.

Leia também: Ligação iônica — interação em que há perda e ganho de elétrons

Elaboração das estruturas de Lewis

Para determinar a estrutura de Lewis de cada molécula, devemos realizar os seguintes passos.

  1. Determinar o número de elétrons de valência de cada átomo.
  2. Determinar a posição dos átomos na estrutura: o átomo central é sempre o de menor eletronegatividade, e átomos monovalentes (que fazem apenas uma ligação) posicionam-se na extremidade.
  3. Compartilhar os pares de elétrons dos átomos ao redor do átomo central, completando o octeto.
  4. Se faltarem elétrons para completar o octeto, deve-se fazer duplas ou triplas ligações.

Como desenhar estruturas de Lewis

Para desenhar as estruturas de Lewis, é preciso conhecer os símbolos propostos por esse físico-químico. Ele representou cada elétron na camada de valência como um ponto ao redor do símbolo do átomo em questão. Alguns exemplos:

Os símbolos são uma representação da distribuição dos elétrons de valência para cada átomo. Usando o passo a passo descrito anteriormente e os símbolos, vamos representar a estruturas de Lewis para o metano, de fórmula molecular CH4.

1. Determinar o número de elétrons de valência de cada átomo.

2. Determinar a posição dos átomos na estrutura: o hidrogênio fica na extremidade por ser monovalente.

3. Compartilhar os pares de elétrons dos átomos ao redor do átomo central, completando o octeto.

Leia também: Descoberta da primeira partícula subatômica: o elétron

Exercícios resolvidos

Questão 1 - (Unirg) Os elementos químicos genéricos, X e Y, apresentam as seguintes distribuições eletrônicas:

X = 1s2 2s2 2p6 3s1

Y = 1s2 2s2 2p6 3s2 3p1

Suponha que os dois elementos reajam com o cloro. De acordo com as distribuições eletrônicas e as respectivas estruturas de Lewis, as fórmulas moleculares desses compostos serão:

a)  XCl e YCl

b)  XCl2 e YCl2

c)  XCl e YCl3

d)  XCl3 e YCl3

Resolução:

Letra C. O elemento X possui apenas um elétron na camada de valência (3s1) e deve realizar uma ligação para alcançar a estabilidade. Já o elemento Y possui três elétrons (3s2 3p1). O cloro, por possuir sete elétrons de valência, precisa fazer apenas uma ligação para alcançar a estabilidade. Portanto, as fórmulas moleculares dos dois compostos serão: XCl e YCl3, com as respectivas estruturas de Lewis:

Questão 02 - (Udesc) Muitas bebidas alcoólicas, como a cerveja e o vinho, são obtidas através da fermentação (oxidação da glicose em álcool etílico). O álcool etílico acima de concentrações de 0,46 g/litro de sangue provoca alterações no organismo humano e o risco de acidentes automobilísticos é duas vezes maior. Nas estradas, a Polícia Rodoviária possui o bafômetro para utilizar em motoristas com suspeita de embriaguez. Quando o motorista sopra no bafômetro, o álcool presente no “bafo” é oxidado a ácido acético, conforme mostra a reação não balanceada abaixo.

Em relação a isso, desenhe a estrutura de Lewis para a molécula CH3COOH.

Resolução:

A estrutura de Lewis para o CH3COOH é a seguinte:

O carbono está no centro, pois é o elemento menos eletronegativo (entre C e O). Já o hidrogênio está nas extremidades por ser monovalente.

Publicado por Victor Ricardo Ferreira

Artigos Relacionados

O dióxido de carbono é formado por ligações covalentes entre o carbono e dois átomos de oxigênio
Ligação Covalente
Entenda como ocorre a ligação covalente e como ela é representada por meio de fórmulas eletrônicas e estruturais.
O tipo de ligação química que forma os compostos é que determina suas propriedades
Ligações Químicas
Entenda por que os átomos reagem entre si, originando as ligações químicas. Veja também o que diferencia as principais ligações, que são: ligação iônica, covalente e metálica.
video icon
Física
Força normal
A normal é uma força de reação que uma superfície produz quando é comprimida por algum corpo ou objeto. Na videoaula de hoje, aprenderemos sobre a definição de força normal e sobre como a calcular.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Videoaula Brasil Escola
Guia de Profissões
Publicidade e Propaganda
Que tal conhecer um pouco mais sobre as funções de um publicitário?
video icon
Videoaula Brasil Escola
Inglês
Genitive Case
É hora de aperfeiçoar sua gramática na Língua Inglesa. Assista!
video icon
Videoaula Brasil Escola
Português
Preposições
Vamos aprender mais sobre essa classe conectiva de termos?