Relações métricas na circunferência: relação entre cordas

Entre as relações métricas na circunferência, está a relação que garante a proporcionalidade entre os segmentos de reta formados por duas cordas entrecruzadas.
A relação entre as cordas de uma circunferência é uma propriedade das relações métricas

Relações métricas são propriedades que possibilitam o cálculo de medidas de comprimento de algumas figuras geométricas e de seus elementos. Assim, a partir da relação entre cordas de uma circunferência, é possível encontrar algumas medidas do comprimento dessas cordas por meio de uma propriedade bem definida com cálculo simples.

Para facilitar a compreensão dos cálculos, relembraremos, primeiro, as definições básicas de circunferência e corda.

Definição de circunferência e de corda

Para dado ponto O, chamado centro, a circunferência de raio r é o conjunto de pontos cuja distância até o ponto O é igual a r. Um de seus elementos é a corda, definida como segmento de reta que liga dois pontos pertencentes a uma circunferência. Assim, um diâmetro fica definido como a maior corda que uma circunferência possui, ou como a corda que passa pelo centro dela.


Cordas no interior de uma circunferência

Relação entre cordas

Na imagem a seguir, observe a circunferência c, de raio r e centro O. Nessa figura, construímos duas cordas, o segmento AB e o segmento CD, que se encontram no ponto P.

Nessas circunstâncias, os segmentos formados pelas cordas são proporcionais conforme a igualdade:

AP = CP
DP    BP

Usando a propriedade fundamental das proporções, temos:

AP·BP = CP·DP

Essas igualdades podem ser usadas para encontrar a medida de um dos quatro segmentos de reta definidos pelas cordas da circunferência quando as medidas dos outros três são conhecidas.

Exemplo: Determine o valor de x na imagem abaixo:

Solução: Basta usar uma das igualdades dadas acima para descobrir o valor de x.

AP·BP = CP·DP

8·3 = x·4

24 = x
4      

x = 6

Demonstração da proporcionalidade das cordas

Dada a circunferência c, cortada pelas cordas AB e CD que se cruzam no ponto P, temos a formação de alguns ângulos, como mostra a seguinte imagem:

Observe que construímos também os segmentos AC e BD para formar dois triângulos dentro da circunferência: ACP e BDP. Os ângulos formados no ponto P em destaque na figura são opostos pelo vértice, por isso, suas medidas são iguais.

Os ângulos α e β também são congruentes. Isso acontece porque eles são ângulos inscritos da circunferência e relacionam-se ao mesmo arco.

Como os dois triângulos possuem dois ângulos congruentes, então, essas figuras são semelhantes pelo caso de semelhança ângulo-ângulo. É por esse motivo que os lados desses triângulos são proporcionais.

Publicado por Luiz Paulo Moreira Silva
Sociologia
Sociedade do consumo
Uma sociedade formada principalmente por consumidores pode ter consequências profundas na forma de viver da humanidade. Veja esse e outros aspectos da sociedade do consumo.