Renda nacional

A renda nacional é um importante indicador macroeconômico que permite avaliar o crescimento socioeconômico de uma sociedade, por meio da soma dos rendimentos locais.
A renda nacional é um importante indicador macroeconômico.

  A renda nacional é resultado da soma dos rendimentos da economia de uma localidade. Esse indicador é importante para avaliar o cenário macroeconômico local. O cálculo da renda nacional considera o total de rendimentos obtidos por meio das atividades econômicas. Esse cálculo é usado ainda em outros indicadores econômicos, como a renda por pessoa. O Brasil, apesar da grande desigualdade social, é classificado como uma nação de renda média-alta.

Leia também: Imposto de Renda — para que serve, quem deve declarar

Resumo sobre renda nacional

  • A renda nacional é um indicador macroeconômico que é obtido por meio da soma de rendimentos da economia de um país.

  • O cálculo da renda nacional dá-se mediante a soma dos rendimentos de todos os bens, serviços e capitais gerados na economia de um país.

  • A renda nacional é dividida em dois tipos: a Renda Nacional Bruta e a Renda Nacional Disponível Bruta.

  • A renda nacional é um indicador que possui grande importância em termos macroeconômicos, pois permite a análise do panorama econômico de uma sociedade.

  • O Brasil, mesmo com a elevada desigualdade social, é atualmente classificado pelo Banco Mundial como um país de renda média-alta.

  • O produto nacional corresponde à soma de todos os bens e serviços produzidos por uma economia em um determinado período de tempo.

  • A renda per capita é obtida por meio da divisão do valor absoluto da renda nacional pelo número de habitantes de uma determinada localidade.

O que é a renda nacional?

A renda nacional é um indicador macroeconômico muito utilizado em estudos administrativos e financeiros. Esse índice reúne, em um único dado, a soma de todos os rendimentos oriundos da produção econômica de um país, ou seja, o total da renda de bens, serviços e capitais que foram gerados pela sociedade em um determinado período de tempo. A renda nacional é um dos principais indicadores econômicos utilizados para avaliar o desenvolvimento econômico e social de uma nação.

Como se calcula a renda nacional?

O cálculo da renda nacional dá-se mediante a soma dos rendimentos de todos os bens, serviços e capitais gerados na economia de um país. Logo, consideram-se os rendimentos da produção econômica de todos os setores da economia, desde os mais tradicionais, como os investimentos industriais, até os gastos com o funcionalismo público. O valor total dos rendimentos da produção econômica de uma localidade é justamente o valor da renda nacional local.

Veja também: Qual a posição do IDH do Brasil no ranking mundial?

Quais são os tipos de renda nacional?

A tipologia de renda nacional utiliza, para os seus cálculos, o chamado Produto Interno Bruto (PIB), que é a soma de todos os bens e serviços produzidos por uma economia tradicionalmente no prazo de um ano. A partir de então, há dois tipos de renda nacional estabelecidos pelos organismos financeiros:

  • Renda Nacional Bruta: é a renda nacional produzida apenas no território local, ou seja, nesse indicador considera-se somente a renda gerada e retida internamente em uma economia.

  • Renda Nacional Disponível Bruta: é a renda nacional obtida depois de realizadas as deduções, tanto dos capitais enviados quanto dos capitais recebidos do exterior, dentro de uma economia.

Qual a importância da renda nacional?

A renda nacional é um indicador que possui grande importância em termos macroeconômicos, visto que ela permite a análise do panorama econômico de uma sociedade e, em especial, dos rendimentos alcançados pela população local. A partir da análise desses dados, torna-se possível o desenho de políticas públicas que versem pela elevação dos salários, pela retração dos impostos e pela atenuação da desigualdade social.

Esse indicador subsidia ainda outros importantes índices macroeconômicos, como a renda per capita, e permite a comparação entre as economias, especialmente em nível mundial.

Qual é a renda nacional do Brasil?

O Brasil é atualmente classificado pelo Banco Mundial como um país de renda média-alta. O país registrou, desde o início da série histórica realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) no ano 2000, uma elevação consistente da sua renda nacional, mesmo com percalços como a crise financeira internacional e a instabilidade política local. O crescimento constante da renda média nacional do país culminou, em valores de 2020, em um total de renda nacional bruta próximo de 7,4 trilhões.

Nesse contexto, destaca-se que mesmo com os sucessivos aumentos da renda nacional ao longo da série histórica realizada nas últimas duas décadas, o Brasil ainda permanece como uma das nações mais desiguais de todo o mundo, com consistentes taxas de pobreza e outros problemas sociais. O indicador renda nacional bruta não leva em consideração as singularidades locais e as desigualdades sociais, portanto apresenta apenas um cenário generalista da economia brasileira em termos de renda.

Renda nacional x produto nacional

Os indicadores renda nacional e produto nacional são bastante próximos. O primeiro trabalha apenas com a renda de uma sociedade, ou seja, o rendimento gerado por toda a produção econômica de uma localidade em um período delimitado. Já o segundo aponta apenas para o cálculo de produto, ou seja, da soma de todos os bens e serviços produzidos por uma economia em um determinado período de tempo.

Saiba mais: Quais são os países emergentes?

Renda nacional x renda per capita

Os indicadores renda nacional e renda per capita são complementares. O primeiro apresenta uma visão macroeconômica geral por meio da soma dos rendimentos produzidos por uma economia em um tempo determinado. Já o segundo, de caráter mais individualista, é obtido por meio da divisão do valor absoluto da renda nacional pelo número de habitantes de uma determinada localidade.

Fontes

BANCO MUNDIAL. Brasil. Banco Mundial. Disponível em: https://data.worldbank.org/country/BR?locale=pt

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Contas Nacionais. IBGE. Disponível em: https://brasilemsintese.ibge.gov.br/contas-nacionais.html.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Produto Interno Bruto (PIB). IBGE. Disponível em: https://www.ibge.gov.br/explica/pib.php.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Sistema de Contas Nacionais. (SCN), IBGE. Disponível em: https://www.ibge.gov.br/estatisticas/economicas/comercio/9052-sistema-de-contas-nacionais-brasil.html.

YOUNG, V. PIB ou PNB, qual a melhor forma de enxergar a renda do país? Sobre Economia. Unicamp. Disponível em: https://www.blogs.unicamp.br/sobreeconomia/2021/05/15/pib-ou-pnb-qual-a-melhor-forma-de-enxergar-a-renda-do-pais/.  

Publicado por Mateus Campos
Sociologia
Sociedade do consumo
Uma sociedade formada principalmente por consumidores pode ter consequências profundas na forma de viver da humanidade. Veja esse e outros aspectos da sociedade do consumo.