Luxemburgo
Luxemburgo é um país europeu considerado umas das nações mais ricas do mundo. A história e a geografia local são marcadas pela influência de grandes potências econômicas. A cultural nacional também foi influenciada pelas ações externas que o país sofreu ao longo do tempo.
O território luxemburguês faz fronteira com Alemanha, França e Bélgica. A população local é formada por cerca de 600 mil habitantes. Os luxemburgueses são governados por uma monarquia constitucional unitária parlamentarista. A economia luxemburguesa é bastante desenvolvida, e o país, além de altamente industrializado, possui um setor de serviços muito robusto. A sua infraestrutura é bastante moderna e diversificada.
Leia também: Quais são os países da Europa?
Resumo sobre Luxemburgo
-
A história de Luxemburgo está ligada à formação de um grão-ducado na porção ocidental do continente europeu.
-
O território luxemburguês sofreu várias invasões, principalmente de franceses, holandeses e alemães. O país se tornou independente em 1867.
-
O clima de Luxemburgo é tipicamente temperado. O país conta com vastas florestas bastante preservadas e uma complexa rede de cursos de água.
-
A população de Luxemburgo é composta por um grande número de imigrantes, com destaque para os portugueses.
-
Os destaques da economia luxemburguesa são os setores de serviços bancários, atividades turísticas e indústrias manufatureiras.
-
O país detém uma infraestrutura muito moderna. O atendimento de serviços básicos para a população é praticamente universal.
-
A cultura de Luxemburgo sofreu fortes influências das nações vizinhas, ou seja, Alemanha, Bélgica e França.
Dados gerais sobre Luxemburgo
-
Nome oficial: Grão-Ducado do Luxemburgo
-
Gentílico: luxemburguês
-
Extensão territorial: 2586 quilômetros quadrados
-
Localização: Europa Ocidental
-
Capital: Luxemburgo
-
Clima: temperado
-
Governo: monarquia constitucional unitária parlamentarista
-
uxemburguês, francês, alemãol: Idioma
-
Religiões:
- 70% (cristianismo);
- 26% (ateísmo);
- 4% (outras).
-
População: 613.894 habitantes
-
Densidade demográfica: 242,1 habitantes/quilômetro quadrado
-
Índice de Desenvolvimento Humano (IDH): 0,916 (muito alto)
-
Moeda: euro
-
Produto Interno Bruto (PIB): US$ 84,08 bilhões
-
PIB per capita: US$ 131.780
-
Gini: 28,4%
-
Fuso horário: UTC +1
-
Relações exteriores:
-
Conselho da Europa;
-
União Europeia (UE).
-
Divisão administrativa: três distritos, sendo eles: Diekirch, Grevenmacher e Luxemburgo.
História de Luxemburgo
A história de Luxemburgo é bastante antiga. O território luxemburguês foi habitado por diversos povos ao longo do tempo, como francos e germânicos, e formou-se como uma nação unificada em 963. Porém, mesmo assim, o país continuou vivenciando fortes influências externas, até mesmo quando se transformou em um grão-ducado, na data de 1354. A independência de Luxemburgo aconteceu somente em 1867.
Já a história moderna de Luxemburgo também é marcada por invasões estrangeiras, uma vez que o país foi invadido pela Alemanha durante as duas grandes Guerras Mundiais. O pós-guerra foi marcado pelo pioneirismo do país na fundação de importantes órgãos geopolíticos mundiais, como a Organização das Nações Unidas (ONU). Ademais, Luxemburgo foi um dos membros fundadores da União Europeia.
Geografia de Luxemburgo
A geografia de Luxemburgo é bastante diversa. O país é uma das menores nações em extensão territorial da Europa. Está localizado na porção ocidental do referido continente e faz fronteira com Alemanha, Bélgica e França. O país não é banhado por nenhum oceano, mas possui uma complexa rede hidrográfica formada por cursos de água de diversos portes. Os principais rios de Luxemburgo são o Reno e o Mosa.
Já o relevo de Luxemburgo é formado por zonas de planaltos e planícies. O ponto mais alto do país é o monte Buurgplaatz, que possui 559 metros de altitude. Por sua vez, o clima de Luxemburgo é tipicamente temperado, com precipitações elevadas e temperaturas amenas.
O inverno no país é considerado rigoroso. Já a vegetação de Luxemburgo é composta por vastas áreas de florestas temperadas.
Mapa de Luxemburgo
Demografia de Luxemburgo
A população de Luxemburgo é formada por cerca de 600 mil habitantes. Essa nação europeia é considerada pouco populosa, mas muito povoada, em razão do diminuto território. A maioria dos luxemburgueses é descendente de franceses, alemães e belgas.
O país também possui um grande número de populações imigrantes, com destaque para portugueses e italianos. A população de Luxemburgo é altamente urbanizada e está concentrada na porção centro-sul do país. A maior cidade é a capital nacional, que também se chama Luxemburgo.
Os luxemburgueses desfrutam de um elevado padrão de vida. A população local detém alta renda e bons indicadores sociais. O índice de desenvolvimento humano do país é considerado muito elevado.
A população de Luxemburgo utiliza vários idiomas no seu cotidiano, com destaque para o luxemburguês, o alemão e o francês. A maior parte dos habitantes de Luxemburgo é praticante do catolicismo.
Leia mais: Países desenvolvidos — as nações com elevado grau de desenvolvimento econômico
Economia de Luxemburgo
A economia de Luxemburgo é uma das mais desenvolvidas de todo o mundo. O país detém índices econômicos bastante satisfatórios e a taxa de crescimento local é constante. Os setores econômicos luxemburgueses são bastante diversificados.
O setor terciário é o principal do país. São destaques nesse setor as atividades de transações bancárias, da tecnologia da informação e comunicação e do turismo. Já o setor industrial também é bastante importante localmente, em especial, as indústrias siderúrgicas, metalúrgicas, químicas e de bens manufaturados.
Por sua vez, o setor primário possui um papel diminuto para a economia local. Mesmo assim, é um ramo moderno e altamente produtivo, com destaque para o cultivo de frutas e a criação de animais.
Infraestrutura de Luxemburgo
A infraestrutura de Luxemburgo é bastante moderna. O país é um importante centro comercial e logístico de toda a Europa, portanto, apresenta muitos equipamentos de transporte e comunicação.
O território luxemburguês é cortado por uma rede de rodovias e ferrovias, além de possuir um aeroporto de grande porte, utilizado para viagens de longa distância. Por sua vez, o fornecimento de energia de Luxemburgo é composto principalmente por fontes renováveis. O acesso às estruturas de energia, água e esgoto é praticamente universal.
Os sistemas de saúde e educação são referência de qualidade e possuem ampla cobertura espacial. A nação é considerada uma das melhores em qualidade de vida de todo o planeta.
Governo de Luxemburgo
A estrutura governamental de Luxemburgo é bastante específica, uma vez que o país é tido como o único grão-ducado do mundo, já que possui como governante um duque. No entanto, essa representação é secundária no governo luxemburguês, devido ao fato de que o chefe de governo é o primeiro-ministro. Sendo assim, o país é considerado uma monarquia parlamentarista. Há, ainda, os poderes Legislativo e Judiciário, que apoiam o Executivo na discussão de políticas para os luxemburgueses.
Leia também: A organização do espaço geográfico europeu
Cultura de Luxemburgo
A cultura de Luxemburgo apresenta elementos de várias nações europeias, com destaque para a atuação de franceses e alemães, que exercem até a atualidade uma grande influência no país. As línguas e religiões locais são reflexos dessas influências.
O país possui um cenário cultural efervescente, com muitos museus, exposições, shows e mostras culturais. O esporte mais tradicional em Luxemburgo é o futebol. Já a culinária de Luxemburgo é caracterizada pelo uso de alimentos tipicamente europeus, como batatas e carne suína.
A riqueza histórica dessa nação também é muito importante, sendo que o centro histórico de Luxemburgo, com suas fortificações, é um Patrimônio Mundial da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).
Curiosidades de Luxemburgo
-
O país possui grande importância geopolítica e econômica para a Europa e foi um dos fundadores da União Europeia.
-
Os portugueses representam o principal grupo populacional de imigrantes que vivem em Luxemburgo.
-
A estrutura de governo de Luxemburgo é formada por uma monarquia parlamentarista. É considerado o único grão-ducado do mundo.
-
O país possui uma das maiores médias salariais do mundo. Contudo, o custo de vida local é considerado bastante elevado.
-
A capital luxemburguesa sedia a matriz de grandes empresas transacionais, com destaque para as instituições bancárias.