Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Geografia
  3. Geografia humana
  4. Segunda Revolução Industrial

Segunda Revolução Industrial

Com o desenvolvimento efetivo da atividade industrial em diversas partes do mundo, os donos dos meios de produção e capitais começaram a direcionar recursos financeiros para o desvendamento e criação de novas tecnologias como procedimentos produtivos, máquinas, equipamentos entre outros, todos com intuito de dinamizar e acelerar a produtividade e automaticamente os percentuais de lucros.

Desse modo, grande parte dos avanços tecnológicos foi derivada de pesquisas científicas que são realizadas para o aperfeiçoamento industrial. Esse processo é contínuo, pois constantemente busca novos materiais, novas tecnologias e métodos de produção com o objetivo de ampliar as margens de lucros.

O período que mais marcou os avanços tecnológicos foi entre o final do século XIX até meados do século XX, quando o mundo vivenciou uma série de avanços na tecnologia, medicina entre outros. Os fatos de maior destaque, assim com na Primeira Revolução Industrial, foi em relação a inventos e descobertas, dessa vez o que impulsionou foi, sem dúvida, o petróleo, o motor a combustão, utilização do aço e o uso da força das águas na geração de energia elétrica, com a criação das usinas hidrelétricas.

O conjunto de novidades tecnológicas favoreceu uma flexibilização produtiva na atividade industrial, posicionando países que lideram o processo de industrialização como algumas nações européias, além dos Estados Unidos e Japão que ingressaram na Segunda Revolução Industrial.

A Segunda Revolução Industrial focalizou a produção no seguimento de indústrias de grande porte (siderúrgicas, metalúrgicas, petroquímicas, automobilísticas, transporte ferroviário e naval). Essa etapa da indústria mundial produziu profundas modificações no contexto do espaço geográfico no qual essa revolução foi desenvolvida.

As revoluções industriais são processos que estão ligados diretamente aos avanços tecnológicos que determinam o sucesso de cada uma delas.
A evolução nos equipamentos produtivos foi indispensável durante a Segunda Revolução Industrial.
A evolução nos equipamentos produtivos foi indispensável durante a Segunda Revolução Industrial.
Publicado por: Eduardo de Freitas
Assuntos relacionados
Terceira Revolução Industrial é marcada pelo emprego de alta tecnologia nas indústrias.
Terceira Revolução Industrial
Aprenda mais sobre a Terceira Revolução Industrial. Descubra quando começou, quais foram os principais avanços desse período e o que é a Quarta Revolução.
Uma das invenções científicas do século XVIII:  A máquina a vapor, criada por Thomas Newcomen em 1712
Principais descobertas científicas do século XVIII
Clique para descobrir quais foram as principais descobertas do século XVIII!
Macapá é a única capital brasileira cortada pela linha imaginária do Equador
Linha do Equador
Linha imaginária que divide a Terra em dois Hemisférios.
Imagem retrata europeus aprisionando e escravizando africanos no século XIX
Neocolonialismo na África e a Conferência de Berlim
Saiba como foi o neocolonialismo na África, inicado pela partilha desse continente entre países europeus durante a Conferência de Berlim.
Os movimentos de resistência africanos visavam expulsar os invasores europeus do continente
Movimentos de resistência ao neocolonialismo na África
Conheça alguns dos movimentos de resistência ao neocolonialismo que lutaram contra o domínio europeu na África a partir do século XIX.
Taylorismo
Você sabe o que é taylorismo? Veja como esse modo de organização do sistema produtivo, criado por Frederick Taylor, revolucionou a produção industrial no mundo.
Na agricultura extensiva as técnicas aplicadas são rudimentares.
Os sistemas agrícolas
Os sistemas agrícolas, O que são os sistemas agrícolas, Quais são os dois tipos de sistemas agrícolas, A agricultura extensiva, A agricultura intensiva.
O interior do planeta Terra reserva muitos enigmas.
O interior da Terra
Conhecer o que existe no interior da Terra é um questionamento antigo, confira!
Geocentrismo e Heliocentrismo
As principais teorias sobre a ordenação do Sistema Solar.