Brônquios

Os brônquios são órgãos do sistema respiratório que se originam da traqueia e penetram os pulmões. Após entrarem nos pulmões, ramificam-se, formando a chamada árvore brônquica. Eles garantem que o ar seja:

  • conduzido até os alvéolos pulmonares;

  • aquecido, devido à presença de vasos sanguíneos;

  • umidificado, devido à presença de secreção serosa; e

  • limpo, devido à presença de um epitélio com muco e cílios, que atuam, respectivamente, retendo partículas e garantindo a movimentação do muco em direção à faringe.

Os brônquios se ramificam dando origem a ramificações cada vez menores, as quais se assemelham a uma árvore invertida.

Leia também: Sistema respiratório — quais órgãos fazem parte?

Características dos brônquios

Os brônquios são estruturas do sistema respiratório que garantem que o ar chegue até os nossos pulmões, mais precisamente nos alvéolos pulmonares, onde ocorrem as trocas gasosas. Eles se formam a partir da ramificação da traqueia, no nível da borda superior da quinta vértebra torácica, e entram nos pulmões pelo hilo, um local onde entram artérias e saem veias e vasos linfáticos.

Da ramificação da traqueia, formam-se os chamados brônquios primários ou principais, sendo o direito mais curto, mais largo e com um trajeto mais vertical que o esquerdo. Os brônquios primários estão localizados na região posterior aos vasos pulmonares, estando o brônquio esquerdo localizado na região atrás da aorta.

Ao entrarem nos pulmões, os brônquios primários ramificam-se em três no pulmão direito e dois no esquerdo. Esses brônquios, conhecidos como secundários ou lobares, são responsáveis por suprir cada lobo pulmonar. Os brônquios lobares vão se ramificando e originando brônquios terciários ou segmentares. Eles continuam se ramificando, tornando-se cada vez menores, passando a ser chamados de bronquíolos, os quais se ramificam em vários bronquíolos terminais.

Os brônquios primários originam-se da traqueia e se ramificam em secundários, os quais se ramificam em brônquios terciários.

Dos bronquíolos terminais, originam-se bronquíolos respiratórios, que, por sua vez, abrem-se em ductos alveolares, dos quais se originam os sacos alveolares e os alvéolos, que são os locais onde ocorrem as trocas gasosas.

Podemos perceber, portanto, que os dois brônquios primários sofrem uma série de ramificações ao entrarem no interior dos pulmões. Dá-se o nome de árvore brônquica ao conjunto dessas ramificações.

Leia também: Órgãos do corpo humano

Estrutura dos brônquios

Os brônquios primários, antes de penetrarem nos pulmões pelo hilo (porção extrapulmonar), apresentam uma estrutura semelhante à presente na traqueia, entretanto possuem um diâmetro menor. O brônquio primário direito é menor e mais largo que o esquerdo, o que facilita a entrada de corpos estranhos.

Os brônquios garantem que o ar chegue até os alvéolos pulmonares, onde ocorrem as trocas gasosas.

Assim como na traqueia, os brônquios apresentam cartilagem, que permite que o ar flua adequadamente em direção aos alvéolos. Nas paredes brônquicas, observa-se a presença de placas cartilaginosas encurvadas e menos extensas que na traqueia, as quais proporcionam rigidez a essa estrutura. Entretanto, apesar da rigidez, as placas cartilaginosas ainda permitem mobilidade, o que garante a expansão e contração dos pulmões.

Nos locais onde não se observa a presença de placas cartilaginosas, está presente o músculo liso. À medida que os brônquios se tornam mais finos, há a redução da quantidade de cartilagem, que, por sua vez, está ausente nos bronquíolos.

No que diz respeito à camada interna dos brônquios, ela é composta por epitélio cilíndrico pseudoestriado ciliado, com células caliciformes (especializadas na produção de muco), como observado na traqueia. No lúmen brônquico, abrem-se ductos de glândulas seromucosas.

Nos bronquíolos, o epitélio é cilíndrico simples ciliado e, nos bronquíolos terminais menores, é cúbico ciliado. À medida que o epitélio se aproxima dos ductos alveolares, observa-se uma menor quantidade de cílios. Além disso, há também a diminuição da altura do epitélio.

Leia também: Pneumonia — doença que afeta os pulmões

Bronquite

A bronquite é uma inflamação nos brônquios e pode acometer todas as idades, porém ocorre com maior frequência em crianças e idosos. Essa doença, que geralmente provoca a eliminação de catarro e tosse, pode ter diversas causas, ocorrendo, por exemplo, após uma infecção viral, como a gripe, infecção por bactérias ou mesmo ser desencadeada por certos agentes, como gases, fumaça ou pó.

Ela pode ser classificada em aguda ou crônica, sendo a diferença entre as duas a duração dos sintomas. Na bronquite aguda, temos uma duração mais curta. A bronquite crônica, por sua vez, é, de acordo com o Ministério da Saúde, uma “doença que causa tosse e expectoração na maioria dos dias, por no mínimo três meses por ano, durante dois anos consecutivos”. Ainda de acordo com o Ministério, a principal causa é o tabagismo.

Publicado por Vanessa Sardinha dos Santos
Filosofia
Educação e Cultura
O que é educação? O que é cultura? Qual é a relação entre educação e cultura? Como a filosofia pensa a educação e a cultura? Assista a este vídeo e entenda!