Nuvens
As nuvens são grandes corpos formados por água e/ou gelo suspensos na atmosfera terrestre. Sua formação ocorre em razão do processo de resfriamento do ar. Elas geram, entre outros fenômenos atmosféricos, as precipitações, tanto de água quanto de granizo e neve.
Leia também: Por que o céu é azul?
Resumo sobre as nuvens
-
As nuvens são corpos de água e/ou gelo que estão suspensos na atmosfera, sendo passíveis de diversas modificações físicas.
-
Elas são oriundas da transformação do vapor presente na atmosfera, notadamente do estado gasoso para o líquido, processo conhecido como condensação.
-
A classificação das nuvens envolve aspectos das suas características físicas e da sua posição de altitude.
-
Os dez principais tipos de nuvens são: cirrus, cirrocumulus, cirrostratus, altocumulus, altostratus, stratus, stratocumulus, nimbostratus, cumulus e cumulonimbus.
Composição das nuvens
As nuvens são compostas por partículas de água e/ou de gelo que ficam suspensas na atmosfera terrestre, sendo visíveis a olho nu. A composição desses aglomerados também pode envolver partículas de gases, poeira e fuligem, além de resíduos industriais diversos. As nuvens são elementos que geram, por exemplo, as chuvas, além de outros fenômenos naturais, como neve e granizo.
Formação das nuvens
A formação das nuvens dá-se por meio do resfriamento do ar, que constituem as partículas suspensas na atmosfera, especialmente por meio de pequenas formações de água e/ou de gelo.
Essas formações são oriundas da transformação do vapor presente na atmosfera, notadamente do estado gasoso para o líquido, conhecida como condensação. Esse mesmo processo é responsável pela formação de outros fenômenos atmosféricos, como a neblina.
Tipos de nuvens
Tradicionalmente, os critérios utilizados para a classificação das nuvens envolvem as suas características físicas e a sua posição de altitude. Há diferentes modelos de classificação de nuvens que são empregados nos mais diversos estudos meteorológicos. Os principais tipos de nuvem são:
-
Cirrus: são formações bastante comuns na atmosfera, tendo um formato tradicionalmente alongado e uma coloração branca, sendo consideradas de elevada altitude.
-
Cirrocumulus: são formações muito extensas e de coloração variada que estão dispostas em grandes altitudes da atmosfera.
-
Cirrostratus: são formações que normalmente cobrem grande parte ou todo o céu e são indicativas do aumento da nebulosidade na atmosfera.
-
Altocumulus: possuem o tradicional formato arredondado das nuvens e apresentam cristais de gelo na sua composição.
-
Altostratus: assim como as cirrostratus, são formações que cobrem a maior parte do céu, dificultando a visibilidade dos elementos celestes.
-
Stratus: são aquelas que cobrem todo o ceú, geralmente em uma camada uniforme, sendo indicativas da inocorrência de precipitações.
-
Stratocumulus: assim como as stratus, não são indicativas de precipitações, sendo compostas por corpos uniformes que permitem a passagem da radiação.
-
Nimbostratus: são as grandes camadas de nebulosidade que cobrem todo o céu, normalmente de cor acinzentada, que são indicativas de precipitações.
-
Cumulus: são o formato mais tradicional de nuvem, normalmente disposta de forma espaçada no céu, nas cores branca e/ou acinzentada.
-
Cumulonimbus: são típicas de indicativo de fenômenos atmosféricos diversos, como precipitações volumosas, descargas elétricas e granizo.
Saiba também: Quais são os tipos de chuva?
Curiosidades sobre as nuvens
-
A mudança do formato das nuvens ocorre devido aos processos de condensação e evaporação que ocorrem na atmosfera.
-
As nuvens, no geral, são percebidas pelo olho humano como brancas em razão dos comprimentos de onda espalhados pela água e gelo que compõem essas formações.
-
As nuvens, apesar de flutuarem na atmosfera, apresentam um peso bastante expressivo conforme o acúmulo de água e gelo local.
-
A existência de uma nuvem, mesmo as mais carregadas como as cumulonimbus, não é por si só capaz de gerar a queda de um avião.