Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Química
  3. Curiosidades Químicas
  4. Química do sabonete

Química do sabonete

A Química do Sabonete envolve todas as substâncias que são utilizadas no processo de fabricação desse produto.

De uma forma geral, denominamos de sabonetes sólidos os sabões especiais utilizados para a higiene corporal. Eles apresentam componentes químicos específicos para essa finalidade.

Como são sabões, os sabonetes sólidos espumam e retiram sujeiras corporais (compostas por óleos, gorduras, micro-organismos etc.). Para produzir um sabonete sólido, são utilizados como componentes básicos:

  • Gorduras ou Óleos;

  • Barrilha (carbonato de sódio) ou hidróxidos (de sódio ou potássio);

  • Essência.

a) Processo químico de formação de um sabonete sólido

O sabonete sólido é obtido a partir de um processo reacional denominado de reação de saponificação. Nessa reação, o óleo ou a gordura reage com o componente básico, formando um sal, como podemos observar na equação de saponificação representada abaixo:

Equação representando um processo de saponificação
Equação representando um processo de saponificação

Podemos observar na equação acima que o triglicerídeo (que pode ser um óleo ou gordura) reage com a substância básica, sendo desintegrado em três estruturas. As três estruturas formadas no rompimento recebem um átomo do metal (sódio ou potássio) proveniente do composto básico, sendo classificadas como sais. Além do sal, também temos a formação da substância glicerina.

O sal formado na saponificação apresenta uma região polar (vermelha) e uma região apolar (azul), como demonstrado na estrutura abaixo:

Regiões polar e apolar em um sabão
Regiões polar e apolar em um sabão

Por apresentar uma região polar e outra apolar, o sabonete consegue realizar a função de limpeza, pois interage com as mais variadas substâncias.

b) Características químicas de cada componente utilizado na produção do sabonete sólido

  • Gorduras

São compostos químicos (lipídios) originados a partir da reação entre o glicerol (álcool) e ácidos graxos saturados ou insaturados, que apresentam cadeias longas, contendo um grupo carboxila em uma das extremidades.

Equação que representa a formação de uma gordura
Equação que representa a formação de uma gordura

Um lipídio só é considerado uma gordura quando pelo menos dois dos três grupos (ramificações) presentes na estrutura são saturados (apresentam apenas ligações do tipo simples). Abaixo temos um exemplo da cadeia de uma gordura:

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Fórmula estrutural de uma gordura
Fórmula estrutural de uma gordura

Por terem uma maior quantidade de ramificações saturadas, as gorduras possuem um ponto de fusão elevado e, por isso, são encontradas sempre no estado sólido em temperatura ambiente.

  • Óleos

São compostos químicos (lipídios) originados a partir da reação entre o glicerol (álcool) e ácidos graxos saturados ou insaturados, que apresentam cadeias longas, contendo um grupo carboxila em uma das extremidades.

Equação que representa a formação de um óleo
Equação que representa a formação de um óleo

Um lipídio só é considerado um óleo quando pelo menos dois dos três grupos (ramificações) presentes na estrutura são insaturados (apresentam uma ou mais insaturações). Abaixo temos um exemplo da cadeia de um óleo:

Fórmula estrutural de um óleo
Fórmula estrutural de um óleo

Por terem uma maior quantidade de ramificações saturadas, os óleos possuem um ponto de fusão mais baixo e, por isso, são encontradas sempre no estado líquido em temperatura ambiente.

  • Álcalis

Os álcalis são as substâncias básicas utilizadas na produção do sabonete. Os mais utilizados são:

- Hidróxido de sódio (NaOH)

Substância iônica (formada por ligação iônica), denominada de base de Arrhenius, que apresenta cor branca (leitosa) e estado físico sólido, sendo extremamente reativa e corrosiva, além de ser higroscópica (absorve a umidade do ar).

- Hidróxido de potássio (KOH)

Substância iônica (formada por ligação iônica), denominada de base de Arrhenius, que apresenta cor branca (opaca ou transparente) e estado físico sólido, sendo extremamente tóxica e corrosiva.

- Carbonato de sódio (Na2CO3)

Substância iônica (formada por ligação iônica), denominada de sal de Arrhenius, que apresenta cor branca (translúcido) e estado físico sólido.

  • Essências

As essências, de uma forma geral, são os produtos utilizados para fornecer um odor agradável ao sabonete sólido. Quimicamente falando, são grupos de substâncias que possuem grupos funcionais de álcoois, ésteres e cetonas, além de terpenos (compostos orgânicos que apresentam cadeias longas de dez a quinze carbonos).

Sabonete sólido utilizado no dia a dia
Sabonete sólido utilizado no dia a dia
Publicado por: Diogo Lopes Dias
Assuntos relacionados
O ácido acético é um dos ácidos carboxílicos mais usados no cotidiano
Ácidos Carboxílicos
Veja os aspectos principais sobre os ácidos carboxílicos, tais como definição, nomenclatura, aplicações e propriedades.
A cera de abelha é um éster.
Esteres
Ésteres, compostos orgânicos, fabricação de xaropes, glicéridos, fosfátides, lecitina do ovo, cefalina do cérebro, Essências, Flavorizantes, aromatizantes, acetato de pentila, produção de sabões, cera de abelha, cera de carnaúba.
Sabão: mistura de um éster com uma base.
Reação de saponificação
Como compostos orgânicos reagem para originar o sabão.
Os sabonetes possuem sal de ácido carboxílico em sua composição.
Sais de ácidos carboxílicos
Acesse este link e conheça os sais de ácidos carboxílicos, compostos oxigenados iônicos originados da reação entre um ácido carboxílico e uma base. Apresentam como principais características a polaridade mista (possuem uma parte polar e outra apolar) e elevados pontos de fusão e ebulição.
Muitos aromatizantes e flavorizantes usados em balas e doces são produzidos por meio de reações de esterificação
Reações de esterificação
Conheça as reações de esterificação que produzem essências usadas na indústria alimentícia.