Unidades astronômicas

A Astronomia utiliza as unidades de medida de acordo com a sua necessidade. Essas unidades são denominadas de unidades astronômicas.
As unidades astronômicas são utilizadas para as medidas de distâncias feitas no Universo

As medidas de distância são feitas em nosso cotidiano de acordo com a nossa necessidade. Elas são expressas principalmente em centímetros, metros e quilômetros. A distância entre duas cidades, por exemplo, é medida convenientemente em quilômetros. Imagine que, em vez de dizermos que de uma cidade A até outra cidade B há 150 km de distância, falássemos que há 15 000.000 cm. O número ficaria muito grande, não é mesmo?

Da mesma forma que utilizamos as unidades de medida da maneira mais conveniente para nós, a Astronomia também usa unidades de medida de acordo com a sua necessidade. Como o universo é imenso, as medidas feitas em quilômetros geram, na maioria das vezes, números muito grandes e difíceis de serem utilizados. Para resolver a questão, foram estabelecidas unidades próprias para a Astronomia, as chamadas unidades astronômicas.

A seguir estão as três unidades de distância utilizadas na Astronomia:

I. O ANO-LUZ (al)

O ano-luz (al) é geralmente visto como uma unidade de tempo, mas a definição mostra que essa é uma unidade de distância. Um ano-luz é a distância percorrida pela luz, no vácuo, no tempo de um ano. Sabendo que a velocidade da luz no vácuo corresponde a 300.000 km/s e que um ano possui exatos 31.536.000 s, podemos definir o tamanho de 1 ano-luz a partir da equação de velocidade média:

VM = Δs
         Δt

Δs = VM . Δt

Δs = 300.000 km/s . 31.536.000 s

Δs ≈ 9,5 x 10 12 km ≈ 1 ano-luz

Essa unidade é geralmente utilizada para distâncias de corpos que estão fora do sistema solar. A tabela abaixo traz a distância de alguns corpos do universo em relação à Terra.

II. UNIDADE ASTRONÔMICA (UA)

A chamada unidade astronômica (ua) é utilizada para distâncias dentro do sistema solar e corresponde à distância média da Terra ao Sol. A definição dessa unidade teve por parâmetros conceitos da gravitação newtoniana e foi determinada a partir de experimentos e sistemas de referência. Todavia, em agosto de 2012, a União Astronômica Internacional definiu um valor mais exato para essa medida, assim, 1 ua = 149.597.870.700 m.

III. PARSEC (pc)

A paralaxe é o deslocamento aparente de um objeto visto por dois observadores diferentes. Esse deslocamento é proporcional ao ângulo que existe entre as linhas que ligam o objeto observado aos observadores. Um parsec corresponde à distância referente à paralaxe de 1 segundo.

1 parsec ≈ 3,0 x 10 13 km

Publicado por Joab Silas da Silva Júnior
História
Grécia Antiga: Os Cretenses
Assista à nossa videoaula para conhecer a história dos cretenses. Confira também, no nosso canal, outras informações sobre a Grécia Antiga.
Outras matérias
Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos