Baleia-azul

Baleia-azul (Balaenoptera musculus) é o maior animal do mundo e, diferentemente do que muitos pensam, não se trata de um peixe, mas sim de um mamífero aquático.
A baleia-azul é um mamífero aquático que pode atingir mais de 30 metros de comprimento.

A baleia-azul é o maior animal do mundo, sendo provavelmente o maior animal que já habitou o planeta. Esse incrível mamífero aquático pode atingir cerca de 30 metros de comprimento, o que corresponde a praticamente um prédio de 10 andares. Além disso, pode pesar mais de 150 toneladas. A seguir conheceremos mais a respeito da baleia-azul, um animal que, apesar de seu grande tamanho, não se trata de um predador feroz.

Leia também: As peculiaridades do cavalo-marinho

Nome científico da baleia-azul

O nome científico da baleia-azul é Balaenoptera musculus. Essa espécie é um mamífero que faz parte da ordem Cetartiodactyla, família Balaenopteridae e gênero Balaenopter.

Habitat da baleia-azul

A baleia-azul é um animal aquático que apresenta hábitos migratórios e é encontrado em todos os oceanos do nosso planeta. Vale salientar, no entanto, que, de acordo com a União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais (IUCN), esse animal não está presente em mares regionais, tais como Mediterrâneo, Okhotsk e Bering.

Saiba mais: O que é a Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas da IUCN?

Características da baleia-azul

A baleia-azul é um animal aquático que apresenta corpo bastante longo e com formato hidrodinâmico. A cabeça desse animal é larga e possui um formato de U. Da garganta do animal partem pregas ventrais que podem ser observadas até, aproximadamente, metade de seu corpo (veja desenho a seguir).


A baleia-azul apresenta corpo longo, hidrodinâmico e de coloração azul-cinzento.

A coloração do corpo da baleia-azul, como o próprio nome indica, é azul-cinzento, sendo possível observar nele algumas manchas claras. Essas manchas são similares às nossas impressões digitais, sendo estas uma importante forma de identificação do indivíduo, e escurecem com a idade. Na pele das baleias pode ser observado ainda, em certos casos, algumas algas diatomáceas, que garantem um tom marrom ao animal.

A baleia-azul possui nadadeiras peitorais e nadadeiras dorsais relativamente pequenas. A nadadeira caudal destaca-se por ser larga e apresentar um pedúnculo caudal grosso.


Observe a nadadeira caudal de uma baleia-azul.

As baleias-azuis são animais mamíferos e, portanto, também respiram por pulmões. É devido a esse fato de que as vemos indo à superfície com frequência. Ao subir à superfície, elas conseguem oxigênio necessário para sua sobrevivência.

As baleias são animais que vivem geralmente sozinhos, em duplas ou trios. Grupos maiores são observados quando estão alimentando-se ou reproduzindo-se. Nessas situações já foram observados até mesmo grupos de 50 animais.

Leia também: Tubarão: características, reprodução, alimentação e espécies

Alimentação da baleia-azul

A baleia-azul é um animal que, diferentemente do que se imagina, não é um grande predador. Ela alimenta-se de pequenos animais, tais como pequenos crustáceos, pequenos peixes, moluscos e zooplâncton. No Hemisfério Sul, essa baleia alimenta-se preferencialmente de krill, que nada mais é que um conjunto de animais invertebrados que lembram camarões.

Um fato curioso é que as baleias não possuem dentes, sendo encontrado no local uma estrutura que lembra uma franja. Essas franjas são importantes formas de garantir a filtração da água e, consequentemente, a captura das presas.

Reprodução da baleia-azul

As baleias-azuis adquirem sua maturidade sexual por volta dos 10 anos de idade. A gestação desse animal dura de 11 a 12 meses, e os filhotes, ao nascerem, já apresentam um tamanho impressionante de sete metros de comprimento e mais de duas toneladas. A lactação dura entre seis e oito meses.

Curiosidades sobre a baleia-azul

Curiosidades sobre a baleia-azul

  • A baleia-azul é o maior animal do planeta, podendo atingir cerca de 30 metros de comprimento. A maior baleia-azul já registrada apresentou 33,6 metros de comprimento e era uma fêmea.
  • Esses animais são difíceis de estudar devido ao fato de que não existem em abundância e frequentemente são encontrados em águas profundas.
  • A cabeça da baleia-azul equivale a praticamente um quarto do tamanho total de seu corpo.
  • O macho da baleia-azul é menor do que a fêmea.
  • Uma baleia-azul pode, sozinha, em um único dia, alimentar-se de quase quatro toneladas de krill.
  • O borrifo da baleia-azul forma uma coluna de água que pode atingir entre seis e 12 metros de comprimento.
  • O coração de uma baleia-azul pode pesar mais de 150 quilos.
  • A aorta da baleia-azul também impressiona. Uma equipe do Museu Real de Ontário, ao dissecar um indivíduo de 23,3 metros, observou que sua aorta possuía tamanho suficiente para acomodar uma cabeça humana.
  • A baleia-azul é uma espécie protegida por lei desde a década de 1960. Essa ação foi extremamente importante para que essa espécie não entrasse em extinção, uma vez que estava sofrendo muito com a caça.
  • Apesar da baleia-azul ser protegida por lei, mudanças climáticas e alterações no ambiente aquático são ainda uma ameaça à espécie, que está atualmente classificada como “em perigo” na Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas da IUCN.
Publicado por Vanessa Sardinha dos Santos
Matemática do Zero
Matemática do Zero | Teorema de Tales
Nessa aula veremos o que é o Teorema de Tales e como resolver exercícios que envolvam esse teorema.