Acróstico

O acróstico é uma forma de versificação na qual há uma combinação de letras, na vertical, que formam uma palavra ou até uma frase. Comumente ele é utilizado nas letras iniciais, mas pode também aparecer nas últimas letras ou em letras intermediárias. Para fazer um bom acróstico, é necessário escolher qual palavra será camuflada, em qual posição ela ficará e construir um poema que consiga conter as letras em posição necessária.

Leia também: Haicai – poema de origem japonesa e de forma fixa que versa sobre temas do cotidiano

Tipos de acróstico

O acróstico é um ótimo método para inspirar na criação de textos poéticos.

O acróstico pode apresentar diferentes modos de apresentação: nas letras iniciais, nas letras intermediárias, nas letras finais. Partindo dessa classificação, as diferenças entre os tipos são as seguintes.

  • Letras iniciais: quando o acróstico é construído com as letras iniciais, o poema apresenta uma palavra revelada na primeira coluna de letras. As palavras iniciais de cada verso são as responsáveis por produzir tal efeito.

  • Letras intermediárias: quando o acróstico é construído com letras intermediárias, a palavra secreta fica escondida “no meio” do poema, ou seja, está entre as iniciais e finais. Esse tipo pode ser mais camuflado, pois é preciso encontrar qual coluna guarda o acróstico. Nesse caso, o poema deve ser composto “em volta” da palavra secreta.

  • Letras finais: quando é construído com as letras finais, o acróstico apresenta um segredo na coluna das últimas letras. Nesse caso, é necessário atentar às palavras finais dos versos, pois elas possibilitarão o efeito.

Além da classificação anterior, o acróstico pode ser dividido em:

  • linear: o acróstico que apresenta uma linha vertical com o novo segredo;

  • aleatório: o acróstico que apresenta composição transversal ou não está ordenado em linha vertical.

Passo a passo de como se faz um acróstico

Para fazer um bom acróstico, é necessário primeiramente escolher qual será o método utilizado. O autor deve optar por uma construção linear ou aleatória, bem como decidir se o acróstico estará localizado nas letras iniciais, intermediárias ou finais.

Após ter realizado as escolhas formais, a palavra, nome ou frase escondida pode ser colocada em posição que será camuflada no poema. Depois, basta construir a poesia que “guardará” o acróstico. Outras dicas podem ajudar na composição dessa forma de versificação.

  • Escolha um modo de destacar o seu acróstico: seja com uma letra diferente, seja um negrito ou qualquer outra marcação que dê visibilidade ao leitor, sem entregar diretamente a mensagem.

  • Estabeleça uma relação entre acróstico e poema: lembre-se de considerar as relações de sentido entre o acróstico e a mensagem poética. Um acróstico que apresenta uma palavra-chave do conteúdo da poesia cria um efeito estético e semântico que pode enriquecer o texto literário.

Veja também: Literatura de cordel – forma artística que utiliza linguagem simples e cantada pelos repentistas

Exemplos de acróstico

Como visto anteriormente, o acróstico pode assumir diferentes formas para se apresentar nos versos. Abaixo segue uma sequência de exemplos que apresentam diferentes constituições do elemento estético.

Exemplo 1

No exemplo 1, o acróstico revela a palavra “Redação” e os versos apresentam características dela. Nesse modelo, a palavra está em linha linear, mas sua posição está em letras intermediárias. O poema ganha uma forma irregular, devido à linearidade do acróstico. Além disso, o poema destaca com negrito e cor diferente as letras da palavra redação.

Exemplo 2:

Nesse segundo exemplo, o acróstico está escondido em forma aleatória e com letras intermediárias. Percebe-se que, nesse método, há maior necessidade de destacar as letras que compõem a palavra. As letras da palavra redação estão em negrito e com cor diferente das demais letras.

Exemplo 3

No terceiro exemplo, encontra-se o acróstico na linha vertical das iniciais. Toda primeira palavra possui uma das letras da palavra “amor”, enquanto o poema tenta apresentar uma definição lírica para o sentimento.

Exemplo 4

No quarto exemplo, a palavra única do poema é “educação”. Nesse caso, pode-se falar em poesia concreta, pois o poema só tem efeito completo quando visualizado. A palavra educação se forma no meio do poema, com as letras destacadas em vermelho.

E o que é acrônimo?

Acrônimo é uma sigla que consegue ser lida como uma palavra. As siglas são formadas, na maioria das vezes, pelas iniciais das palavras. Essa junção forma um novo elemento linguístico. Algumas siglas não conseguem ser lidas como palavras, devido a diferentes fatores, como uma sequência de consoantes (SPC); em outros casos, elas possuem uma sonoridade semelhante a vocábulos (Enem). O acrônimo é a sigla do segundo caso, ou seja, aquelas que podem ser lidas sem soletração das letras, como: MEC, Pibid, etc.

Publicado por Talliandre Matos
Matemática do Zero
Matemática do Zero | Teorema de Tales
Nessa aula veremos o que é o Teorema de Tales e como resolver exercícios que envolvam esse teorema.