Volume dos Gases
O volume é uma das três variáveis de estado dos gases (as outras são a pressão e a temperatura). Todos os gases têm massa, porém eles não possuem forma definida nem volume constante.
O volume de um gás corresponde ao espaço que ele ocupa e isso depende do recipiente no qual ele está contido, pois por maior que seja o recipiente, o gás ocupará totalmente o volume que lhe for oferecido.
Isso se deve ao fato de que os gases são formados por partículas (átomos ou moléculas) que se movimentam velozmente de maneira contínua e desordenada em todas as direções e sentidos. As partículas dos gases continuam o seu movimento linear que só é redirecionado quando elas se chocam umas com as outras ou com as paredes do recipiente.
Devido a esse movimento contínuo, as partículas dos gases não se depositam no solo pela ação da gravidade e, consequentemente, o volume do gás irá coincidir com o próprio volume do recipiente que o contém.
O volume dos gases está diretamente relacionado com a temperatura, pois quando aumentamos a temperatura do sistema, as partículas do gás movimentam-se ainda mais rápido, expandindo-se. Mas, se diminuirmos a temperatura, ocorrerá a contração do gás.
No SI (Sistema Internacional de Unidades), a unidade usada para expressar o volume dos gases é o m3 (metro cúbico). Mas, em Química, também se utiliza muito o litro (L) e o mililitro (mL), quando se trabalha em pequena escala.
Para converter essas unidades, você poderá usar as seguintes relações abaixo: