Relação entre segmentos secantes na circunferência

A relação entre dois segmentos secantes na circunferência é de proporcionalidade e pode ser usada para encontrar a medida de um desses segmentos.
A relação entre segmentos secantes na circunferência e triângulos formados por eles é de proporcionalidade

Se uma circunferência é cortada por dois segmentos de reta secantes, é possível calcular algumas medidas desses segmentos usando a proporcionalidade. Para isso, a regra é a seguinte: A, B, C e D devem ser pontos de uma circunferência de raio r e centro O, e M deve ser um ponto fora dela, de forma que os segmentos AM e CM contenham os pontos B e D, respectivamente. Nesse caso, vale a proporção:

AM = DM
CM    BM

A circunferência descrita, juntamente aos segmentos e pontos, pode ser visualizada na imagem a seguir:

Usando a propriedade fundamental das proporções, também podemos afirmar que a proporção acima é equivalente a:

AM·BM = CM·DM

Exemplo:

Calcule o comprimento do segmento CM, secante à circunferência da imagem abaixo:

Usando a igualdade resultante da propriedade fundamental das proporções, substituindo as medidas dos respectivos segmentos e fazendo DM = x, temos:

AM·BM = CM·DM

180·100 = (110 + x)·x

18000 = 110x + x2

x2 + 110x – 18000 = 0

Usando o método de completar quadrados, podemos resolver essa equação do segundo grau da seguinte maneira:

x2 + 110x – 18000 = 0

x2 + 110x – 18000 + 21025 = 21025

x2 + 110x + 3025 = 21025

(x + 55)2 = 21025

√[(x + 55)2] = √(21025)

x + 55 = ± 145

x = ± 145 – 55

x’ = 145 – 55 = 90
x’’ = – 145 – 55 = – 200

Lembre-se de que essa equação também pode ser resolvida usando fórmula de Bháskara. Observe que o resultado negativo não é válido, pois x = DM, que é um segmento de reta, portanto:

x = DM = 90 cm.

Como o exercício pediu o comprimento de CM = CD + DM, temos:

CM = 110 + 90 = 200 cm

Demonstração da propriedade

Para demostrar essa relação envolvendo segmentos secantes, considere a mesma circunferência e segmentos dados no início do texto: circunferência de centro O que possui os pontos ABC e D e o ponto M fora dela, tais que os segmentos AM e CM também contenham os pontos B e D, respectivamente. Essa construção é ilustrada na imagem abaixo:

Observe que, traçando os segmentos CB e AD, podemos formar dois triângulos: AMD e CMB. Esses dois triângulos são semelhantes, pois:

1 – O ângulo M é comum para os dois triângulos;

2 – Os ângulos A e C são congruentes, pois são inscritos e representam o mesmo arco.

Assim, pelo caso de semelhança ângulo-ângulo, os triângulos AMD e CMB são semelhantes, por isso, seus lados correspondentes são proporcionais. Como o triângulo AMD está invertido verticalmente com relação ao outro, temos a seguinte proporção entre seus lados:

AM = DM
CM    BM

Publicado por Luiz Paulo Moreira Silva

Artigos Relacionados

Círculo e circunferência
Entenda a diferença entre círculo e circunferência, além de algumas propriedades e definições básicas que envolvem essas figuras geométricas!
Círculo trigonométrico
Clique para aprender o que é um círculo trigonométrico, como construí-lo e o modo como o seno e o cosseno são marcados sobre ele.
Equação do 2º grau
Aprenda a resolver uma equação do 2º grau e a diferenciar uma equação do 2º grau completa de uma incompleta. Confira ainda exercícios sobre o tema.
Fórmula de Bhaskara
Clique para aprender a utilizar a fórmula de Bhaskara para encontrar raízes de equações do segundo grau!
Método de completar quadrados
Clique para aprender a resolver equações do segundo grau utilizando produtos notáveis em um método chamado: completar quadrados!
Posição relativa entre uma reta e uma circunferência
Clique para aprender a posição relativa entre uma reta e uma circunferência e conheça também algumas de suas propriedades.
Proporção
Conheça tudo sobre proporção: aprenda a verificar se os valores são proporcionais ou não e entenda o que são grandezas direta e inversamente proporcionais.
Razão e proporção
Entenda os conceitos de razão e proporção e saiba como aplicá-los. Veja também como calcular razão e proporção e conheça as propriedades da proporção.
Retas
Confira as principais ideias que envolvem retas e algumas propriedades básicas dessa figura geométrica!
Semelhança de triângulos
Entenda o que é semelhança entre triângulos e o teorema fundamental da semelhança de triângulos. Veja também os casos de semelhança de triângulos e como aplicá-los.
Português
“De encontro a” ou “ao encontro de”: qual a diferença?
“De encontro a” e “ao encontro de” são expressões que possuem sentidos opostos. Apesar disso, a confusão entre elas é bastante comum. Por isso, nesta videoaula, iremos distinguir as situações em que são empregadas e aprendê-las adequadamente.
Outras matérias
Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos