Planetas rochosos do Sistema Solar
Os planetas rochosos do Sistema Solar são conhecidos também como planetas telúricos, planetas sólidos ou terrestres. São planetas rochosos assim como a Terra e possuem maior densidade se comparados com os planetas gasosos.
Os planetas rochosos do Sistema Solar são Mercúrio, Vênus, Terra e Marte (na ordem de afastamento do Sol). Essa proximidade com o Sol pode ser explicada pelo próprio processo de formação do Sistema Solar, em que os materiais mais densos tendem a se concentrar mais próximos do Sol e os mais leves, mais distantes.
Os planetas rochosos do Sistema Solar são basicamente formados por rochas e apresentam formas de relevo bem definidas. Vamos conhecer suas características:
-
Mercúrio: É o menor dos planetas do Sistema Solar e também o mais próximo do Sol. Dos seus vizinhos, é também o mais veloz, pois realiza o seu movimento de translação em torno do Sol a uma velocidade de quase 48 quilômetros por segundo. Tem uma superfície com vales de lava e grandes crateras. Seu diâmetro é 40% inferior ao da Terra, e sua atmosfera é quase inexistente. Possui enorme amplitude térmica. Suas temperaturas variam entre os 427ºC, de dia, e chegam a -173ºC à noite.
-
Vênus: Conhecido popularmente como Estrela D'Alva ou Estrela da Manhã, esse planeta rochoso é o segundo planeta em ordem de afastamento do Sol e o mais próximo da Terra, além de ser o mais brilhante do Sistema Solar. Possui semelhanças com o nosso planeta no tamanho, massa e composição. Porém, em virtude de sua atmosfera corrosiva, composta por dióxido de carbono e nuvens densas de ácido sulfúrico, não existe vida nesse planeta.
-
Terra: É a nossa casa no Universo. Apresenta 4,5 bilhões de anos e, diferentemente dos outros, possui a distância perfeita do Sol para poder possuir água em estado líquido e uma temperatura média de 15ºC, fatores que proporcionaram o aparecimento e manutenção da vida. Mais de 70% da superfície é coberta por oceanos. Possui um único satélite natural, quase do seu tamanho, a Lua.
-
Marte: O quarto planeta do Sistema Solar e o último dos rochosos ou telúricos tem uma atmosfera dominada por dióxido de carbono, uma temperatura média de 63 graus abaixo de zero e dois satélites: Phobos e Deimos. Demora pouco mais do que 24 horas para fazer a rotação e 687 dias terrestres para percorrer uma volta ao Sol. Tal como a Terra, tem quatro estações e uma superfície com planícies, zonas montanhosas e marcas antigas de leitos de rios.
A evolução nos estudos e na tecnologia ligada à Astronomia tem permitido que conheçamos cada vez mais os planetas ao nosso redor. Uma série de pesquisas e lançamentos de sondas mostram como é a aparência e a dinâmica desses planetas. Em razão da proximidade com o nosso planeta Terra, nós temos mais informações sobre os planetas telúricos ou rochosos. Essa proximidade auxilia na visualização e na busca de informações. Contudo, detalhes importantes sobre esses planetas ainda precisam ser descobertos.