Whatsapp icon Whatsapp

Reações de dupla troca entre sal e ácido

As reações de dupla troca entre sal e ácido produzem um novo ácido e um novo sal a partir da troca de cátions e ânions dos reagentes.
Produção de gás em uma reação química de dupla troca
Produção de gás em uma reação química de dupla troca

Reações de dupla troca são fenômenos químicos nos quais duas substâncias compostas reagem e formam duas novas substâncias compostas por meio da troca de seus íons (cátions e ânions). Um exemplo geral de dupla troca pode ser observado na equação abaixo:

XY + ZD → XD + ZY

Podemos perceber na equação acima que o cátion (X) da substância XY interage com o ânion (D) da substância ZD, e o cátion (Z) da ZD interage com o ânion (Y) da XY.

Quando realizarmos uma reação de dupla troca entre um sal (substância que apresenta um cátion diferente de H+ e um ânion diferente de OH-) e um ácido (apresenta um cátion H+ e um ânion diferente de OH-), sempre ocorrerá a formação de um novo sal e um novo ácido. Abaixo temos uma equação que representa, de forma geral, esse processo:

HY + ZD → HD + ZY

Quando uma reação de dupla troca entre sal e ácido é realizada, pode haver ou não a ocorrência de modificações visuais durante o experimento, como borbulhamento (produção de um gás) e formação de um sólido no fundo do recipiente.

Os critérios que podem ser utilizados para indicar se ocorre ou não alteração visual na reação de dupla troca entre um sal e um ácido são:

  • Formação de um ácido mais fraco que o ácido do reagente

  • Formação de um ácido mais volátil que o ácido do reagente

  • Formação de um ácido mais instável que o ácido do reagente

  • Formação de um sal praticamente insolúvel

Assim, basta um dos critérios descritos acima para sabermos se ocorrerá ou não alteração visual na reação de dupla troca entre um sal e um ácido. Vamos acompanhar agora alguns exemplos que ilustram esse fato:

Exemplo 1: Reação entre o Ácido sulfúrico e o Cianeto de crômio III

A reação ocorre

H2SO4 + Cr(CN)3 → HCN + Cr2(SO4)3

Nesse caso, o cátion H+ do ácido interage com o ânion cianeto (CN-) do sal, formando o ácido cianídrico (HCN), e o cátion Cr+3 do sal interage com o ânion sulfato (SO4-2) do ácido, formando o sal sulfato de crômio III [Cr2(SO4)3].

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Haverá alteração visual porque o ácido formado é mais fraco que o ácido do reagente.

Exemplo 2: Reação entre o Ácido fosfórico e o Borato de cálcio

A reação ocorre

H3PO4 + Ca3(BO3)2 → H3BO3 + Ca3(PO4)2

Nesse caso, o cátion H+ do ácido interage com o ânion borato (BO3-3) do sal, formando o ácido bórico (H3BO3), e o cátion Ca+2 do sal interage com o ânion fosfato (PO4-3) do ácido, formando o sal fosfato de cálcio [Ca3(PO4)2].

Haverá alteração visual porque temos a formação de um sal praticamente insolúvel, já que todo fosfato é solúvel com amônio (NH4+) ou elemento da família IA.

Exemplo 3: Reação entre o Ácido iodídrico e o Cloreto de potássio

A reação não ocorre

HI + KCl → HCl + KI

Nessa dupla troca, o cátion H+ do ácido interage com o ânion cloreto (Cl-) do sal, formando o ácido clorídrico (HCl), e o cátion K+ do sal interage com o ânion iodeto (I-) do ácido, formando o sal Iodeto de potássio (KI).

Não haverá alteração visual porque o sal formado é solúvel em água e o ácido formado não é mais fraco, mais volátil ou mais instável que o ácido do reagente.

Exemplo 4: Reação entre o ácido clorídrico e o carbonato de sódio

A reação ocorre

HCl + Na2CO3 H2CO3 + NaCl

Nessa dupla troca, o cátion H+ do ácido interage com o ânion carbonato (CO3-2) do sal, formando o ácido carbônico (H2CO3), e o cátion Na+ do sal interage com o ânion cloreto (Cl-) do ácido, formando o sal cloreto de sódio (NaCl).

Haverá alteração visual porque o ácido formado é mais instável que o ácido do reagente.

Publicado por Diogo Lopes Dias
Assista às nossas videoaulas

Artigos Relacionados

Classificação dos Sais
Entenda mais a respeito da classificação dos sais através deste texto.
Classificação dos ácidos
Descubra quais são os quatro critérios de classificação dos ácidos e como determinar a sua força.
Classificação e nomenclatura dos sais
Conheça a classificação dos sais em neutros, ácidos, básicos, duplos, hidratados e alúmen, além de compreender como é realizada a nomenclatura em cada caso.
Fórmulas dos sais
As fórmulas dos sais são formadas através da troca das cargas dos íons, passando-as aos índices, mas de modo invertido.
Nomenclatura dos ácidos
Você sabe qual é a nomenclatura dos ácidos? Leia o texto e entenda como é feita essa nomenclatura. Veja as regras usadas para nomear os ácidos.
Propriedades e classificação dos ácidos
Propriedades dos ácidos, classificação dos ácidos, ácidos altamente corrosivos, monoácidos, triácidos, diácidos, tetrácidos, hidrogênios ionizáveis, ácido cianídrico, ácido fluorídrico, ácido clorídrico, ácido bromídrico, ácido iodídrico, ácido forte, ácido fraco, ácido semiforte, reação de neutralização, força ácida.
Tipos de Sais
Classificação dos sais quanto à natureza de seus íons.
Ácidos
Clique e descubra a definição de ácido, suas características, classificações e utilizações. Confira também exercícios resolvidos sobre o tema!
video icon
Escrito"Matemática do Zero | Moda e Mediana" em fundo azul.
Matemática do Zero
Matemática do Zero | Moda e Mediana
Nessa aula veremos como calcular a moda e a mediana de uma amostra. Mosrarei que a moda é o elemento que possui maior frequência e que uma amostra pode ter mais de uma moda ou não ter moda. Posteriormente, veremos que para calcular a mediana devemos montar o hall (organizar em ordem a amostra) e verificar a quantidade de termos dessa amostra.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Pessoa com as pernas na água
Saúde e bem-estar
Leptospirose
Foco de enchentes pode causar a doença. Assista à videoaula e entenda!
video icon
fone de ouvido, bandeira do reino unido e caderno escrito "ingles"
Gramática
Inglês
Que tal conhecer os três verbos mais usados na língua inglesa?
video icon
três dedos levantados
Matemática
Regra de três
Com essa aula você revisará tudo sobre a regra de três simples.