Cloroplasto

Os cloroplastos são organelas encontradas em células de vegetais e das algas. Essas organelas apresentam clorofila, um pigmento de cor verde que atua garantindo a absorção da energia luminosa para a realização do processo de fotossíntese, além, é claro, de ser responsável pela coloração verde das algas verdes e plantas. Nos vegetais, os cloroplastos ocorrem, principalmente, nas folhas.

Leia também: Quais as diferenças entre células animais e células vegetais?

O que é cloroplasto?

Cloroplasto é uma organela celular de formato, geralmente, discoide, que atua no processo de fotossíntese. É um tipo de plastídio ou plasto, uma organela encontrada em células vegetais e células de algas que se destacam por apresentarem um envoltório constituído por duas membranas e uma matriz, onde estão localizados DNA, RNA, ribossomos e algumas enzimas. Os cloroplastos, os vacúolos e a parede celular constituem as principais características de uma célula vegetal.

Onde os cloroplastos estão localizados?

O cloroplasto é uma organela celular encontrada em células de plantas e algas.

Os cloroplastos ocorrem nas células de algas e nas células de plantas. Nas plantas, os cloroplastos podem ocorrer em diferentes partes do vegetal, porém ocorrem com maior frequência nas folhas. Na região do mesofilo da folha, uma única célula pode apresentar entre 40 a 50 cloroplastos. Em um milímetro quadrado da folha podem ser encontrados 500.000 cloroplastos.

Como é a estrutura de um cloroplasto?

Os cloroplastos, assim como outros plastídios, apresentam um envoltório que consiste em duas membranas. Entre essas membranas, observa-se a presença de um espaço denominado de intermembranas. O cloroplasto apresenta em seu interior uma matriz mais ou menos homogênea, que recebe o nome de estroma, a qual é atravessada por um complexo sistema de membranas.

As membranas formam estruturas em formato de saco achatado chamadas de tilacoides. Os tilacoides apresentam um espaço interno denominado de lume do tilacoide. Em algumas regiões do cloroplasto, os tilacoides estão dispostos um acima do outro, formando uma espécie de pilha de moedas. Essas pilhas são chamadas de grânulo ou grano. Ao conjunto dessas pilhas damos o nome de grânulos ou granos.

Existem ainda tilacoides que não estão dispostos em pilhas, e sim interligando-as. Esses tilacoides recebem o nome de tilacoides do estroma ou tilacoides intergrânulos.

É na membrana dos tilacoides que a clorofila está presente. Além de clorofila, podemos observar também a presença de carotenoides. Nas plantas verdes, a clorofila mascara os carotenoides, o que acaba garantindo a cor verde típica desses organismos.

Nos cloroplastos, também estão presentes corpos oleaginosos e amido. A presença de grãos de amido, no entanto, ocorre quando o organismo está realizando fotossíntese ativamente, podendo estar ausente em situações em que esses organismos ficam expostos ao escuro por muito tempo.

O cloroplasto apresenta um sistema de membrana que forma os tilacoides.

Os cloroplastos são organelas que apresentam DNA próprio, o qual apresenta grande semelhança com o DNA de procariontes. Além de DNA, os cloroplastos também possuem RNA e ribossomos. Podemos perceber, portanto, que os cloroplastos apresentam a capacidade de sintetizar alguns polipeptídeos, porém não todos de que precisam. Por esse fato, os cloroplastos são considerados organelas semiautônomas.

Por apresentarem características bem semelhantes a organismos procariontes, acredita-se que no passado, cloroplastos, e também mitocôndrias, apresentavam vida livre e foram englobados por células eucariontes, passando, assim, a viver em relação simbiótica. Essa teoria é conhecida como teoria endossimbiótica.

Leia também: Qual a diferença entre células procarióticas e células eucarióticas?

Qual a função dos cloroplastos?

Os cloroplastos são conhecidos basicamente pelo seu papel no processo de fotossíntese, sendo essa organela o local onde todo esse importante processo acontece. Os cloroplastos, no entanto, apresentam também outras funções. Eles estão relacionados ainda com o armazenamento temporário de amido e síntese de proteínas, ácidos graxos e metabólitos secundários.

Outros plastídios

Como dito anteriormente, os cloroplastos são um tipo de plastídios. Além dos cloroplastos, são plastídios:

  • os cromoplastos,

  • os leucoplastos.

Os cromoplastos são plastídios que, geralmente, não apresentam clorofila, porém são portadores de carotenoides, pigmentos responsáveis pelas cores amarela, alaranjada e vermelha. A cenoura é um exemplo de raiz rica em carotenoides.

Os leucoplastos, por sua vez, não apresentam pigmentos, estando relacionados com o armazenamento de substâncias. A depender da substância que armazenam recebem diferentes nomes. São denominados, por exemplo, de amiloplastos aqueles leucoplastos que armazenam amido e de proteinoplastos aqueles que armazenam proteínas.

Publicado por Vanessa Sardinha dos Santos
História
Grécia Antiga: Os Cretenses
Assista à nossa videoaula para conhecer a história dos cretenses. Confira também, no nosso canal, outras informações sobre a Grécia Antiga.
Outras matérias
Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos