Latitude e longitude

A latitude e a longitude são medidas traçadas por meio de um sistema de coordenadas geográficas. Elas permitem a localização de qualquer ponto na superfície terrestre.
A latitude e a longitude permitem a localização de qualquer ponto na superfície terrestre.

Latitude e longitude são medidas utilizadas para a localização de qualquer ponto da superfície terrestre. Enquanto a latitude tem como referência a Linha do Equador e varia de 0º até 90º norte ou sul, a longitude tem como referência o Meridiano de Greenwich e varia de 0º até 180º leste ou oeste. O cálculo da latitude e da longitude é realizado por meio de uma grade de coordenadas.

Leia também: Rosa dos ventos — um símbolo que permite a localização de qualquer ponto da superfície terrestre

Resumo sobre latitude e longitude

  • A latitude é a medida em graus de qualquer ponto da superfície terrestre até a Linha do Equador.

  • A longitude é a medida em graus de qualquer ponto da superfície terrestre até o Meridiano de Greenwich.

  • Latitude e longitude têm como principal função a localização de qualquer ponto da superfície terrestre.

  • Os paralelos são linhas imaginárias que cortam o planeta Terra no sentido leste-oeste. O principal paralelo é a Linha do Equador.

  • Os meridianos são linhas imaginárias que cortam o planeta Terra no sentido norte-sul. O principal meridiano é o Meridiano de Greenwich.

  • O cálculo da latitude e da longitude, geralmente representado em graus, é realizado por meio de uma grade de coordenadas.

  • A latitude, além de permitir a localização de um determinado ponto na superfície terrestre, possibilita a delimitação das zonas climáticas. Já a longitude possibilita ainda o cálculo de fuso horário de um país.

O que é latitude e longitude?

A latitude e a longitude são medidas de um determinado ponto da superfície terrestre, geralmente apresentadas em graus. Elas formam um sistema de coordenadas geográficas que tem fundamental importância para a localização e a movimentação pelo espaço geográfico. Porém, mesmo sendo medidas complementares, elas possuem diferenças significativas entre si.

A latitude é a medida em graus de qualquer ponto da superfície terrestre até a Linha do Equador, que varia de 0º até 90º norte ou sul.

Por sua vez, a longitude é a medida em graus de qualquer ponto da superfície terrestre até o Meridiano de Greenwich, que varia de 0º até 180º leste ou oeste.

A latitude e a longitude são medidas proporcionadas pelo traçado das linhas imaginárias do planeta.

Qual a função da latitude?

A principal função da latitude é a localização de um determinado ponto da superfície terrestre por meio da observância dos paralelos.

Essa medida permite determinar a posição de uma localidade no Hemisfério Norte ou no Hemisfério Sul. Ademais, ela fornece ainda subsídios necessários para a demarcação das zonas climáticas, por meio da marcação dos paralelos notáveis.

Qual a função da longitude?

A principal função da longitude é a localização de um determinado ponto da superfície terrestre por meio da observância dos meridianos.

Essa medida permite determinar a posição de uma localidade no Hemisfério Leste (Oriental) ou no Hemisfério Oeste (Ocidental). Ademais, ela realiza ainda a delimitação dos fusos horários, ou seja, dos intervalos de 15º de longitude, utilizados na demarcação das horas que são registradas em todo o planeta.

Paralelos e meridianos

Os paralelos e os meridianos são as linhas imaginárias que cortam a superfície terrestre. O traçado dessas linhas tem como função auxiliar na localização e na movimentação pelo espaço geográfico por meio da definição da latitude e da longitude de um ponto qualquer. A área de contato entre um paralelo e um meridiano forma uma coordenada geográfica.

Os paralelos são linhas imaginárias que cortam o planeta Terra no sentido leste-oeste. O principal paralelo é a Linha do Equador. Os outros paralelos notáveis que auxiliam no cálculo da latitude e na definição das zonas climáticas são: Círculo Polar Ártico, Trópico de Câncer, Trópico de Capricórnio e Círculo Polar Antártico.

Por sua vez, os meridianos são linhas imaginárias que cortam o planeta Terra no sentido norte-sul. O principal deles é o Meridiano de Greenwich. Outro meridiano importante, localizado a 180º de longitude, é a Linha Internacional da Data. Esses traçados são fundamentais para o cálculo da longitude, e ainda, para o estabelecimento dos fusos horários.

Como calcular a latitude e a longitude?

O cálculo da latitude e da longitude é bastante simples e pode ser feito por meio de uma grade de coordenadas:

  • Cálculo da latitude: basta observar a disposição dos paralelos, ou seja, das linhas imaginárias horizontais em representações cartográficas. Essas linhas indicam a posição exata da latitude de um ponto, seja no Hemisfério Norte ou no Hemisfério Sul, que pode variar de 0º até 90º.

  • Cálculo da longitude: basta visualizar a disposição dos meridianos, ou seja, das linhas imaginárias verticais que cortam a superfície terrestre em mapas. Essas linhas indicam a posição exata da longitude de um ponto, seja no Hemisfério Leste ou no Hemisfério Oeste, que varia de 0º a 180º.

A observação de uma grade de coordenadas permite o cálculo correto da latitude e da longitude.

Longitude e a relação com os fusos horários

A longitude, além de permitir a localização de um determinado ponto na superfície terrestre, possibilita ainda o cálculo do fuso horário de um país. O sistema de fusos horários indica a hora civil de cada localidade do planeta. Esse cálculo é obtido por meio do auxílio dos meridianos.

A superfície planetária está dividida em 24 fusos horários, que correspondem a 15º de longitude cada um, e por consequência, 1 hora do horário civil. O principal meridiano de referência para o cálculo dos fusos horários é o Meridiano de Greenwich.

Saiba mais: Como calcular fusos horários?

Exercícios resolvidos sobre latitude e longitude.

Questão 1

(UECE) Considere um local cujas coordenadas geográficas são: latitude 1º48´ Norte e longitude 20º48´ Oeste. Com base na localização referida, é correto afirmar que:

A) a latitude do local é avaliada em função de sua distância do Meridiano de Greenwich em graus.

B) a longitude do local é indicada em função de sua distância do Equador em graus.

C) o local referido posiciona-se, geograficamente no Hemisfério Norte, a pequena distância da Linha Equatorial.

D) o local referido posiciona-se, geograficamente, no Hemisfério Norte a pequena distância do Círculo Polar Antártico.

Resolução:

Alternativa C.

O dado de latitude (1º48´ Norte) indica que o ponto em questão está localizado no Hemisfério Norte, e ainda, próximo à Linha do Equador, na Zona Equatorial, visto que essa linha possui 0º de latitude.

Questão 2

(UECE) No âmbito da cartografia básica, é correto afirmar que:

A) latitude é o afastamento, medido em graus, de um meridiano em relação ao meridiano de origem.

B) longitude é o afastamento, medido em graus, de um paralelo em relação ao equador terrestre.

C) quando se projeta a rede de paralelos e meridianos sobre um mapa, obtém-se uma projeção cartográfica.

D) um mapa com escala de 1:1000.000 apresenta grandes detalhes da área geográfica mapeada, servindo para a representação de áreas urbanas.

Resolução:

Alternativa C.

A projeção de paralelos e meridianos na superfície terrestre gera uma projeção cartográfica, ou seja, o traçado de linhas imaginárias em uma superfície plana que possibilita, dentre outros, a localização de um determinado ponto no planeta.

Publicado por Mateus Campos
Matemática do Zero
Matemática do Zero | Polígonos regulares e irregulares
Nessa aula veremos o que é um polígono, nomenclaruta de um polígono e como classificá-lo em regular e irregular.