2. Química
  3. Gases
  4. Volume molar dos gases

Volume molar dos gases

O volume molar corresponde ao volume ocupado por qualquer gás nas CNTP, que é igual a 22,4 L.

No ano de 1811, o químico italiano Amedeo Avogadro (1776-1856) propôs uma explicação para a relação que havia entre o número de moléculas dos gases e o volume por eles ocupado. Segundo a Hipótese de Avogadro ou Princípio de Avogadro, volumes iguais de quaisquer gases que estão nas mesmas condições de temperatura e pressão apresentam o mesmo número de moléculas.

Isso significa que independente da natureza do gás e do tamanho das suas moléculas, o volume que ele ocupará será proporcional ao número de moléculas que há no frasco. Por exemplo, se temos dois frascos, um contendo gás hidrogênio (H2) e o outro contendo dióxido de carbono (CO2), sendo o volume dos dois igual, isso quer dizer que existe a mesma quantidade de moléculas nos dois frascos.

Esse fato acontece porque o tamanho das moléculas gasosas é considerado desprezível em comparação com a distância entre elas.

Assim, quando consideramos as Condições Normais de Temperatura e Pressão (CNTP), em que a pressão é igual a 1 atm e a temperatura é de 273 K (0ºC), temos que o volume ocupado por 1 mol de qualquer gás sempre será de 22,4 L. Esse valor corresponde ao volume molar dos gases.

Se considerarmos as Condições Ambientais de Temperatura e Pressão (CATP), em que a pressão também é de aproximadamente 1 atm, mas a temperatura é de 298 K (25 ºC), o volume molar passa a ser 25 L.

Portanto, se temos 1 mol de gás hidrogênio e 1 mol de gás carbônico em dois recipientes separados, podemos concluir que ambos estão ocupando o volume de 22,4 L nas CNTP. O número de moléculas deles também é o mesmo, tendo em vista que 1 mol de qualquer gás é sempre 6,0 . 1023 (número de Avogadro).

A diferença estará somente na massa, pois a quantidade e o tipo de átomo em cada molécula são diferentes. No caso de 1 mol de H2, temos a massa total de 2g, enquanto  em 1 mol de CO2, temos a massa de 44 g.

Amedeo Avogadro (1776-1856)
É comum no cotidiano usarmos números multiplicativos para fazer referência a conjuntos de objetos, como milheiro, resma, dúzia e grosa
Mol
Veja o conceito de mol e qual é a sua relação com a massa atômica, com a massa molar, com os coeficientes de uma equação química e com o número de Avogadro.
As transformações gasosas sempre são estudadas com o sistema fechado para que não ocorra alteração no número de partículas e na massa do gás
Transformações Gasosas
Conheça as transformações gasosas (isotérmica, isobárica e isocórica), as leis que as explicam, suas expressões matemáticas e seus gráficos.
Benoit Pierre Emile Clapeyron (1799-1864)
Equação de Clapeyron
Conheça a Equação de Clapeyron ou Equação de estado dos gases perfeitos usada para resolver questões que envolvam transformações gasosas.
Homens aquecendo o ar para que balão de competição suba
Densidade Absoluta dos Gases
Aprenda a calcular a densidade absoluta dos gases e entenda por que os balões de competições conseguem subir através do ar.
Qual é a densidade relativa entre o gás hélio e o ar?
Densidade Relativa dos Gases
Entenda o que é densidade relativa dos gases e veja a dedução de três fórmulas que podem ser usadas para calcular essa grandeza.
O ar e esses cilindros contêm misturas gasosas
Volume parcial dos gases em misturas
Aprenda três formas de calcular o volume parcial de um gás em uma mistura gasosa.
O termômetro é o equipamento usado para medir a temperatura
Temperatura como variável de estado dos gases
Entenda o que é temperatura, como ela é medida, por que ela é considerada uma variável de estado dos gases e como ocorre essa variação.
Ilustração de moléculas de gás carbônico. Assim como ele, a maioria dos gases é formada por moléculas
Conceito e Características dos Gases
Saiba mais sobre as principais características que delimitam os gases ideais.
Exemplos de misturas gasosas
Misturas de Gases
Entenda mais a respeito do comportamento das misturas de gases por meio da Lei de Dalton das pressões parciais e da Lei de Amagat dos volumes parciais.
A Terra é envolvida por uma camada de gases.
Gases
Gases, volume fixo, grau de agitação das partículas, energia cinética, camada de ar atmosférico, gás nitrogênio, gás oxigênio, gases nobres, temperatura, volume, pressão atmosférica, regiões de baixa altitude, variáveis de estado de um gás.
Spray: a pressão contida no frasco pode oferecer perigo.
Equação geral dos gases
Ela aborda as três variáveis de estado (P, V, T).
Gases se apresentam como moléculas ou átomos isolados.
Estudo do comportamento dos gases
Reação dos gases ao aumento de temperatura e pressão.
Gás Hélio: gás perfeito em balões flutuantes.
Gás perfeito
A energia cinética é diretamente proporcional à temperatura.
Variáveis de estado dos gases
Como a pressão, volume e temperatura influem sobre gases.
Gás ideal – exercícios
Aprenda a resolver questões envolvendo gases ideais.
Lei de Avogadro para gases
Hipótese relacionada ao volume molar de gases.
Variáveis de estado dos gases - exercícios
Aprenda a calcular o volume, pressão e temperatura em transformações gasosas.
O vapor de água em uma chaleira pode ser condensado apenas com a diminuição da temperatura. Já os gases que são produzidos em processos industriais se
Diferença entre Gás e Vapor
O vapor é a matéria no estado gasoso quando é capaz de existir em equilíbrio com o estado líquido ou sólido, e o gás é o estado fluido da matéria.
A pressão atmosférica é a força-peso exercida pelos gases sobre uma unidade de área de determinada superfície
Pressão dos gases
A pressão dos gases é a intensidade da força aplicada pelo gás sobre as paredes do recipiente por unidade de área.
O gás ocupa todo o volume do cilindro em que está contido
Volume dos Gases
Entenda por que o volume dos gases é sempre igual ao volume do recipiente, quais são as unidades de medida usadas nesse caso e como fazer suas conversões.
Químico escocês Thomas Graham (1805-1869)*
Lei de Graham
Conheça a Lei de Graham sobre a velocidade de difusão e efusão dos gases e veja como solucionar exercícios sobre esse conteúdo.
Os gases expelidos pela chaminé industrial dispersam-se no ar, isso é um exemplo de difusão
Difusão e Efusão dos Gases
Conheça o que é a difusão e a efusão dos gases, fenômenos que explicam muitas situações do cotidiano.