Whatsapp icon Whatsapp

Lobo

Lobo é o nome dado a algumas espécies de canídeos. Entretanto, geralmente o termo faz referência à espécie “Canis lupus”, o lobo-cinzento.
O termo “lobo” é usado para fazer referência, normalmente, ao lobo-cinzento.
O termo “lobo” é usado para fazer referência, normalmente, ao lobo-cinzento.

Lobo é o nome utilizado, geralmente, para fazer referência aos indivíduos da espécie Canis lupus. Essa espécie, também conhecida como lobo-cinzento, é encontrada no hemisfério norte e vive em grupos, chamados de alcateias.

Os lobos são animais carnívoros que se alimentam de animais de médio e grande porte, como alces e veados. Em algumas situações, eles podem se alimentar de animais domésticos, o que pode fazer com que entrem em conflito com seres humanos. Atualmente, a situação dos lobos-cinzentos está classificada pela IUCN como “pouco preocupante”.

Leia também: Lobo-guará — canídeo solitário da América do Sul

Resumo sobre lobo

  • Lobos são animais da ordem Carnivora e família Canidae.

  • Apesar de algumas espécies serem popularmente chamadas de lobo, geralmente o termo refere-se ao lobo-cinzento (Canis lupus).

  • Ocorriam em todo o hemisfério norte. Atualmente, no entanto, apresentam uma distribuição mais restrita, ocorrendo no Canadá, Alasca e norte dos Estados Unidos, Ásia e Europa.

  • São animais carnívoros que se alimentam, principalmente, de grandes ungulados.

  • Vivem em grupos sociais denominados alcateias.

  • Apresentam grande capacidade de comunicação.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Características do lobo

O lobo-cinzento é uma espécie de mamífero incluída na ordem Carnivora e família Canidae. Nessa família, além do lobo, podemos citar como representantes os coiotes, o cão doméstico e as raposas. Apesar da denominação, a cor da pele dos lobos-cinzentos é variável, existindo indivíduos apenas de pelagem branca, de pelagem preta quase uniforme e indivíduos com misturas de branco com cinza, marrom, canela e preto.

Os lobos são animais relativamente grandes. Os lobos-cinzentos machos apresentam comprimento total do corpo entre 1 a 1,3 metros. As fêmeas, por sua vez, apresentam 0,87 m a 1,17 m de comprimento. A cauda dos lobos varia entre 35 cm e 52 cm de comprimento. Esses animais apresentam uma altura de 60 cm a 90 cm (altura medida da base das patas até o ombro).

Os machos são, em geral, mais pesados que as fêmeas, apresentando, em média, 55 kg, enquanto as fêmeas apresentam 45 kg. Os filhotes, ao nascer, apresentam aproximadamente 0,5 kg. Não são capazes de andar imediatamente, são surdos e também cegos. Os olhos dos filhotes se abrem apenas cerca de dez a quinze dias após o nascimento.

Veja também: Leão — o segundo maior felino do mundo

Classificação taxonômica do lobo-cinzento

Reino: Animalia

Filo: Chordata

Classe: Mammalia

Ordem: Carnivora

Família: Canidae

Gênero: Canis

Espécie: Canis lupus

Habitat do lobo

Os lobos-cinzentos apresentavam um grande alcance geográfico no passado, ocorrendo em todo o hemisfério norte. Hoje, no entanto, os lobos-cinzentos apresentam uma distribuição mais restrita, ocorrendo no Canadá, Alasca e norte dos Estados Unidos, Ásia e Europa.

A redução da área original que os lobos ocupavam ocorreu devido a fatores como a fragmentação de habitat e a caça. Por se alimentarem de animais domésticos em algumas situações, muitos indivíduos são mortos pelo ser humano, prática que este adotou para proteger suas criações.

Alimentação do lobo

Os lobos-cinzentos são animais carnívoros que se alimentam, principalmente, de grandes ungulados (animais com casco), como veados, alces e caribus. Em locais em que essas presas não estão amplamente disponíveis, os lobos podem se alimentar de animais domésticos e até mesmo de restos de alimentos presentes no lixo. Vale destacar que os lobos podem capturar suas presas de maneira solitária, em grupo ou roubar a presa de outros predadores.

Lobos brigando por alimento
Os lobos são animais carnívoros.

Comportamento e reprodução do lobo

Os lobos vivem em grupos sociais denominados de alcateias. As alcateias costumam apresentar, em média, de 3 a 11 indivíduos, porém há relatos de grupos formados por mais de 40 indivíduos.

De maneira geral, as alcateias são formadas pelos progenitores e seus filhotes do ano e alguns de anos anteriores. Em algumas situações, é possível observar também indivíduos aparentados de algum dos adultos reprodutores e alguns indivíduos que não são aparentados, os quais podem ter entrado no grupo, por exemplo, devido à substituição de um dos progenitores.

Os lobos são animais que apresentam grande capacidade de comunicação. Essa comunicação pode ocorrer por meio da vocalização (os famosos uivos), por meio da linguagem corporal e por marcação via odor.

