Baleia-azul

Baleia-azul (Balaenoptera musculus) é o maior animal do mundo e, diferentemente do que muitos pensam, não se trata de um peixe, mas sim de um mamífero aquático.
A baleia-azul é um mamífero aquático que pode atingir mais de 30 metros de comprimento.

A baleia-azul é o maior animal do mundo, sendo provavelmente o maior animal que já habitou o planeta. Esse incrível mamífero aquático pode atingir cerca de 30 metros de comprimento, o que corresponde a praticamente um prédio de 10 andares. Além disso, pode pesar mais de 150 toneladas. A seguir conheceremos mais a respeito da baleia-azul, um animal que, apesar de seu grande tamanho, não se trata de um predador feroz.

Leia também: As peculiaridades do cavalo-marinho

Nome científico da baleia-azul

O nome científico da baleia-azul é Balaenoptera musculus. Essa espécie é um mamífero que faz parte da ordem Cetartiodactyla, família Balaenopteridae e gênero Balaenopter.

Habitat da baleia-azul

A baleia-azul é um animal aquático que apresenta hábitos migratórios e é encontrado em todos os oceanos do nosso planeta. Vale salientar, no entanto, que, de acordo com a União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais (IUCN), esse animal não está presente em mares regionais, tais como Mediterrâneo, Okhotsk e Bering.

Saiba mais: O que é a Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas da IUCN?

Características da baleia-azul

A baleia-azul é um animal aquático que apresenta corpo bastante longo e com formato hidrodinâmico. A cabeça desse animal é larga e possui um formato de U. Da garganta do animal partem pregas ventrais que podem ser observadas até, aproximadamente, metade de seu corpo (veja desenho a seguir).


A baleia-azul apresenta corpo longo, hidrodinâmico e de coloração azul-cinzento.

A coloração do corpo da baleia-azul, como o próprio nome indica, é azul-cinzento, sendo possível observar nele algumas manchas claras. Essas manchas são similares às nossas impressões digitais, sendo estas uma importante forma de identificação do indivíduo, e escurecem com a idade. Na pele das baleias pode ser observado ainda, em certos casos, algumas algas diatomáceas, que garantem um tom marrom ao animal.

A baleia-azul possui nadadeiras peitorais e nadadeiras dorsais relativamente pequenas. A nadadeira caudal destaca-se por ser larga e apresentar um pedúnculo caudal grosso.


Observe a nadadeira caudal de uma baleia-azul.

As baleias-azuis são animais mamíferos e, portanto, também respiram por pulmões. É devido a esse fato de que as vemos indo à superfície com frequência. Ao subir à superfície, elas conseguem oxigênio necessário para sua sobrevivência.

As baleias são animais que vivem geralmente sozinhos, em duplas ou trios. Grupos maiores são observados quando estão alimentando-se ou reproduzindo-se. Nessas situações já foram observados até mesmo grupos de 50 animais.

Leia também: Tubarão: características, reprodução, alimentação e espécies

Alimentação da baleia-azul

A baleia-azul é um animal que, diferentemente do que se imagina, não é um grande predador. Ela alimenta-se de pequenos animais, tais como pequenos crustáceos, pequenos peixes, moluscos e zooplâncton. No Hemisfério Sul, essa baleia alimenta-se preferencialmente de krill, que nada mais é que um conjunto de animais invertebrados que lembram camarões.

Um fato curioso é que as baleias não possuem dentes, sendo encontrado no local uma estrutura que lembra uma franja. Essas franjas são importantes formas de garantir a filtração da água e, consequentemente, a captura das presas.

Reprodução da baleia-azul

As baleias-azuis adquirem sua maturidade sexual por volta dos 10 anos de idade. A gestação desse animal dura de 11 a 12 meses, e os filhotes, ao nascerem, já apresentam um tamanho impressionante de sete metros de comprimento e mais de duas toneladas. A lactação dura entre seis e oito meses.

Curiosidades sobre a baleia-azul

Curiosidades sobre a baleia-azul

  • A baleia-azul é o maior animal do planeta, podendo atingir cerca de 30 metros de comprimento. A maior baleia-azul já registrada apresentou 33,6 metros de comprimento e era uma fêmea.
  • Esses animais são difíceis de estudar devido ao fato de que não existem em abundância e frequentemente são encontrados em águas profundas.
  • A cabeça da baleia-azul equivale a praticamente um quarto do tamanho total de seu corpo.
  • O macho da baleia-azul é menor do que a fêmea.
  • Uma baleia-azul pode, sozinha, em um único dia, alimentar-se de quase quatro toneladas de krill.
  • O borrifo da baleia-azul forma uma coluna de água que pode atingir entre seis e 12 metros de comprimento.
  • O coração de uma baleia-azul pode pesar mais de 150 quilos.
  • A aorta da baleia-azul também impressiona. Uma equipe do Museu Real de Ontário, ao dissecar um indivíduo de 23,3 metros, observou que sua aorta possuía tamanho suficiente para acomodar uma cabeça humana.
  • A baleia-azul é uma espécie protegida por lei desde a década de 1960. Essa ação foi extremamente importante para que essa espécie não entrasse em extinção, uma vez que estava sofrendo muito com a caça.
  • Apesar da baleia-azul ser protegida por lei, mudanças climáticas e alterações no ambiente aquático são ainda uma ameaça à espécie, que está atualmente classificada como “em perigo” na Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas da IUCN.
Publicado por Vanessa Sardinha dos Santos
Química
Esterificação ou reação de esterificação
As reações de esterificação são processos químicos que ocorrem entre um ácido e um álcool, nos quais o ácido doa sua hidroxila e o álcool doa um hidrogênio, resultando na formação de éster e água, daí o nome desse tipo de reação.
Outras matérias
Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos