Coiote
O coiote é um mamífero pertencente à família dos canídeos que se destaca por ser um animal noturno e oportunista. Esse animal ocorre em diferentes habitat, destacando-se como uma espécie com incrível adaptabilidade. O coiote é onívoro, entretanto, sua dieta é composta principalmente de mamíferos, como coelhos e roedores. Vale salientar que pode se alimentar de outros grupos de animais, frutas, vegetais, carniça e até mesmo de recursos alimentares produzidos pelo humano.
Coiotes são animais monogâmicos, porém nem sempre os pares formados ficam juntos por toda a vida. Atualmente, os coiotes, que podem ser encontrados na América do Norte e Central, estão classificados pela IUCN na categoria “pouco preocupante”.
Leia também: Quais são as características de um lobo?
Resumo sobre coiote
-
Coiotes são canídeos que pesam entre 7-21 kg e podem medir entre 75-100 cm de comprimento.
-
A parte superior do corpo apresenta pelo que vai do marrom acinzentado ao cinza amarelado.
-
Ocorrem na América do Norte e Central e são muito adaptáveis, desenvolvendo-se em diferentes habitat.
-
São animais onívoros, mas se alimentam principalmente de carne.
-
A caça pode ser feita individualmente, em pares ou em grupos maiores.
-
São noturnos e frequentemente usam tocas de outros animais.
-
O sistema de acasalamento é monogâmico.
O que é um coiote?
Coiotes são animais que pertencem à família dos canídeos, apresentando, portanto, características que os tornam semelhantes às raposas, aos lobos e aos cachorros. Contudo, algumas diferenças podem ser observadas entre esses animais:
-
Diferença entre coiotes e lobos: lobos são maiores que coiotes.
-
Diferença entre coiotes e raposas: coiotes maiores que raposas.
-
Diferença entre coiotes e cachorros: quando correm, os cachorros permanecem com sua cauda levantada, já cauda do coiote se mantém abaixada.
Quais são as principais características do coiote?
Coiotes podem apresentar entre 75-100 cm de comprimento e pesar de 7-21 kg. As orelhas, em relação à cabeça, são consideradas grandes. Além disso, são pontudas e eretas. O focinho é longo e os pés são relativamente pequenos.
Em relação à coloração da pelagem, coiotes podem apresentar pelos que variam do marrom acinzentado ao cinza amarelado na região superior do corpo. Pelos marrons avermelhados estão localizados na lateral da cabeça, no focinho e nas patas dianteiras. A ponta da cauda é preta, e, na região da garganta e do ventre, os pelos são esbranquiçados.
Coiotes são ótimos nadadores e também corredores. Em relação à corrida, os coiotes podem atingir velocidades de até 65 km/h e dar grandes saltos que podem chegar a 4 m. São animais essencialmente noturnos e que têm sentidos muito aguçados. Podem se comunicar por meio de diferentes sinais (visuais, auditivos, olfativos e táteis), sendo considerados muito vocais.
Geralmente não cavam suas próprias tocas, apesar de serem capazes disso. De maneira geral, costumam utilizar tocas abandonadas de outros animais ou cavidades naturais, ampliando-as quando necessário. Em relação à caça, coiotes podem pegar presas menores de forma individual, porém, quando deseja se alimentar de um animal maior, a caçada ocorre em grupo. Esses animais podem até mesmo formar parceria com texugos.
→ Parceria entre coiotes e texugos
Durante a caçada de roedores, os texugos atuam desenterrando a presa, uma vez que coiotes não possuem essa habilidade bem desenvolvida. A associação é benéfica para texugos, pois, apesar de não desenterrarem roedores, os coiotes são ótimos na corrida.
Veja também: O que significa dizer que um animal está em extinção?
Quanto tempo vive um coiote?
Coiotes podem viver cerca de 18 anos em cativeiro e 10 anos na vida selvagem. Atualmente estão classificados na Lista Vermelha da IUCN, na categoria de “menor preocupação”.
Classificação taxonômica do coiote
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Mammalia
Ordem: Carnivora
Família: Canidae
Gênero: Canis
Espécie: Canis latrans
Existe coiote no Brasil?
Os coiotes são encontrados apenas na América do Norte e Central. Segundo a IUCN, sua ocorrência é observada em:
-
Belize;
-
Canadá;
-
Costa Rica;
-
El Salvador;
-
Guatemala;
-
Honduras;
-
México;
-
Nicarágua;
-
Panamá;
-
Estados Unidos.
O coiote, ainda de acordo com a IUCN, durante o século XIX, expandiu-se, e acredita-se que a fragmentação das florestas com a agricultura e a extinção de predadores maiores, como o lobo-cinzento e a onça-pintada, tenham facilitado sua expansão.
Coiotes podem ocupar diferentes habitat, sendo encontrados até mesmo em ambientes urbanos. Dentre os ambientes que ocorrem, podemos citar florestas, pântanos, pastagens e desertos. Em regiões onde os lobos estão presentes, coiotes geralmente não são encontrados.
Qual é a alimentação do coiote?
Os coiotes são animais onívoros que se alimentam, portanto, de outros animais e também de produtos de origem vegetal. Em geral, a dieta dos coiotes é composta, em sua grande maioria, por mamíferos, tais como ratos, esquilos e coelhos.
Entretanto, coiotes são animais que podem se alimentar também de pássaros, anfíbios, insetos, frutas e até de carniça. Quando entram em áreas urbanas, podem se alimentar de rações para animais de estimação e outros produtos produzidos pelos seres humanos.
Saiba mais: Gambá — outro animal que se adapta a ambientes modificados pelo homem
Reprodução do coiote
Coiotes são animais que formam parceiros que permanecem juntos por vários anos, apresentando um sistema de acasalamento considerado monogâmico. Apesar de não haver troca de parceiros com frequência, nem sempre o casal permanece unido por toda a vida.
A gestação do coiote dura entre 60 e 63 dias, com a fêmea dando à luz, em média, seis filhotes. Vale salientar, no entanto, que a ninhada pode variar de 1-19 filhotes. Os filhotes nascem cegos, com orelhas moles, nariz achatado e pesando cerca de 250 gramas. Os olhos abrem com cerca de 10 dias. Com pouco mais de 20 dias, os filhotes começam a sair da toca, e seu desmame ocorre com 35 dias.
Fontes
KAYS, R. Canis latrans (errata version published in 2020). The IUCN Red List of Threatened Species 2018: e.T3745A163508579, 2018. Disponível em: https://dx.doi.org/10.2305/IUCN.UK.2018-2.RLTS.T3745A163508579.en.
TEXAS Parks and Wildlife Department. Coyote (Canis latrans). Disponível em: https://tpwd.texas.gov/huntwild/wild/species/coyote/
TOKAR, E. Canis latrans (on-line). Animal Diversity Web, 2021. Disponível em: https://animaldiversity.org/accounts/Canis_latrans/