Categorias da Geografia
As categorias da Geografia são as seguintes: espaço geográfico, paisagem, território, região e lugar. Essas cinco categorias, que na verdade são conceitos, são muito importantes para os estudos geográficos, e a principal delas é o espaço geográfico, pois exprime a relação entre o humano e a natureza.
Leia também: Espaço rural — o espaço não constituído por cidades
Resumo sobre as categorias da Geografia
-
A Geografia é a ciência que expressa a relação entre o humano e a natureza por meio de cinco grandes categorias de análise: espaço geográfico, paisagem, território, região e lugar.
-
O espaço geográfico reúne o conjunto de elementos naturais e artificiais do planeta, sendo formado pelos diversos tipos de paisagem.
-
A paisagem é a parte visível do espaço geográfico, portanto, reúne os elementos naturais e artificiais da superfície terrestre.
-
O território está empreendido em determinadas relações de poder sobre um espaço e envolve delimitações, como as fronteiras.
-
A região é uma classificação do espaço por meio de características comuns que facilitam a administração regional.
-
O lugar é a categoria de análise mais subjetiva da Geografia e está atrelado ao sentimento de pertencimento a determinado espaço por parte do ser humano.
Quais são as categorias da Geografia?
A ciência geográfica trabalha com um conjunto de cinco grandes categorias geográficas. Essas categorias são, na verdade, conceitos aplicados nos estudos geográficos diversos. A mais importante categoria da Geografia é o espaço geográfico, o conceito que exprime a relação entre o humano e a natureza, objeto de estudo dessa área da ciência. Além do espaço geográfico, são outras categorias da Geografia: paisagem, território, região e lugar.
→ Espaço geográfico
O espaço geográfico é a unidade espacial construída e/ou modificada pela ação antrópica. Esse é o conceito mais importante na Geografia, visto que essa ciência busca entender justamente a relação entre ser humano e natureza por meio das transformações humanas empreendidas no espaço.
Assim, o espaço geográfico reúne o conjunto de elementos naturais e artificiais do planeta, sendo formado pelos diversos tipos de paisagem que foram transformadas pela ação antrópica ao longo do tempo.
→ Paisagem
A paisagem é a categoria que reúne os objetos, naturais ou artificiais, do espaço geográfico, assim é conceitualmente entendida como a parte visível do espaço geográfico.
A paisagem reúne as características físicas e humanas de determinada região, assim como as práticas humanas empreendidas naquele local. Essa categoria é fundamental para visualizar as mudanças da ação antrópica no espaço geográfico. A paisagem é comumente dividida em paisagem natural e paisagem cultural.
◦ Paisagem natural
Paisagem natural é o conjunto visível do espaço formado por objetos com pouca ou nenhuma intervenção antrópica. São exemplos de elementos de uma paisagem natural: florestas, montanhas, mares e desertos.
◦ Paisagem cultural
Também chamada de paisagem antrópica ou paisagem artificial, a paisagem cultural é composta pelos elementos construídos e/ou modificados pela ação humana. São exemplos de elementos de uma paisagem cultural: cidades, indústrias, rodovias e comércios.
→ Território
O território é uma categoria da Geografia que representa um espaço delimitado por ações de poder. Assim, em territórios, aplica-se termos como fronteiras, divisas e limites — formas espaciais de definir determinado recorte especial. O poder exercido dentro de um território define sua espacialidade e, por conseguinte, as características da sociedade que habita aquele espaço.
Um território é mutável, conforme a ação das forças que atuam na sua construção e administração, como no caso da ocorrência de conflitos bélicos, em que comumente um país perde territórios para outro.
Veja também: Diferenças entre Estado, país, nação e território
→ Região
A região é uma categoria da Geografia definida e delimitada espacialmente por meio de critérios comuns. Portanto, representa um recorte espacial que é classificado com base em pontos de interesse, normalmente para fins de administração.
Uma região compartilha, dentro da sua unidade espacial, determinadas características que justificam o agrupamento de diferentes localidades em uma única classificação regional. Um exemplo de regionalização tradicionalmente adotado é a divisão político-administrativa brasileira, que envolve a divisão do território do país em cinco grandes regiões: Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul.
→ Lugar
O lugar é uma categoria da Geografia que trata do recorte do espaço geográfico conhecido e habitado pelo ser humano. Assim, um lugar envolve certa significação por parte do ser humano, como: o seu lugar de nascença, o seu lugar de estudo e o seu lugar de moradia.
O conceito de lugar envolve todas as transformações que ocorreram no espaço geográfico ao longo do tempo e possui grande influência sentimental devido aos significados dados pela ação antrópica no meio espacial. Assim, o lugar é um conceito de forte individualidade e mutabilidade e envolve os significados aplicados no contexto da ciência geográfica.
Qual é a maior das categorias da Geografia?
A maior categoria da Geografia é a de espaço geográfico. Essa categoria representa justamente o objeto de estudo da Geografia, ou seja, a relação entre o ser humano e a natureza. O espaço geográfico reúne os elementos construídos e/ou modificados pela ação antrópica que compõem a superfície terrestre. Assim ele abrange os conceitos de paisagem, território, região e lugar.
Exercícios resolvidos sobre categorias da Geografia
Questão 1
(UFU) A Geografia se expressou e se expressa a partir de um conjunto de conceitos que, por vezes, são considerados erroneamente como equivalentes, a exemplo do uso do conceito de espaço geográfico como equivalente ao de paisagem, entre outros. Considerando os conceitos de espaço geográfico, paisagem, território e lugar, assinale a alternativa INCORRETA.
A) A paisagem geográfica é a parte visível do espaço e pode ser descrita a partir dos elementos ou dos objetos que a compõem. A paisagem é formada apenas por elementos naturais; quando os elementos humanos e sociais passam a integrar a paisagem, ela se torna sinônimo de espaço geográfico.
B) O espaço geográfico é (re)construído pelas sociedades humanas ao longo do tempo, através do trabalho. Para tanto, as sociedades utilizam técnicas de que dispõem segundo o momento histórico que vivem, suas crenças e valores, normas e interesses econômicos. Assim, pode-se afirmar que o espaço geográfico é um produto social e histórico.
C) O lugar é concebido como uma forma de tratamento geográfico do mundo vivido, pois é a parte do espaço onde vivemos, ou seja, é o espaço onde moramos, trabalhamos e estudamos, onde estabelecemos vínculos afetivos.
D) Historicamente, a concepção de território associa-se à ideia de natureza e sociedade configuradas por um limite de extensão do poder. A categoria território possui uma relação estreita com a de paisagem e pode ser considerada como um conjunto de paisagens contido pelos limites políticos e administrativos de uma cidade, estado ou país.
Resolução:
Alternativa A
A paisagem não é formada apenas pelos elementos naturais do meio, mas também pelos elementos artificiais, que compõem a parte visível do espaço geográfico.
Questão 2
(Uece) Leia atentamente a seguinte descrição de um conceito geográfico:
É um conjunto de formas que, em um dado período, revela as heranças que representam as relações espacializadas entre homem e natureza, ou sociedade e espaço. Dotada de aspectos naturais e culturais do mundo, revela os aspectos perceptíveis do espaço geográfico possíveis de serem percebidos, contemplados e conhecidos a partir dos órgãos dos sentidos.
O enunciado acima descreve o conceito geográfico de
A) lugar.
B) meio.
C) território.
D) paisagem.
Resolução:
Alternativa D
A paisagem reúne todos os elementos de origem natural e/ou artificial do espaço geográfico que são visíveis na superfície terrestre, logo, sendo possíveis de contemplação pelos órgãos de sentido, especialmente pela visão.