1º de janeiro — Dia Mundial da Paz
O Dia Mundial da Paz é uma celebração de origem católica realizada anualmente no dia 1º de janeiro. Essa data tem como objetivo a celebração e promoção da paz. Foi criada, em 1967, pelo papa Paulo VI, sendo celebrada, pela primeira vez, em 1968. É comemorada anualmente com um discurso realizado pelo pontífice.
O objetivo dessa celebração é promover uma cultura de paz na humanidade, não apenas entre os católicos. Desde que a data foi criada, os papas Paulo VI, João Paulo II, Bento XVI e Francisco I discursaram no Vaticano. Outra data do tipo é o Dia Internacional da Paz, realizado em 21 de setembro.
Leia também: 10 de dezembro — Dia Internacional dos Direitos Humanos
Resumo sobre o Dia Mundial da Paz
-
O Dia Mundial da Paz é uma celebração de origem católica comemorada anualmente em 1º de janeiro.
-
Tem como objetivo promover uma cultura de paz na humanidade.
-
Foi criada pelo papa Paulo VI, em 1967, e celebrada no ano seguinte.
-
É marcada pela realização de um discurso do pontífice no Vaticano.
-
Outra celebração do tipo é o Dia Internacional da Paz, comemorado em 21 de setembro.
O que é o Dia Mundial da Paz?
O Dia Mundial da Paz é uma celebração que foi iniciada na Igreja Católica e é celebrada anualmente em 1º de janeiro. Essa data comemorativa foi criada como forma de defender e promover a paz no mundo, sendo celebrada com um discurso de paz do papa. A celebração é realizada na Solenidade de Maria, mãe de Deus, uma festividade relacionada com o período natalino.
Apesar de ter sido criada pela Igreja Católica e de ser celebrada pelo papa, o entendimento católico é que a celebração não deve ser realizada apenas por católicos, mas pelas pessoas de todos os credos, uma vez que é fundamental o desenvolvimento de uma cultura de paz no planeta.
É importante pontuar que o Dia Mundial da Paz não pode ser confundido com o Dia Internacional da Paz. Essa segunda data foi criada pela Organização das Nações Unidas (ONU), sendo celebrada em 21 de setembro. No dia 1º de janeiro, também é celebrado o Dia da Confraternização Universal, uma data comemorativa diferente do Dia Mundial da Paz mas que também celebra a paz entre a humanidade. O Dia da Confraternização Universal, inclusive, é um feriado nacional no Brasil.
Anualmente, o Dia Mundial da Paz é marcado por um discurso do pontífice que envolve a importância da promoção da paz. O discurso é realizado no Vaticano e os temas dos últimos anos, abordados por Francisco I, papa desde 2013, foram os seguintes:
-
2014: Fraternidade, Fundamento e Caminho para a Paz
-
2015: Já Não mais Escravos, mas Irmãos
-
2016: Vence a Indiferença e Conquista a Paz
-
2017: A Não Violência: estilo de uma política para a paz
-
2018: Migrantes e Refugiados: homens e mulheres em busca de paz
-
2019: A Boa Política Está ao Serviço da Paz
-
2020: A Paz como Caminho de Esperança: diálogo, reconciliação e conversão ecológica
-
2021: A Cultura do Cuidado como Percurso de Paz
-
2022: Diálogo entre Gerações, Educação e Trabalho: instrumentos para construir uma paz duradoura
-
2023: Ninguém Pode se Salvar Sozinho: juntos, recomecemos a partir de covid-19 para traçar sendas de paz
O tema do discurso de 2024 já foi definido e será Inteligências Artificiais e Paz. Desde que a celebração foi criada, somente quatro papas, além do atual, discursaram: Paulo VI, João Paulo II e Bento XVI.
Origem do Dia Mundial da Paz
O Dia Mundial da Paz foi transformado em uma celebração oficial da Igreja Católica durante o pontificado de Paulo VI, papa de 1963 a 1978. Essa celebração foi estabelecida em 1967 e realizada, pela primeira vez, em 1º de janeiro de 1968. Na ocasião, o papa realizou um discurso demonstrando o seu desejo para que a comemoração acontecesse todos os anos.
Paulo VI exortou para que o Dia Mundial da Paz fosse defendido por todos os que defendem a paz, indivíduos e Estados, católicos ou não. Em relação à criação dessa celebração, tem que ser levada em consideração a época em que foi criada. Isso porque a década de 1960 ficou marcada pelo auge da rivalidade entre soviéticos e norte-americanos e a ameaça de um conflito nuclear.
O papa Paulo VI defendia que essa celebração fosse uma ocasião para desenvolver uma cultura de paz que seria construída com base em uma relação pacífica:
-
entre as pessoas;
-
entre indivíduos e o Estado;
-
entre os Estados nacionais;
-
entre os Estados nacionais e toda a comunidade global.
Além disso, a celebração foi pensada como um momento de defesa da paz e, ainda, de criar condições de vida dignas para a humanidade, combatendo a miséria, a desigualdade social e garantindo os Direitos Humanos básicos de todo indivíduo.
Acesse também: 15 de maio — Dia Internacional da Família
Significado do Dia Mundial da Paz
O Dia Mundial da Paz tem como proposta a defesa da paz e a construção de uma cultura de paz entre a humanidade, garantindo um convívio harmônico e pacífico entre os povos. O intuito desse dia não é para que apenas os católicos celebrem e defendam a paz, mas todos os povos de todas as religiões.
Além disso, a celebração deve ser parte de um esforço de todos os indivíduos, e não apenas dos Estados, pela paz. A construção da paz passa pelo convívio respeitoso e harmônico entre as nações mas também entre os indivíduos. Por fim, deve-se entender que a luta pela paz passa, obrigatoriamente, pela defesa dos Direitos Humanos.
Frases para o Dia Mundial da Paz
-
“A função e a responsabilidade política constituem um desafio permanente para todos aqueles que recebem o mandato de servir o seu país, proteger as pessoas que habitam nele e trabalhar para criar as condições dum futuro digno e justo.” (Francisco I)
-
“Deve-se reafirmar que a paz se baseia no respeito por toda pessoa, independentemente da sua história, no respeito pelo direito e o bem comum, pela criação que nos foi confiada e pela riqueza moral transmitida pelas gerações passadas.” (Francisco I)
-
“A paz é fruto dum grande projeto político, que se baseia na responsabilidade mútua e na interdependência dos seres humanos.” (Francisco I)
-
“Uma paz verdadeira e estável pressupõe o respeito dos direitos do homem.” (Bento XVI)
Fontes
NATIONAL TODAY. World Day of Peace. Disponível em: https://nationaltoday.com/world-day-of-peace/.
THE CATHOLIC COMMUNITY OF SAINT THOMAS MORE. World Day Peace 2017. Disponível em: https://stmchapelhill.org/world-day-of-peace.
UNITED STATES CONFERENCE OF CATHOLIC BISHOPS. World Day of Peace. Disponível em: https://www.usccb.org/issues-and-action/human-life-and-dignity/war-and-peace/world-day-of-peace.
VATICAN. Messages World Day of Peace. Disponível em: https://www.vatican.va/content/francesco/en/messages/peace.index.html.