Som, Infrassom e Ultrassom

O som é uma onda mecânica que se propaga longitudinalmente em meios materiais. As ondas sonoras classificam-se em: som, infrassom e ultrassom.
Na ultrassonografia, a reflexão de ultrassons é captada para a formação de imagens de fetos e órgãos do corpo

O som é uma onda mecânica que se propaga longitudinalmente em meios materiais. A velocidade do som varia de acordo com a densidade do meio em que se propaga, assim, quanto mais denso é o meio, maior é a velocidade do som.

As ondas sonoras classificam-se em:

Som

Ondas mecânicas produzidas por uma fonte que possuem frequências audíveis para o ser humano – variam entre 20 Hz e 20 000 Hz.

Infrassom

Ondas mecânicas em que a frequência é inferior a 20 Hz. Essa frequência não pode ser ouvida pelo ser humano, no entanto, existem alguns animais que emitem e ouvem sons nessas frequências, como o elefante, o cachorro e o morcego.

Ultrassom

São ondas mecânicas que possuem frequência superior a 20 000 Hz. Nesse caso, o som também não pode ser ouvido pelo ser humano.
O ultrassom é muito utilizado para exames clínicos, em navios, etc.

Nota: A frequência de uma onda periódica qualquer é o número de oscilações que ocorrem por unidade de tempo, em um ponto por onde ela passa. A frequência da onda é igual à frequência daquilo que a gerou, ou seja, de sua fonte. Assim, se uma fonte vibra a 50 Hz, o som emitido por ela terá também 50 Hz e, consequentemente, o nosso tímpano vibrará a 50 Hz.

Publicado por Kleber G Cavalcante
Matemática do Zero
Matemática do Zero | Soma dos ângulos internos de um polígono convexo
Nessa aula demonstrarei a soma dos ângulos internos de um triângulo para generalizar a fórmula da soma dos ângulos internos de um polígono convexo qualquer.