Nomenclatura usual para álcoois
A regra de nomenclatura usual para os álcoois é uma forma diferente de nomear esses compostos orgânicos, levando em consideração a nomenclatura oficial estabelecida pela União Internacional de Química Pura e Aplicada (IUPAC). Normalmente o nome do álcool segue os padrões estabelecidos pela IUPAC:
Prefixo + infixo + ol
A regra oficial de nomenclatura dos álcoois prioriza a quantidade de carbono, o tipo de ligações existentes entre os carbonos e a posição ocupada pelo grupo hidroxila. Veja um exemplo:
A cadeia desse álcool apresenta três carbonos (prefixo prop), apenas ligações simples (infixo an) e o grupo hidroxila está localizado no segundo carbono da cadeia (2-ol). Dessa forma, o nome do composto é propan-2-ol.
Todavia, um álcool também pode apresentar um nome usual, que é aceito e reconhecido pela própria IUPAC. Neste texto vamos dar ênfase na regra de nomenclatura usual para os álcoois, a saber:
Álcool + nome do radical + ico
A regra de nomenclatura usual que é aceita para os álcoois tem como princípio básico a utilização dos nomes dos radicais orgânicos. Uma dica que facilita a utilização dessa regra é demarcar o grupo hidroxila presente na cadeia do álcool:
Exemplo de demarcação do grupo hidroxila na cadeia do álcool
Ao demarcar a hidroxila, estamos expondo o radical orgânico ligado a ela. No caso acima, temos o radical metil, logo, o nome usual dessa estrutura é álcool metílico.
Exemplos:
- Etanol
Demarcando o grupo OH no etanol, visualizamos o radical etil. Assim sendo, o nome usual dessa substância é composto pelo termo álcool + etil + ico: álcool etílico.
- Propan-2-ol
Demarcando o grupo OH no Propan-2-ol, visualizamos o radical isopropil. Assim sendo, o nome usual dessa substância é composto pelo termo álcool + isopropil + ico: álcool isopropílico.
- Butan-2-ol
Demarcando o grupo OH no Butan-2-ol, visualizamos o radical sec-butil. Assim sendo, o nome usual dessa substância é composto pelo termo álcool + sec-butil + ico: álcool sec-butílico.
- Fenil-metanol
Demarcando o grupo OH no Fenil-metanol, visualizamos o radical benzil. Com isso, o nome usual dessa substância é composto pelo termo álcool + benzil + ico: álcool benzílico.