A reprodução, geralmente, é feita por apenas um casal de adultos na alcateia. O período de reprodução varia, a depender da localidade onde o lobo vive. Os lobos geralmente dão à luz cerca de cinco filhotes, após uma gestação que dura entre 61 e 64 dias. A fêmea prepara uma toca, antes do nascimento dos seus filhotes, para que ali eles possam viver durante seus primeiros dias. Os filhotes utilizarão as tocas até que atinjam oito a dez semanas de idade.

Os filhotes de lobo nascem cegos e surdos, e seus olhos se abrem após 10 a 15 dias do nascimento. Inicialmente, esses animais não são capazes de caçar com o restante do grupo. Até os primeiros 45 dias de idade, eles são alimentados com comida regurgitada. Após esse período, eles recebem carne do restante do grupo. Os filhotes começam a caçar com outros indivíduos quando atingem aproximadamente dez meses de idade.

Outros lobos

Apesar de o termo lobo ser usado com frequência para fazer referência ao lobo-cinzento, é comum que outras espécies também sejam chamadas apenas de lobos. A seguir, conheceremos duas, sendo uma delas encontrada no Brasil.

  • Lobo-vermelho

Lobo-vermelho
O lobo-vermelho foi reintroduzido na natureza.

Os lobos-vermelhos (Canis rufus) destacam-se por serem menores que os lobos-cinzentos, apresentarem pernas e orelhas mais longas e pelo mais curto. Os lobos-vermelhos apresentam pelagem com uma mistura das cores canela, alaranjado, cinza e preto. Durante o inverno, a pelagem vermelha é dominante.

Assim como o lobo-cinzento, o lobo-vermelho também é uma espécie carnívora. Ele se alimenta de ungulados, roedores e outros mamíferos de pequeno porte. Essa espécie de lobo é encontrada exclusivamente nos Estados Unidos, em regiões de pântano e terrenos montanhosos.

Apesar de hoje viverem livres em ambiente natural, os lobos-vermelhos foram classificados como extintos da natureza em 1980. Essa extinção ocorreu, principalmente, devido à caça da espécie pelo homem, que considerava o lobo-vermelho uma séria ameça ao gado.

A presença desses animais no ambiente natural foi possível apenas devido a programas de reintrodução. Atualmente, o lobo-vermelho é classificado como “criticamente ameaçado” na Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas da IUCN.

Leia também: Extinção — ausência de indivíduos de uma espécie no planeta

  • Lobo-guará

Lobo-guará
 O lobo-guará é uma espécie típica do Cerrado.

O lobo-guará (Chrysocyon brachyurus) é uma espécie que ocorre em nosso país, sendo típica do Cerrado. Além do Brasil, o lobo-guará ocorre na Argentina, Bolívia, Paraguai e Peru. Atualmente, acredita-se que a espécie possa estar extinta no Uruguai. Esse animal é considerado o maior canídeo sul-americano e destaca-se por ser um animal solitário e tímido.

Ele possui uma pelagem laranja-avermelhada, que é observada em grande parte de seu corpo. Pelos brancos podem ser observados no interior da orelha, na ponta da cauda e na parte interna do pescoço. Pelos pretos podem ser observados nos membros e no dorso.

É um animal onívoro, ou seja, animais e vegetais compõem sua dieta. Um dos frutos consumidos pelo lobo-guará é o fruto da lobeira. Ao consumir esse fruto, as sementes passam pelo seu trato digestório e aumentam a capacidade de germinação. Percebe-se aí uma das suas importâncias ecológicas. Apesar disso, atualmente o lobo-guará é classificado como “quase ameaçado” na Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas da IUCN.

Publicado por Vanessa Sardinha dos Santos

Artigos Relacionados

Animais
Vamos conhecer mais sobre os animais? Clique aqui e conheça as características principais desse grupo e sua classificação.
Leão
Amplie seus conhecimentos sobre o leão aqui. Veja algumas características básicas desses animais, como habitat, alimentação e reprodução.
Lobo-guará
Lobo-guará (Chrysocyon brachyurus) é um animal símbolo do Cerrado. Clique aqui e conheça mais sobre o maior canídeo sul-americano.
Mamíferos
Clique aqui e veja quais são as principais características dos mamíferos.
video icon
Escrito"Cigarro eletrônico faz mal mesmo?" sobre a fumaça presente em uma ilustração de cigarro eletrônico.
Química
Cigarro eletrônico, faz mal assim mesmo?
Dispositivos amplamente difundidos hoje e sem relatos concretos sobre os seus malefícios são os cigarros eletrônicos. Por mais que não saibamos de maneira clara o quão fazem mal a saúde é claro e evidente que não fazem bem! Vamos entender o seu funcionamento e desvendar o motivo pelo qual com certeza ele fazem mal a saúde.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Pessoa com as pernas na água
Saúde e bem-estar
Leptospirose
Foco de enchentes pode causar a doença. Assista à videoaula e entenda!
video icon
fone de ouvido, bandeira do reino unido e caderno escrito "ingles"
Gramática
Inglês
Que tal conhecer os três verbos mais usados na língua inglesa?
video icon
três dedos levantados
Matemática
Regra de três
Com essa aula você revisará tudo sobre a regra de três simples.