Jamelão (Eugenia jambolana)

O fruto do jamelão assemelha-se à azeitona preta.
Reino: Plantae
Divisão: Magnoliophyta
Classe: Magnoliopsida
Ordem: Myrtales

Família: Myrtaceae
Gênero: Eugenia
Espécie: Eugenia jambolana

“Eu nunca vi mulher de bigode, Maria Chiquinha
Eu nunca vi mulher de bigode

Ela tava comendo jamelão, Genaro, meu bem
Ela tava comendo jamelão
No mês de setembro não dá jamelão, Maria Chiquinha
No mês de setembro não dá jamelão
Foi uns que deu fora do tempo, Genaro, meu bem”
Maria Chiquinha, Sandy & Jr.


O jamelão, também chamado de azeitona ou jambolão, é uma planta originária da Índia, de cerca de quinze metros de altura, e bastante ramificada. Na medicina popular, suas partes constituintes podem ser utilizadas para vários fins, como para o combate de inflamações, flatulências, gota e alergias; controle do diabetes e hipertensão; e cura de cólicas e quadros diarreicos. Isso porque são ricas em substâncias com potencial antioxidante, como flavonoides, taninos, antocianinas e outros constituintes fenólicos.

As folhas são bem verdes, lisas e brilhantes. As flores, brancas ou de cor creme, são formadas por inflorescências de pétalas arredondadas, em forma de capuz. Quanto aos frutos, são morfologicamente semelhantes à azeitona preta, mas de consistência mais macia.

De sabor suave e adstringente – graças ao tanino; os frutos do jamelão também são utilizados como matéria-prima para tortas, sorvetes, bebidas, pizzas, saladas e outros alimentos. Eles também liberam um extrato capaz de manchar as mãos, tecidos, pintura de veículos, e calçadas; em razão da presença de pelo menos três tipos de antocianinas. Pesquisas recentes apontam que tal extrato tem capacidade em potencial de destruir células cancerígenas.

Por Mariana Araguaia
Bióloga, especialista em Educação Ambiental
Publicado por Mariana Araguaia de Castro Sá Lima
Química
Cigarro eletrônico, faz mal assim mesmo?
Dispositivos amplamente difundidos hoje e sem relatos concretos sobre os seus malefícios são os cigarros eletrônicos. Por mais que não saibamos de maneira clara o quão fazem mal a saúde é claro e evidente que não fazem bem! Vamos entender o seu funcionamento e desvendar o motivo pelo qual com certeza ele fazem mal a saúde.
Outras matérias
Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos