Era Vitoriana

A Era Vitoriana foi um período no qual a rainha Vitória governou o Reino Unido. Ficou marcada pelo conservadorismo na sociedade e pela prosperidade econômica.
A rainha Vitória governou o Reino Unido de 1837 a 1901.

A Era Vitoriana foi um período da história britânica que aconteceu no reinado da rainha Vitória. Esse reinado se estendeu de 1837 a 1901, sendo marcado por um forte conservadorismo na sociedade britânica mas também por uma enorme prosperidade econômica, que fez do Reino Unido a maior potência do planeta.

Essa era se iniciou quando Vitória foi coroada rainha, e teve uma moda pujante, sobretudo para as mulheres, além de inovações nas artes plásticas e literatura. Nesse período, a indústria inglesa deu continuidade ao seu desenvolvimento, e o Reino Unido expandiu seu território por meio do neocolonialismo.

Leia mais: Elizabeth II — assumiu o trono britânico de 1952 a 2022 e foi a monarca mais longeva da história britânica

Resumo sobre Era Vitoriana

  • A Era Vitoriana foi a fase da história britânica em que a rainha Vitória governou o Reino Unido.
  • Estendeu-se de 1837, ano da coroação, a 1901, ano da morte de Vitória.
  • Ficou marcada por intenso desenvolvimento tecnológico.
  • Houve movimentos expressivos na arte e na literatura britânica.
  • A arquitetura ficou marcada pela releitura de estilos arquitetônicos já consagrados.
  • O Reino Unido expandiu o seu território por meio do neocolonialismo.

Contexto histórico da Era Vitoriana

A Era Vitoriana foi o período em que o Reino Unido foi governado pela rainha Vitória, entre 1837 e 1901, sendo o segundo maior reinado da história britânica (atrás apenas do de Elizabeth II, que durou 70 anos).

Rainha Vitória foi coroada depois do falecimento de seu tio, William IV (Guilherme IV na tradução para o português), que não tinha herdeiros legítimos. O reinado da sobrinha ficou marcado como o período do auge do poderio econômico do Reino Unido no planeta.

Nessa era, o Reino Unido expandiu o seu desenvolvimento tecnológico e viu sua produção industrial disparar, com inovações surgindo a todo momento. Além disso, o Império Britânico chegou ao seu auge econômico e territorial, tornando-se no maior império do planeta, graças às colônias inglesas, e o mais próspero.

Quais são as características da Era Vitoriana?

  • Moda na Era Vitoriana

Na Era Vitoriana, houve um grande desenvolvimento da moda, sobretudo devido à indústria inglesa.

A Era Vitoriana ficou marcada pelo seu conservadorismo cultural, o que pode ser percebido nas roupas utilizadas no período. Houve um enorme desenvolvimento na moda, sobretudo porque a indústria têxtil inglesa era próspera e produzia em grande quantidade. Ainda assim, a Era Vitoriana ficou marcada por uma rigidez na forma de suas vestimentas.

As regras eram mais rígidas para a moda feminina, e as mulheres da aristocracia britânica costumavam usar vestidos alongados e com saias volumosas. As inovações da moda na época fizeram com que fosse possível reduzir o número de camadas do vestido. Os espartilhos e os chapéus também eram importantes trajes da moda feminina.

As mulheres que não pertenciam à aristocracia não tinham condições de comprar as roupas da moda, e, muitas vezes, usavam roupas de segunda mão ou então modelos mais simples. Já os homens preferiam roupas bastante formais, utilizando casaco, colete e chapéu.

  • Arte e arquitetura na Era Vitoriana

A Era Vitoriana ficou marcada por diferentes correntes artísticas, como o realismo, o neoclassicismo e o romantismo. Na arquitetura, aponta-se uma ausência de um estilo puramente vitoriano, pois foi um período em que alguns estilos arquitetônicos foram resgatados e repaginados, como o gótico. No caso, essa releitura do gótico deu origem ao neogótico.

  • Sociedade na Era Vitoriana

A desigualdade social também foi pujante na sociedade vitoriana, com o surgimento de muitas favelas nas áreas urbanas.[1]

Como citado, a Era Vitoriana era culturalmente conservadora, o que se refletia na sociedade e na forma de comportar-se publicamente e na vida privada. Presenciou-se o surgimento de uma classe média urbana, mas a sociedade desse período era fortemente marcada pela divisão entre a burguesia aristocrática e a classe trabalhadora. A desigualdade social, fruto da hiperexploração da classe trabalhadora, era uma forte característica da sociedade britânica.

  • População na Era Vitoriana

A população na Grã-Bretanha no período cresceu de maneira exponencial, e isso se explica pelo aumento na taxa de natalidade e também pela redução nas taxas de mortalidade, fruto dos avanços da medicina no período. No total, a população britânica passou de 13,9 milhões, em 1831, para 32,5 milhões em 1901.

  • Cultura na Era Vitoriana

A Era Vitoriana teve uma cultura conservadora e uma sociedade que se baseava no moralismo e no patriarcado. Esse período, no entanto, ficou marcado pela popularização da leitura, com uma série de publicações, como livros e revistas, se multiplicando. A música e o esporte se popularizaram, e houve um grande desenvolvimento nas artes plásticas, na literatura, entre outras áreas.

  • Literatura na Era Vitoriana

Na literatura da Era Vitoriana, houve um grande desenvolvimento, marcado principalmente pela influência do romantismo. Muitos romances do período destacam o modo de vida da aristocracia, embora houvesse literatos críticos desse padrão de vida, como Oscar Wilde. Outros importantes nomes da literatura da época foram Charles Dickens e as irmãs Brontë (Charlotte, Emily e Anne).

  • Economia na Era Vitoriana

A economia durante a Era Vitoriana foi muito próspera, fruto do desenvolvimento industrial que o Reino Unido teve com a Revolução Industrial. Houve no período a primeira e segunda fase do desenvolvimento industrial, o que tornou a Inglaterra na maior potência econômica do planeta.

A prosperidade britânica se escorou também na exploração neocolonial de vastos territórios no continente asiático e africano. O sucesso da economia britânica fez com que o país estabelecesse o que ficou conhecido como Pax Britannica, período de relativa paz e de grande prosperidade econômica para o Reino Unido.

Leia mais: Partilha da África — processo de colonização da África liderado por potências europeias entre os séc. XVIII e XIX

Rainha Vitória

Rainha Vitória teve um reinado bem-sucedido de 63 anos.

A rainha Vitória nasceu no dia 24 de maio de 1819, em Londres, sendo filha do duque de Kent e da princesa de Saxe-Coburgo-Saalfeld. Ela assumiu o trono britânico quando tinha 18 anos de idade, sendo a última monarca da Casa de Hanôver. Ela assumiu o reino porque seu tio, William IV, havia morrido sem gerar herdeiros legítimos.

O reinado de Vitória foi o segundo mais longo da história do Reino Unido, tendo 63 anos de duração. A Era Vitoriana ficou marcada por grande desenvolvimento econômico, além de ter presenciado inúmeras transformações no Reino Unido. O país urbanizou-se e viu uma série de reformas acontecerem em benefício da classe trabalhadora e como resultado da mobilização desta.

A rainha Vitória casou-se com Alberto de Saxe-Coburgo-Gota, com quem teve nove filhos. Ela faleceu no dia 4 de fevereiro de 1901, e, depois de sua morte, seu filho Eduardo assumiu o trono, sendo coroado Eduardo VII. Caso queira saber mais sobre a história da rainha Vitória, leia nosso texto.

Importância da Era Vitoriana

A Era Vitoriana teve grande importância cultural, econômica e política para o Reino Unido. Houve um grande desenvolvimento cultural, com diversos artistas em diversas áreas de atuação; e um grande desenvolvimento científico e econômico. Invenções surgiam a todo momento e a indústria foi se modernizando cada vez mais.

O país gozou de grande prosperidade econômica, embora obtida pela exploração dos trabalhadores e das colônias inglesas. Por fim, houve grande envolvimento popular na política, com a exigência de direito ao voto e melhores condições de vida e de trabalho.

Curiosidades da Era Vitoriana

  • A rainha Vitória foi a última monarca da Casa de Hanôver a governar no Reino Unido.
  • A Era Vitoriana foi um período em que se desenvolveu certa obsessão pela morte.
  • O consumo do ópio era comum entre a aristocracia britânica do período.
  • Londres acolheu, em 1851, a primeira Grande Exposição Mundial, voltada para as grandes invenções.
  • A crinolina foi uma das grandes inovações da moda feminina durante a Era Vitoriana.

Créditos da imagem

[1]Commons | Wellcome Images

Fontes

MEIRA. J. NOTA HISTORIOGRÁFICA SOBRE O CONCEITO DE CLASSE: A História Social Inglesa e a Era Vitoriana na Inglaterra. Disponível: http://www.anpuhpb.org/anais_xiii_eeph/textos/ST%2014%20-%20Jean%20Paul%20Gouveia%20Meira%20%20TC.PDF

SANTANA, L & SENKO, E. Perspectivas da Era Vitoriana: sociedade, vestuário, literatura e arte entre os séculos XIXe XX https://www.dialogosmediterranicos.com.br/index.php/RevistaDM/article/view/209/216

VENTURA, D. A peça que causou morte de milhares de mulheres na era vitoriana. Disponível: https://www.bbc.com/portuguese/articles/c4nwypgkk7vo

Publicado por Daniel Neves Silva
História
Grécia Antiga: Pólis
Assista à nossa videoaula para conhecer as principais características de uma pólis grega. Confira também, no nosso canal, outras informações sobre a Grécia Antiga.
Outras matérias
Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos